Presidente da Câmara elogia “Operação Bike”, de combate a assaltos a ciclistas em Pinhais

Presidente da Câmara elogia “Operação Bike”, de combate a assaltos a ciclistas em Pinhais

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 25/05/2021

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), ressalta a operação da Guarda Municipal iniciada para prevenção a assaltos a ciclistas que circulam pela cidade, a “Operação Bike”. A ação ocorre aos finais de semana em locais onde há maior circulação de ciclistas, em especial, nos trechos das Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, como na região da Estrada da Graciosa, e na Rodovia João Leopoldo Jacomel, próximo ao Parque das Águas. Recentemente, várias ocorrências de assaltos foram registradas nestes pontos por ciclistas e a GM intensificou os trabalhos para combater a situação. “Neste último domingo, dia 23, mais uma ação foi realizada. As equipes da Guarda iniciaram a operação às 5 horas da manhã. O uso de viaturas e motos, além de uma unidade móvel, foi empregado. Já faz três semanas que a operação está sendo realizada na Estrada Graciosa e na Rodovia João Leopoldo Jacomel, além da Avenida Ayrton Senna. Ficamos contentes em saber que a operação está gerando resultados, pois, desde que iniciou, não foram mais registradas ocorrências. Felizmente, temos uma Guarda muito competente, que atua em conjunto com as polícias. Em Pinhais, segurança pública é levada a sério. Não podemos deixar que a criminalidade se sinta segura em nosso município. É importante lembrar que em caso de qualquer ocorrência, a vítima deve sempre fazer um Boletim de Ocorrência, a fim de deixar a Guarda e as polícias cientes do que está acontecendo e, assim, possam melhor atuar para combater a criminalidade”, reforça.

Carlinhos do Eliza sugere enquete com pais para decidir volta às aulas presenciais

Vereador Carlinhos
Vereador Carlinhos

O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) comentou sobre a volta às aulas presenciais, ressaltando que o melhor é realizar uma enquete com pais ou responsáveis dos alunos a fim de verificar qual a vontade da maioria. “Sobre a volta às aulas, é difícil estabelecer qual o melhor a fazer. Pois, por um lado, as crianças estão sendo prejudicadas ao estudar em casa. A qualidade do ensino não é a mesma de forma online. E mesmo os pais, muitas vezes, não têm tempo, muita paciência ou habilidade em ajudar os filhos no ensino. Os professores são mais preparados para isso. Muitos pais também estão tendo de deixar os filhos com vizinhos, avós, pagando funcionários para ficar com as crianças enquanto trabalham o dia todo. Mas, também, não se pode descuidar do risco de infecções. Uma sala de aula com 30 alunos, se tem um infectado, pode transmitir a vários outros alunos, e estes levam o vírus para casa, contaminando pais, avós e outros. É muito complicado. Creio que não existe certo ou errado. Acredito que o melhor a fazer é uma enquete pela prefeitura a fim de averiguar qual a vontade da maioria dos pais, se preferem a volta às aulas presenciais ou não”, sugeriu.
Nas Explicações Pessoais, Carlinhos informou que a prefeitura já fez enquete com os pais dos alunos e 60% deles optaram pela volta às aulas presenciais. “Conversei com a secretária de Educação e esta me explicou que não será obrigatória a volta às aulas presenciais. Só irão voltar às aulas presenciais aqueles alunos cujos pais autorizarem. Os demais poderão ficar estudando em casa, de forma online. Os professores estão sendo quase vacinados. Deve haver coerência. Os professores que não quiserem voltar a dar aulas presenciais também não serão obrigados”, informou.

Joãozinho expressa indignação com mau atendimento de serviço terceirizado de coleta de resíduos

Vereador Joãozinho Ribeiro
Vereador Joãozinho Ribeiro

O vereador Joãozinho Ribeiro lamentou na tribuna o mau atendimento de uma empresa terceirizada do município que faz a coleta de resíduos, localizada na Avenida Paraná. “Um munícipe me solicitou ajuda para conseguir o recolhimento pela prefeitura de resíduos retirados de uma reforma no teto de isopor de sua residência. Ele ligou para a prefeitura e esta lhe informou que não faria a coleta, que ele teria de levar o material ao transbordo, localizado na Avenida Paraná. Chegando lá, não quiseram receber o material, uma empresa terceirizada responsável por esse tipo de coleta. Então, ele me procurou. Falei com a secretária Rosana, do Meio Ambiente e esta resolveu o problema. É um absurdo o que certas empresas terceirizadas vêm fazendo em Pinhais. Se o problema não fosse resolvido, iria chamar a polícia, pois, segundo a Lei Orgânica do Município, é de responsabilidade do município prover a limpeza de logradouros, ruas, e efetuar a coleta de lixo domiciliar e de outros resíduos, conforme o artigo 6º, inciso VII, da lei. Sou vereador e estava no meu exercício da função de fiscalizador da gestão e tenho a prerrogativa de fazer valer a lei no município”, indignou-se.

Binga ressalta que reforma em cemitério é para o bem da comunidade, independente de questões políticas

Vereador Binga
Vereador Binga

O vereador Binga (Cidadania) salientou ao discursar que sempre foi um grande defensor da Guarda Municipal, exaltando a importância do efetivo para a cidade e o trabalho valoroso que desempenha, bem como defendendo melhores salários e rendimentos aos guardas. “Todos nós, aqui, gostaríamos de melhores salários e de um bom plano de carreira para a Guarda Municipal, com quinquênio e tudo mais. O problema é que estamos numa fase nada boa no país em termos econômicos para aprovar um plano de carreira melhor. Infelizmente, a realidade no momento não é favorável enquanto não sairmos dessa crise econômica no país, que afeta a arrecadação dos municípios”, avaliou.

Sobre a necessidade de reforma no cemitério, o parlamentar lembrou do quanto lutou, junto com outros vereadores no passado, para que o município ganhasse um cemitério. “ Foi uma briga nossa, minha, do Polaco do Pérola, do ex-vereador Zezinho, do ex-vereador Tiéco. Não tínhamos cemitério em Pinhais, era um caos. Houve uma vez que atendi uma família que estava velando um corpo há quatro dias, atendendo a pedido do saudoso deputado Ricardo Chab. Pedi ajuda ao então prefeito Luiz Cassiano, que abriu as portas para mim. Foi uma luta, mas conseguimos que ele fizesse um cemitério. No ano passado, já fiz requerimento pedindo melhorias no cemitério, pois, está chovendo lá dentro. Não importa quem foi o prefeito a fazer a obra, o que interessa é o bem da coletividade”, considerou.

Volta às aulas presenciais

Quanto a volta às aulas, Binga acredita que a Secretaria Municipal de Educação tem competência e responsabilidade o suficiente para encaminhar a volta gradual às aulas de forma bastante segura em relação às medidas de prevenção à Covid-19. “Sempre tivemos ótimas secretárias de Educação. Já tivemos a Rosa Maria, atual vice-prefeita, como secretária de Educação. A atual secretária também, a Andréa Franceschini, é muito competente e de bom senso. Creio que nada será feito de modo inconsequente, sem os devidos cuidados quanto às medidas sanitárias”, ponderou.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress