sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pinhais promoveu conscientização sobre a violência contra a mulher

Pinhais promoveu conscientização sobre a violência contra a mulher

Ação realizada por equipes da Secretaria de Assistência Social teve como objetivo chamar a atenção da população para os crimes de violência e os serviços de atendimento à mulher no Município

No dia 22 de julho, sexta-feira, em virtude do Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, a Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial e do Centro de Referência Maria da Penha, realizou uma atividade de conscientização sobre os crimes de violência contra a mulher no semáforo da Avenida Camilo di Léllis com a Avenida Ayrton Senna, no centro de Pinhais.

Além de divulgar os serviços de atendimento do Município, o objetivo também foi chamar a atenção para este tema com panfletagem e exibição de faixas da campanha. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, também participaram da ação.

“Foi uma mobilização importante, muitas pessoas foram abordadas, conscientizadas, pois é necessário que toda a sociedade civil organizada se mobilize para esse combate que ainda é um mal tão grande na nossa sociedade. Pinhais segue firme no combate à violência contra a mulher”, comentou a prefeita.

Segundo o informativo entregue à população na atividade, a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, além de representar uma grande conquista das mulheres, transformou-se na principal ferramenta de enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres no Brasil. Ela oferece mecanismos legais para ajudar as mulheres a saírem da situação de violência.

Cronômetro da violência

Segundo dados da 11ª edição do anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil e a cada duas horas, uma mulher é assassinada. São 503 mulheres agredidas a cada hora, segundo pesquisa Datafolha/FESP, realizada em 2017. A cada dois minutos, cinco mulheres sofrem espancamento, segundo dados da pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Públicos e Privados, realizada por FPA/SESC em 2010.

Serviço

O Centro de Referência Maria da Penha, juntamente com o Creas, realiza atendimento social, jurídico, psicológico e todo o apoio à mulher, assim como encaminhamentos e orientações necessárias.
Centro de Referência Maria da Penha: (41) 99226-0692. R. 21 de Abril, 321, Centro. E-mail: mariadapenha@pinhais.pr.gov.br

Creas: (41) 99228-2982. R. Sete de Setembro 205- Centro – Pinhais/PR. E-mail: creas@pinhais.pr.gov.br

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress