Foto: Mary Hellen/PMSJP
Desde 2013 a Educação Infantil em São José dos Pinhais tem passado por grandes transformações que envolvem desde a reorganização dos espaços nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) até a visão moderna de educação que coloca a criança como protagonista nesse processo.
Estas transformações não são ao acaso, como explica a Secretária de Educação, Neide Setim. “Desde 2013 o Departamento da Educação Infantil mobilizou-se para estudar a adequação curricular desta etapa da Educação Básica em consonância com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Res.05/2009) e Resolução 02/2008 do Conselho Municipal de Educação deste Município”, conta. “Com muito estudo e trabalho construímos o currículo da Educação Infantil, sempre com o olhar voltado para as crianças e a forma como vivenciam o mundo e constroem conhecimento”.
De acordo com Andrea Bonatto Cardozo, diretora do Departamento de Educação Infantil, as Orientações Curriculares, construídas pela equipe técnica do Departamento em parceria com os profissionais da rede “estão atualmente em fase de revisão ortográfica e execução da arte, para em breve serem impressas e encaminhadas a todos os CMEIs do Município. Estas orientações asseguram aos pequenos, experiências e aprendizagens necessárias ao seu desenvolvimento e, também incumbem ao gestor público e ao Conselho Municipal de Educação, o acompanhamento e promoção de políticas educacionais que articulem a proposta pedagógica municipal com as propostas pedagógicas institucionais dos CMEIs”.
Construção do novo currículo
A partir das orientações nacionais, o Departamento de Educação Infantil adotou um conjunto de ações organizativas facilitadoras do trabalho pedagógico, identificadas como “Experiências Significativas da Primeira Infância”, arranjadas entre os saberes: linguagem oral e escrita, conhecimento matemático, conhecimentos de si e do mundo, linguagens artísticas: artes visuais, música, linguagem corporal.
Tendo em vista estes encaminhamentos, os Centros Municipais de Educação Infantil reorganizam as suas práticas pedagógicas, garantindo os eixos norteadores: interações e brincadeiras. Desse modo, as práticas pedagógicas e a organização dos espaços e ambientes são desenvolvidas com as crianças, por meio do planejamento, denominado “Quadro de Atividades Permanentes” e das “Sequências de Atividades” ou “Projetos” que devem contemplar os diferentes saberes das infâncias.
O novo currículo traz orientações para a rotina em sala de aula, norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Resolução do Conselho Nacional de Educação de nº 05 de 17/12/2009, Pareceres 20 CNE/CEB, de 11 de novembro de 2009.