Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), realizou diversas ações para garantir a continuidade da coleta de resíduos, serviço considerado essencial.
Neste mês de agosto foi liberado o pagamento de auxílio emergencial dos catadores em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e, por meio de recursos obtidos do Fundo Municipal de Saneamento Básico Ambiental, foi disponibilizado o pagamento de duas parcelas de auxílio emergencial no valor de R$ 1.039,00 cada, para 48 associados cadastrados ativos nas associações de catadores assistidos pela secretaria, conforme Resolução nº 02/2020 – COMUMAS.
Além disto, foram entregues quatro cestas básicas para cada associado através da SEMMA e de parcerias com Secretaria de Assistência Social e Instituto Lixo e Cidadania, sendo a quarta sexta a ser entregue agora no mês de agosto.
Visando a segurança e proteção dos agentes ambientais que realizam a triagem dos recicláveis nas associações de catadores apoiadas pelo município, foram adotados os seguintes procedimentos:
– Comunicado sobre procedimentos preventivos: informando que o município decretou situação de emergência, orientações contidas no Decreto 3728/2020, leitura de recomendações gerais sobre Covid-19 e tomada de decisão da associação pela continuidade ou não das operações;
– Distribuição de EPIs e produtos de higiene: máscaras, luvas, sabão líquido, sacos verdes, colete/avental (uniforme para troca);
– Higienização e desinfecção dos barracões: para controle de vetores e assepsia do local (dedetização, desratização, desinfecção), bem como orientações de procedimentos de armazenagem de resíduos e limpeza;
– Implementação de quarentena para os materiais recicláveis: os materiais são armazenados em baias no Parque São José por no mínimo 48 horas antes de serem entregues para as associações, a fim de evitar possíveis contatos dos associados com material contaminado.