A iniciativa intitulada “Cores do Atuba” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e a empresa Tintas Sul
Os muros que estão de frente para o Parque Linear Atuba começaram a receber cores, num projeto que trará mais alegria a esta região, tanto aos moradores quanto para aqueles que passam pelo local. Ao todo, serão contempladas 12 quadras ao longo da via, o que representa aproximadamente 1 km, trecho este que também receberá calçadas, pavimentação e luminárias. Denominado “Cores do Atuba”, o projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e a empresa Tintas Sul.
Há alguns anos, a antiga Vila União, no bairro Emiliano Perneta, tinha centenas de moradores que residiam em condições de risco às margens do Rio Atuba. Graças a um projeto envolvendo os governos federal, estadual e municipal, cerca de 600 famílias que viviam no local, foram realocadas a partir de 2014, para casas populares em outro bairro do município, as Moradias Jerivá. As casas deram lugar ao Parque Linear Atuba, que vai do bairro Estância Pinhais ao Emiliano Perneta, e que segue em fase de execução.
O projeto do parque, além da recomposição da mata ciliar, prevê a construção de ciclovia, cancha de areia, pequena área de lazer, quadra poliesportiva, pista de skate e playground. Todas estas opções e definição de posicionamentos no local estão sendo definidas em conjunto com a comunidade da Vila União. Além disso, com o Cores do Atuba, os muros das casas que estão de frente para o parque serão pintados pelos próprios moradores e a prefeitura fará a construção de calçadas, pavimentação e a instalação de luminárias. No momento, a Secretaria de Obras Públicas já fez o reboco e as pinturas já tiveram início, com previsão de término para o mês de junho.
O envolvimento da comunidade com a causa foi ressaltado pelo presidente da Associação de Moradores Nova Vila União, Amarildo Amaral, durante reunião realizada no mês de fevereiro para apresentação do projeto. “O projeto vem para beneficiar a comunidade, valoriza e traz desenvolvimento. Para nós é satisfatório quando o poder público contribui e valoriza o cidadão, somos gratos pelo que será realizado. Saímos dessa reunião com o sentimento de ser humano e munícipe valorizado e de pessoas inseridas dentro desta política da cidade”, disse.
A arquiteta da Semur, Ana Paula Baptistello Labbé Dvolatka, ressalta que este é um projeto urbano social que tem o propósito de requalificar aproximadamente 1 km de muros. “Eles foram degradados devido à realocação de aproximadamente 600 famílias que estavam nesta área de preservação permanente. O projeto foi inspirado na Vila Arco-Íris, em Kampung Pelangi, na Indonésia. O objetivo é, através da recuperação com cores vibrantes e coloridas, criar um ambiente alegre e agradável. A participação voluntária dos moradores é de extrema importância para que os mesmos se sintam pertencentes a todo o projeto”, declara.
Parque Linear
O Parque Linear do Atuba é uma área que inicia na Avenida Ayrton Senna, no bairro Estância Pinhais, e vai até a Rua Apucarana, no bairro Emiliano Perneta. O projeto contribuiu para a preservação ambiental com a recuperação da vegetação, cria espaço para a prática esportiva, de lazer e de recreação e está sendo executado em duas etapas. A primeira, no bairro Estância Pinhais, já foi concluída no ano passado. A segunda etapa compreende o trecho entre a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel até a Rua Apucarana e tem uma extensão de aproximadamente 2 km.