Prefeitura de Colombo promove 1° Seminário Municipal sobre o Transtorno do Espectro Autista

Prefeitura de Colombo promove 1° Seminário Municipal sobre o Transtorno do Espectro Autista

Transtorno do Espectro Autista
O momento formativo contou com a participação de 10 especialistas, que compartilharam seus conhecimentos e experiências em um dia inteiro de estudos, totalizando 8 horas de aprendizado

A Escola de Gestão Pública, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Associação de Autistas de Colombo e o Centro de Desenvolvimento Infantil Neurokids, promoveu o 1º Seminário de Transtorno do Espectro Autista, no dia 12, sexta-feira, no auditório da Regional do Maracanã.

O momento formativo contou com a participação de 10 especialistas, que compartilharam seus conhecimentos e experiências em um dia inteiro de estudos, totalizando 8 horas de aprendizado.

 

Conscientização

Com o objetivo principal de promover a conscientização da comunidade e incentivar a inclusão e o respeito à diversidade, o seminário abordou diversos aspectos do TEA, como diagnóstico, tratamento, inclusão social e os desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias.

“É o segundo movimento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril. O primeiro foi a Caminhada Pró Autismo – Valorize as capacidades e respeite os limites, que reuniu famílias e amigos comprometidos e sensibilizados com a causa. Estas ações são mais do que gestos simbólicos, são atos de conscientização e inclusão. Ao investir em eventos como esses, a Prefeitura Municipal não só educa a comunidade sobre o autismo, mas também mostra seu compromisso em tornar o município mais inclusivo e acessível para todos”, concluiu a professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública de Colombo.

 

Comemoração

Na oportunidade foi comemorado o aniversário da escola que completou 3 anos na última segunda-feira, dia 08/04. “Esse seminário tem um significado muito especial para a Escola de Gestão Pública porque concretiza o motivo pela qual ela foi sonhada e criada pela gestão Helder Lazarotto. Instituída pela Lei nº 1.571, de 08 de abril de 2021, a Escola de Gestão Pública do Município de Colombo completou nesta semana 3 anos de atuação entendendo que cumpre a cada formação sua missão, viabilizando capacitação, formação, atualização e desenvolvimento dos servidores públicos, proporcionando o crescimento profissional e pessoal, ampliando seu potencial na prestação de serviços e na gestão tanto de pessoas, quanto de resultados. Parabéns a todos que fazem parte desta história”, comemorou Jucilene França, coordenadora administrativa da escola.

Presenças ilustres

Além do prefeito Helder Lazarotto e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, o evento contou com diversas outras presenças ilustres, tais como: Greice Bodziak, procuradora-geral do Município; Dolíria Strapasson, Anderson Prego, Joel Bueno, Osmair Possebam, Nando Silva, vereadores da Câmara Municipal de Colombo, e Kaio Augustus Santos, vereador do Município de Quatro Barras; Luciane Dala Valle, secretária municipal de Educação; Marilda Zanoni, secretária municipal de Saúde; Ademir Garcia, secretário municipal de Governo; Michel Cecon, secretário municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude; Professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública; André Luiz dos Santos, diretor executivo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho; Alexandre Beleza, coordenador Regional CIEE/PR; Grazieli Nicolini de Souza, diretora geral do Centro de Desenvolvimento Infantil NeuroKids; Adriana Mendes, presidente da Associação dos Autistas de Colombo; Jeizila Bueno, Representante da Comissão da Pessoa com Deficiência; Natanael Zarantonelli, diretor geral da LGN Centro de Saúde e Reabilitação; Professora Léa Bittencourt, representante do Projeto Me Representa, professor Claudinei Duarte, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Colombo; Evelin Sedeski, representante do Instituto Olhar Solidário; Dra Ellen Martins Teodoro, representante da Universidade das Assembleias de Deus; Vânia Machado, representante do Núcleo Regional Área Metropolitana Norte; representantes das associações de autistas dos municípios vizinhos: ATERNE – Associação TEA – tecendo Redes para a Neurodiversidade de Piraquara e TEAmo Autista de Campina Grande do Sul.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress