Alunos das Escolas Municipais Antônio Andrade, Maria Cappellari e alunos atendidos no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais (CADS) Helen Keller receberam óculos por meio do Projeto Boa Visão, edição 2023. A ação visa minimizar os déficits de aprendizagem que possam existir devido às dificuldades visuais, sejam elas preexistentes ou adquiridas.
A iniciativa foi idealizada pelo Rotary Club de Curitiba Oeste, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, por meio do CADS Helen Keller, vinculado à Secretaria de Educação (Semed) sob orientação da Gerência de Educação Especial de Pinhais. A entrega oficial foi realizada no complexo do Caic, localizado no bairro Maria Antonieta.
Presenças ilustres
Na oportunidade, estiveram presentes a prefeita Rosa Maria, a Secretária de Educação Andrea Franceschini; a presidente do Rotary Club Curitiba Oeste Viviane Monteiro Góes; a coordenadora do Cads Hellen Keller, Tammy Balchak; a diretora da Escola Antonio Andrade Simone Kaminski Ramos; a diretora da Escola Maria Cappellari Jhennifer Ferreira; membros do Rotary Club e de instituições parceiras (Hospital de Oftalmologia Barigui, Óticas Carol e representante da Lentes Zeiss), além das crianças beneficiadas pelo projeto e familiares.
O Projeto Boa Visão tem o objetivo de auxiliar na educação de crianças por meio da identificação e tratamento de dificuldades visuais dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “A primeira etapa envolveu a triagem visual das crianças, realizada pelos profissionais do CADS Helen Keller. Na segunda etapa, os alunos nos quais detectou-se possível alteração na triagem foram levados no mês de outubro para o Hospital Barigui de Oftalmologia, em Curitiba. Os médicos atenderam de forma voluntária e o transporte das crianças foi cedido pela Prefeitura de Pinhais”, explica Louize Mari da Rocha, da Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional.