Com apoio da Amep, Secretaria de Cidades terá olhar ampliado sobre as grandes concentrações urbanas

Com apoio da Amep, Secretaria de Cidades terá olhar ampliado sobre as grandes concentrações urbanas

Eduardo Pimentel
Secretário Eduardo Pimentel se reuniu no dia 12 de janeiro com o diretor da Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), Gilson Santos

O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, fez na tarde desta quinta-feira (12) uma primeira reunião de trabalho com o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, e a equipe que cuida dos projetos metropolitanos. Ele conheceu as áreas técnicas da nova autarquia e seus principais desafios, que agora vão envolver todas as regiões metropolitanas, destacando o interesse em colaborar com os objetivos do Governo do Estado.

Eduardo Pimentel percorreu todos os departamentos da autarquia e elogiou o time que vai ajudar a construir e a fortalecer a nova agência em todo o Paraná. “Curitiba e Região Metropolitana já desenvolvem um grande trabalho conjunto, com integração verdadeira, construindo um caminho juntos. Vamos levar os exemplos daqui e utilizar as informações que estão sendo construídas nos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado a outras regiões metropolitanas”, enfatizou o secretário.

Com a Amep, o Estado pretende fortalecer o papel dos grandes conglomerados urbanos. “Vamos estreitar as relações entre a Secretaria e Amep para que as ações possam ocorrer com a melhor sinergia possível. É nosso objetivo ter um alinhamento total das nossas atividades para que elas atinjam seus objetivos com a celeridade que a população deseja e precisa”, destacou.

Por lei, o Paraná conta atualmente com oito regiões metropolitanas: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Apucarana, Campo Mourão, Toledo e Umuarama. A autarquia ajudará na implantação, no Estado, do Estatuto da Metrópole, contribuindo com o desenvolvimento ordenado e sustentável das cidades paranaenses.

Entre as atribuições da agência estão o estabelecimento de metas, planos, programas e projetos de interesse comum entre as cidades; a execução de projetos e obras nesses territórios e a proposição de normas, diretrizes e critérios para compatibilizar os planos diretores dos municípios integrantes das regiões metropolitanas com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

Já o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou: “Estamos começando a trabalhar com essa nova estrutura e o objetivo é ampliar a área de atendimento para todo o Estado o mais rápido possível. Com tempo teremos grandes novidades pela frente, construindo cidades cada vez mais sustentáveis e interconetadas”, complementou Gilson Santos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress