Foto: Sergio Pinheiro
O ex-deputado federal está assumindo o lugar do Professor Pedro Alcindo Zaro, que comandou a Secretaria desde 2013
Na última terça-feira, dia 1º de março, Angelo Vanhoni assumiu a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara. O convite feito pelo Prefeito Marquinhos levou em consideração a ampla experiência de Vanhoni na área. O ex-deputado federal presidiu, inclusive, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Brasília, em 2010.
De acordo com o Prefeito Marquinhos, além de contribuir para implementar as ações e projetos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Angelo Vanhoni será uma espécie de “embaixador de Piraquara” no que diz respeito aos interesses da cidade junto ao Governo Federal.
Além de deputado federal, Vanhoni foi vereador de Curitiba, deputado estadual e candidato a prefeito de Curitiba. Participou ainda da elaboração do Sistema Nacional de Cultura e foi o relator do Plano Nacional de Educação, que estabeleceu metas para a área até 2020.
Cultura, Esporte e Lazer em Piraquara
Desde de 2013, quando o Professor Pedro Alcindo Zaro assumiu a Pasta, as áreas de cultura, esporte e lazer passaram por uma grande reformulação e apresentaram grandes avanços. Atualmente, a Secretaria conta com uma sede bem estruturada e atende mais de duas mil pessoas de diversas idades por meio de ações, oficinas, escolinhas e projetos gratuitos. O setor é responsável também pela organização de tradicionais eventos, como o Desfile Cívico, Festival de Música e Mostras de Teatro.
Pedro Zaro deixou o cargo para reassumiu a direção do Colégio Estadual João Batista Vera.
Confira a entrevista com Angelo Vanhoni, que na manhã desta terça, dia 1º, já participou da reunião de secretários com o Prefeito Marquinhos e à tarde foi apresentado a sua equipe.
A Gazeta Metropolitana: Quando aconteceu o convite para o senhor assumir a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara?
Angelo Vanhoni: No ano passado, eu tinha a perspectiva de trabalhar em Brasília, na área da Cultura e Educação, o que acabou não acontecendo. Em 2015, também recebi diversos convites e sondagens de algumas prefeituras, em especial da região sul do Paraná, para atuar na área, pois sempre estive envolvido com políticas públicas estruturantes da cultura. Isso desde o meu mandato de vereador, em Curitiba, passando pela Assembleia Legislativa do Paraná, como deputado estadual, e principalmente nos dois mandatos como deputado federal. E, durante uma conversa, no final de 2015, o Prefeito Marcus Tesserolli comentou sobre a possível saída do Professor Pedro Zaro da Secretaria. Na época, deixamos o assunto pendente. Agora, a possibilidade se tornou real, aceitei o convite do Marquinhos.
A Gazeta Metropolitana: Antes do convite, qual era a sua relação com Piraquara?
Angelo Vanhoni: Já conhecia Piraquara pela proximidade com Curitiba. E, coincidentemente, foi a primeira cidade que eu atendi como deputado federal. Eu tinha assumido em Brasília, fazia só um mês, e me deparei com um conjunto de recursos destinados ao município que estavam com problemas para serem liberados. Na época, procurei o líder do Governo na Câmara dos Deputados e contei um pouco da história da cidade que compõe a Região Metropolitana de Curitiba e possui restrições ambientais em virtude dos mananciais. Falei do rico patrimônio cultural, devido a migração italiana, e sua importância no contexto histórico do Paraná. Então, após minha explanação, ele foi junto comigo na Casa Civil, onde conseguimos liberar os recursos que estão sendo usados para acelerar o desenvolvimento da cidade.
A Gazeta Metropolitana: Qual foi a sua primeira impressão e o que o senhor pretende desenvolver na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara, a partir de agora?
Angelo Vanhoni: Trabalhar na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vai ser um grande desafio. Para minha grata surpresa, já tem muita coisa sendo realizada na cidade no que diz respeito à música, dança, teatro e atividades esportivas nas mais diversas modalidades. Inclusive, Piraquara está inaugurando um espaço belíssimo – o Parque das Águas. Tem também o Teatro Municipal, algo inédito entre as cidades da Região Metropolitana de Curitiba nos últimos dez anos. Sendo assim, quero dar continuidade ao que está sendo feito de bom e explorar de forma consciente todo o potencial que a cidade tem. Isso, junto com a determinação e o talento dos piraquarenses. Queremos levar a cultura para escolas públicas da cidade como parte da formação integral dos nossos alunos, além de apresentar experiências, projetos e ações que já foram bem sucedidas em outros municípios. Hoje conheci os servidores com a qual vou trabalhar. Felizmente, é uma equipe competente que conta com uma boa estrutura. Com certeza, isso vai facilitar o trabalho a ser desenvolvido.
A Gazeta Metropolitana: Por ter sido deputado federal por dois mandatos, o senhor acha que poderá contribuir na aproximação com o Governo Federal?
Angelo Vanhoni: Quero me dedicar muito para dar continuidade ao desenvolvimento da cultura e do esporte no município. Me coloquei a disposição do Prefeito Marquinhos para utilizar o meu bom relacionamento no Congresso Nacional e nos Ministérios para pleitear e trazer os bons programas que o Governo Federal disponibiliza aos municípios do Brasil.