O parlamento estadual aprovou mais uma iniciativa do Governo voltada à promoção do turismo no estado e com foco na terceira idade. O Paraná+Viagem visa o incentivo ao turismo regional e a inclusão social, ampliando o consumo interno e fomentando a qualificação dos produtos paranaenses, impulsionando a economia de forma integrada, sustentável e responsável. A proposta estava em regime de urgência e foi aprovada nas duas sessões plenárias, uma ordinária e uma extraordinária, realizadas na terça-feira, dia 21.
Projeto Viaja +60
A iniciativa 437/2023 prevê ainda o Projeto Viaja +60, que tem por finalidade promover a inclusão social da pessoa idosa, proporcionando oportunidades de viajar em condições favoráveis e de usufruir os benefícios da atividade turística. “Contribuirá para que o público alvo tenha acesso a todos os benefícios sociais e culturais proporcionados pelo turismo”, diz a justificativa.
A intenção também é ofertar serviços em diversos municípios, contribuindo para a valorização de destinos e atrações turísticas emergentes que possuam baixa ou média demanda.
Regulamentação
Segundo o texto, as regras serão estabelecidas por regulamentação da Secretaria de Estado de Turismo (Setu). O texto avançou na forma de um substitutivo geral. Já a subemenda que condicionava o repasse de recursos do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso à deliberação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PR), não foi acatada, por 30 votos a 10.
O projeto integra um pacote de ações governamentais voltadas para o setor. Os programas Paraná+Eventos e Paraná Turismo+Infra já tramitaram na casa. Outras duas iniciativas que ainda não entraram em pauta e tratam do Paraná+Sinalizado e Paraná Turismo+Seguro.
Segundo o governo, as propostas têm como objetivo ampliar a participação dos 399 municípios no turismo de eventos, modernizar a infraestrutura e vigilância dos espaços públicos e viabilizar o acesso da população vulnerável a espaços turístico.