Com a temática: “Importância do trabalho militar para o poder judiciário”, a palestra realizada no Cenforpe e ministrada pela Dra. Paula, Juíza da Comarca de Campina Grande do Sul, reuniu 118 alunos da 3ª turma de soldados do 22º Batalhão.
Na última segunda-feira (29), o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis, recebeu a aula inaugural da 3ª turma de soldados do 22º Batalhão da Polícia Militar do Paraná. A iniciativa, promovida pela PM, faz parte da capacitação dos 118 novos policiais. O curso que tem duração aproximada de nove meses e é dividido entre prático e teórico.
De acordo com o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Maurício César de Moraes, essa iniciativa é fundamental para os futuros PM’s e visa preparar os soldados, provendo informações e conhecimento sobre a importância de cada um dos Poderes e a integração entre eles.
Nossa reportagem conversou com o Tenente Coronel Maurício, confira a entrevista.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Qual a importância da escolha da Dra. Paula para esta aula inaugural?
Tenente Cel. Mauricio: A palestra da Dra. Paula foi escolhida para mostrar a importância da integração entre os Poderes, e o quanto eles podem trabalhar em conjunto, muito embora, muitas vezes, setores da imprensa, tentam pregar o contrário.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Qual a previsão destes soldados estarem formados e aptos irem às ruas?
Tenente Cel. Mauricio: A partir de janeiro de 2016, esta turma de soldados estará apta para estar nas ruas, prestando serviço para uma população de 700 mil pessoas, englobando treze municípios da região metropolitana, os quais compõem o 22 ª Batalhão da Polícia Militar.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Existe previsão de quantos farão parte do policiamento em Pinhais?
Tenente Cel. Mauricio: Destes novos soldados, alguns com certeza serão disponibilizados para atender o município de Pinhais, porém apenas a partir do final de sua formação. Mas, no decorrer deste ano, pode ser que nossa Companhia consiga atender a solicitação da população.
A Gazeta Cidade de Pinhais: Qual a expectativa do Comando da Polícia para com esses novos soldados?
Tenente Cel. Mauricio: A expectativa é de um ótimo ano de trabalho, pois todos estes soldados chegaram a Policia de forma voluntária, eles escolheram a carreira. Aliás, disputaram com muitos outros candidatos, superando-os no processo seletivo extremamente disputado. Certamente, todos estarão se formando no final do ano. Faremos o possível para que estes soldados se sintam bem e integrem a nossa corporação ao final do curso.