Na última semana, mães gestantes atendidas pela rede básica de saúde do município participaram de uma atividade especial no Hospital e Maternidade de Pinhais. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), por meio de parceria entre o Departamento de Cultura e a Comissão de Humanização do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e UPA, promoveu uma visita com as mães à Maternidade, contação de histórias e entrega de presentes, além de uma pintura gestacional que será realizada pela artista voluntária Michelle Aparecida Ribeiro.
Pensado em alusão ao Dia das Mães, o evento inicia uma programação do projeto da Semel em parceria com o Hospital e Maternidade para a promoção do acolhimento das mães. “Pensamos em desenvolver essa atividade às futuras mamães ou que terão outros filhos. É um momento de acolhimento, em que elas estão conhecendo toda a maternidade para ganhar o bebê, e a gente traz uma contação de história, livros, para também demonstrar a importância da leitura desde bebê”, comenta a diretora de Cultura, Haline Siroti.
Além disso, foi entregue às gestantes um mimo que as alunas da oficina de costura criativa da Semel produziram. Já a artista Michelle Ribeiro procurou a equipe para realizar o trabalho de pintura na barriga, “para que a mãe pudesse ter esse momento, fotografar, e também guardar os últimos dias da gestação”, aponta Siroti. A pintura será realizada em data combinada entre as mães e Michelle, que reúne fotografias dos trabalhos em suas redes sociais (Instagram @michelle_apribeiro e Facebook).
Importância da visita
Angela Xavier, presidente da Comissão de Humanização do Hospital Municipal e UPA de Pinhais, também destacou a importância da visita das gestantes ao local onde receberão seus bebês. “É importante mostrar o hospital antes da mãe ganhar o bebê para ela se sentir mais acolhida, saber qual é o ambiente que ela está ganhando, conhecer o técnico de enfermagem que faz a amamentação, que ensina ela dar de mamar, que é todo um cuidado que o hospital tem. Para a equipe também é importante porque já vai conhecendo e fortalecendo o vínculo”, afirma.
Conhecer o ambiente
Ketlyn Biguetti espera o terceiro filho, o Arthur, e destaca que conhecer o ambiente e decidir preferências com a equipe hospitalar foi fundamental. “Eu achei bem bacana, desde o começo ficou claro que podemos escolher a cesárea, que é uma lei, e a gente poder conhecer o ambiente faz total diferença, porque a gente sempre chega assim, cheia de dúvidas, sem saber onde a gente vai estar, quem vai atender, e faz diferença”, avaliou.
O momento cultural também sensibilizou o casal Renata Mamczur e Gabriel Doring, que aguardam a chegada de Alice, primeira filha. “É importante conhecer a estrutura do lugar, eles são muito solícitos também, são bem preparados, tiram todas as nossas dúvidas. E eu, como professora, com certeza a questão da contação de história é muito importante, não só para nossa bebê, mas para todos. Então foi bem legal esse momento, bem prazeroso”, disse a mãe e professora da rede municipal.
Para mais informações a respeito do projeto, entre em contato com as equipes de Cultura da Semel pelo telefone (41) 99261-1423. A Equipe da Qualidade do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais atende pelo telefone (41) 2118-6949 Ramal 6914.