O Programa Justiça no Bairro, parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná e Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária, que leva ações de cidadania para população de maneira gratuita, fará mais uma edição de casamento civil coletivo e também de audiências gratuitas de curatela (tutela de pessoas maiores de idade e que não têm capacidade civil de responder pelos próprios atos).
Interessados em participar do casamento ou das audiências de curatela devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua casa para conseguir mais informações e dar andamento ao processo o quanto antes, para que consigam providenciar toda documentação necessária (o CRAS pode fazer a solicitação de 2ª via da certidão de nascimento para agilizar, porém como o prazo é curto, para cartórios distantes pode não haver tempo hábil).
Casamento Gratuito
O casamento comunitário tem como objetivo proporcionar documentação civil à população que não tem condição de arcar com os custos de uma Certidão de Casamento.
Curatela
A curatela é um instrumento de proteção para aquelas pessoas que não possuem capacidade civil de responder pelos próprios atos, ou seja, quando alguém maior de idade precisa de outra pessoa responsável legalmente por ela. Exemplo: pessoas com algum tipo deficiência mental, viciados ou que possam prejudicar seu próprio sustento.
Endereços dos CRAS
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
CRAS BOQUEIRÃO: Rua Miguel Grabowski, 380 – Passaúna
CRAS CALIFÓRNIA: Rua Beija Flor, 1531 – Capela Velha
CRAS CENTRO: Major Sezino Pereira de Souza, nº 593, Centro
CRAS COSTEIRA: Rua Maranhão, 2939 – Costeira
CRAS FAZENDA VELHA: Endereço: Praça da Bíblia
CRAS INDUSTRIAL: Rua Sabiá, 248 – Industrial
CRAS THOMAZ COELHO: Rua Eduardo Sobânia, 235 – Thomaz Coelho
CRAS TUPY: Rua Jardineira, 357 – Campina da Barra