Na lista de projetos que visam a inclusão da pessoa com deficiência, a sala de cinema de Pinhais recebeu a visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A iniciativa faz parte da proposta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
A ideia é proporcionar o contato destes alunos com experiências que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar. E a visita à sala de cinema foi exatamente neste sentido, uma vez que a maioria nunca tinha apreciado a exibição de um filme na telona. “Muitos nunca foram ao cinema, pois as famílias ainda têm dificuldades, como enfrentar o preconceito e os problemas de acessibilidade”, afirma o coordenador de Paradesporto no Município, João Carlos Silveira Caldas.
O coordenador conta que foi possível notar o brilho nos olhos e a curiosidade diante da novidade. “Por isso pretendemos que participem de outras atividades, como peças de teatro e outras apresentações culturais”, complementa.
Além da sessão de filmes, os integrantes do projeto, que vem sendo realizado há dois meses, participaram de aulas de alongamento e exercícios aeróbicos adaptados às necessidades de cada um. “Visamos, principalmente, o aumento da autoestima e a promoção de atividades diferenciadas durante o período que passam no local”, explica João Carlos.
Segundo João Carlos, os resultados já podem ser notados. “Quando iniciamos havia uma resistência por parte da maioria dos alunos, hoje eles e os professores aderiram ao projeto e participam ativamente. Isso é muito satisfatório”, conta o coordenador de Paradesporto.