Após nova ofensa a cidade, vereador eleito quer cassar Título de Cidadão Honorário de Curitiba concedido a Gilmar Mendes
Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Após nova ofensa a cidade, vereador eleito quer cassar Título de Cidadão Honorário de Curitiba concedido a Gilmar Mendes

O ministro do STF – Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, parece que está fazendo de tudo para se tornar persona non gratta, em Curitiba. Depois de ter dito que Curitiba tem o “germe do fascismo” por conta da operação Lava-Jato que, segundo ele, seria responsável pela eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República, atacou Curitiba, novamente.

 

“Má-fama” a Curitiba

Desta vez, foi na última segunda-feira (02), durante cerimônia que lhe concedeu Título de Cidadão Honorário de Brasília. Disse o decano do STF que Curitiba adquiriu ”má-fama” por causa da Operação Lava-Jato. O magistrado comparou a Curitiba do passado com a atual, dizendo que, no período da ditadura militar, a capital paranaense sediou importantes eventos que deram origem a avanços para a redemocratização do país. Um exemplo foi um histórico encontro da OAB, em 1978, em que Mendes esteve presente e discutiu-se a criação da Lei da Anistia a presos políticos.

 

Reações indignadas

O boquirroto ministro, naturalmente, gerou reações imediatas com sua afirmação desrespeitosa, ofendendo a uma cidade inteira e a seu povo de forma tão parcial e pejorativa. O senador Sérgio Moro (União-PR) rebateu no Twitter/X que a opinião do magistrado é “irrelevante” e que ninguém se importa com o que ele pensa.

 

“Degradação do Judiciário”

Já o ex-procurador da Lava-Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol foi mais contundente. “Viva a República de Curitiba”, escreveu na rede social X. Dallagnol completou afirmando que Gilmar Mendes “dá má-fama ao STF antes mesmo de ser indicado para a Corte. Dias antes de FHC indicar ele, o jurista Dalmo Dallari, professor da USP, escreveu palavras proféticas na Folha de São Paulo. ‘Gilmar Mendes no Supremo é a degradação do Judiciário Brasileiro‘. Anos depois, Dallari reforçou: ’Eu não avisei? Há algo de errado quando um ministro do Supremo vive na mídia‘“.

 

Anulações de condenações

Enfim, diz a sabedoria, que, quando um notório cidadão de má índole e má conduta fala mal de nós, devemos entender como um elogio. Em resumo, os ataques do magistrado só contribuem para melhorar a reputação de Curitiba. Afinal, quem gostaria de ser elogiado por um magistrado que votou pela anulação da condenação de Lula no caso do triplex do Guarujá alegando “parcialidade” na sentença de Moro? Votou a favor da anulação da condenação de José Dirceu, também, no âmbito da Lava-Jato; soltou a esposa de Sérgio Cabral; suspendeu o inquérito de Beto Richa; blindou Arthur Lira da investigação por desvio de dinheiro e arquivou a investigação de Valdemar da Costa Neto por corrupção?

 

Cassação de Título de Cidadão Honorário de Curitiba

E o mais constrangedor de tudo é que Gilmar Mendes é Cidadão Honorário de Curitiba, desde 2022. Porém, o Título, aprovado pela Câmara da capital naquele ano, pode ser cassado, em 2025. Já tem gente prometendo trabalhar para isso, na Câmara. O vereador eleito Guilherme Kilter, do NOVO, gravou vídeo para as redes sociais prometendo fazer de tudo para cassar o Título. Kilter, de 22 anos, é apadrinhado político de Dallagnol, será o vereador mais jovem da próxima legislatura e foi o segundo mais votado. “Não é bem-vindo”, disse o vereador eleito sobre o ministro do STF. O novato ainda disse para Mendes “lavar a boca ao falar de Curitiba”. E disse que pedirá proposta na Câmara para reconhecer Curitiba como “berço do combate à corrupção”.

 

Vergonha internacional

A reação do vereador eleito foi a altura da ofensa. Se o magistrado imputa ”má-fama“ a Curitiba, talvez, esteja referindo-se à reputação da cidade nos presídios e entre os criminosos e idólatras de corruptos. E o que dizer da “má-fama “do ministro e seus colegas da Suprema Corte, que envergonham o país, internacionalmente, ao serem citados em recente reportagem na revista The Economist? A matéria da revista britânica, publicada em março passado, fala do aumento da corrupção na América Latina, destacando o Brasil e a atuação do STF.

 

“Má-fama” a Brasília

Este título de Cidadão Honorário de Brasília concedido a Mendes deveria envergonhar o parlamento local assim como envergonha o de Curitiba, que o aprovou em 2022. Brasília, que nunca teve “boa-fama” devido à classe política, só tem agravada sua reputação a partir da aprovação deste Título concedido a um sujeito tão inescrupuloso. Que o novo vereador de Curitiba esteja bem acompanhado, na nova legislatura, e obtenha êxito ao cassar o Título de Gilmar Mendes no Poder Legislativo Municipal da capital do Paraná.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress