O Dia do Rio foi o destaque da semana salientado pelo Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PSD).
Segundo o parlamentar, a preservação dos rios de Pinhais tem sido a marca da gestão municipal a partir de constante limpeza, e da construção de parques lineares em suas margens, preservando a mata ciliar e gerando locais de entretenimento e de prática de esportes. O Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, foi lembrado no município, neste ano, a partir do plantio de 30 mudas de árvores frutíferas no Parque Linear do Atuba, no bairro Emiliano Perneta. “Esta já é uma ação tradicional em todos os anos, nesta data, que não poderia passar em branco neste ano, mesmo sem a presença das crianças, alunos das escolas municipais, por causa da pandemia. A prefeita e a vice-prefeita, juntamente com a Secretária de Meio Ambiente Rosana, participaram da ação, fazendo o plantio, além dos servidores. Aliás, a administração realiza periodicamente o plantio de árvores dentro do programa Reflorescer em Pinhais. Nos últimos anos, foram mais de 4 mil árvores plantadas em todo município. Além de tornar nossa cidade ainda mais bela, o plantio de mudas reconstituiu a mata ciliar com árvores frutíferas que, daqui a uns anos, poderão ser consumidas pela nossa população”, observa o Presidente do Legislativo Municipal.
Vinícius da Cruz solicita a vereadores que defendam os rios e mananciais do município a partir de 2021
Durante a sessão em plenário da terça-feira (24/11), o Vereador Vinícius da Cruz destacou na tribuna o término deste mandato, lembrando que, em 2021, não estará mais na Casa, por ter optado por uma candidatura a Prefeito do município, ao invés de buscar a reeleição no Poder Legislativo. “Final do ano chegando e, nós, os que não voltarão em 2021, já nos preparamos para limpar nosso gabinete e darmos chance para outros que chegam em nosso lugar. Só temos que torcer por esta Casa, por aqueles que estão voltando e pelos novos, bem como por aqueles que se reelegeram. Meu desejo é de que todos façam um excelente mandato”, desejou.
Dia do Rio virou lei nacional
Vinícius salientou que deixará a Casa com muita alegria, lembrando de importantes projetos aprovados de sua autoria e que foram elaborados após ouvir o povo. “Um destes projetos, por exemplo, é o que instituiu o Dia do Rio, aprovado em 11 de novembro de 1993, em Piraquara, antes da emancipação. Após a emancipação, apresentei o mesmo projeto em Pinhais, tendo sido também aprovado. Depois, o então presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o saudoso Deputado Estadual Anybal Khury apresentou o mesmo projeto a nível estadual, transformando-o em lei estadual. E a nível nacional, quem fez o trabalha de apresentar um projeto de lei federal foi o saudoso Luciano Pizzato, levando à criação do Dia Nacional do Rio. Enfim, virou lei nacional uma semente plantada por este humilde vereador, que ouviu o saudoso ambientalista Jorge Grando, que foi secretário do nosso município, aliás, um grande secretário e que representou nossos país no Japão a partir desse projeto. O Jorge, um ambientalista muito ativo, era uma pessoa simples, humilde, mas, muito inteligente. Vários secretários paravam para ouvi-lo e, infelizmente, ele teve um fim tão trágico. Lutava pela preservação do nosso meio ambiente com unhas e dentes, comprando diversas brigas em defesa dos nossos rios. Peço aos vereadores que iniciam um novo mandato em 2021 que, como representantes do povo, cuidem dos nossos rios. Temos que cuidar dos nossos mananciais, da nossa água, inclusive, pensando na questão do abastecimento, também, que necessita de investimentos”, pediu.
Arnaldo do Vizinho Solidário pede à população que não retire recipientes instalados para controle da Dengue
O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) esclareceu na tribuna sobre o trabalho fundamental que a Secretaria Municipal de Saúde deu início para o combate à Dengue. Trata-se da instalação de pequenos potes em diversos pontos do município, a exemplo de árvores, para controle e monitoramento da Dengue pela Vigilância Ambiental. “Alguns moradores me procuraram perguntando se poderiam retirar os potinhos das árvores. Então, uso esta tribuna para levar ao público em geral a informação sobre o trabalho de combate à Dengue iniciado pela Secretaria. Assim, pedimos à população que não retirem esses potinhos de coleta, pois não causam dano algum a árvore e vão auxiliar no controle e monitoramento da dengue no município. Vamos deixá-los, lá, porque isso é muito importante. O verão está chegando e a tendência é de crescimento dos focos de dengue deixados pelo mosquito no município. Esse trabalho da Vigilância Ambiental será fundamental”, esclareceu.
Investimentos em fibra ótica no município
Outro assunto abordado foi sobre o terceiro projeto de lei aprovado na Casa durante esta sessão em plenário, que trata da autorização para investimentos em ampliação da rede de fibra ótica no município. “O município está para implantar a muralha digital e, para isso, precisa ampliar e investir na rede de fibra ótica, para uma transmissão de dados mais rápida e de mais qualidade. Além de serviços de internet de mais alta velocidade, a ampliação da rede de fibra ótica deverá auxiliar o controle e monitoramento das câmeras de vigilância que estão sendo implantadas no município para detecção das placas de veículos. Um projeto muito importante este que votamos hoje, aqui”, explanou.
Revitalização da Praça da Creche Vó Margarida
O vereador parabenizou a Prefeita Marli Paulino e a Secretaria Municipal de Obras pelo excelente trabalho que têm feito, destacando a revitalização da Praça da Creche Vó Margarida. “Estive lá e vi como ficou ótima a revitalização da praça. Os alambrados foram trocados, a quadra de esporte e a cancha de areia receberam reformas, enfim, a praça toda foi revitalizada. Ficou muito bonita. Parabéns à Prefeita Marli e à Secretaria de Obras que trabalham, incansavelmente por todo o município, a partir de muitas obras que beneficiam a toda a população”, elogiou.