Nos dias 01, 02 e 03 de março, o município de Campina Grande do Sul realizou a Pré-Conferência Municipal de Saúde. Os eventos aconteceram nas localidades de Paiol de Baixo, Jardim Paulista e Sede. As pré-conferências tem como objetivo estimular a participação popular, através do controle social no SUS.
É por meio desse instrumento que ocorre a elaboração de propostas e sensibilização das pessoas – principalmente usuários do SUS – para que participem da Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no dia 23 de março, a partir das 12 horas, no Teatro Municipal de Campina Grande do Sul.
Investimentos e participação
O prefeito Bihl Zanetti participou da reunião de encerramento e falou sobre planejamento e investimentos na área da saúde. “Enfrentamos uma desestabilização total no período pós-pandemia do Covid-19 e mesmo assim avançamos com investimentos fortes em exames, estamos adquirindo novas ambulâncias, contratação de médicos, atendimentos de qualidade no Centro de Especialidades Médicas, o investimento no SAMU e no Pronto Atendimento na parceria com Quatro Barras, o que já foi um grande avanço para urgências e emergências, explicou o prefeito.
Bihl ainda disse da importância da população se envolver nas conferências e participar do processo político da cidade. “Parabéns a todos nesse trabalho que envolve usuários do SUS, trabalhadores de saúde, professores, alunos, vereadores, líderes comunitários. É um desafio que ajuda a cidade a manter a qualidade no serviço. E a oportunidade está aberta para que novos líderes participem da gestão pública”, concluiu o prefeito.
Propostas e novo conselho
As Pré-Conferências e a Conferência Municipal são os principais espaços de construção de propostas e aperfeiçoamento do SUS para o município. Esses atos garantem transparência e possibilita o envolvimento da sociedade como um todo nos processos de decisão no que diz respeito à saúde coletiva.
A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada 4 anos e no final do evento será eleito o novo Conselho Municipal de Saúde, com mandato também de 4 anos, que será responsável por acompanhar e deliberar sobre a execução da política pública de saúde em Campina Grande do Sul.