Escrito em por

Câmara de Piraquara aprova as contas do ex-prefeito Gil Lorusso

Na sessão do dia 2 de novembro, terça-feira, a Câmara de Piraquara aprovou as contas do ex-prefeito Gil Lorusso, relativas aos anos de 1999 e 2.000.

WSC_1396A primeira votação, referente ao exercício de 1.999, contou com 12 votos favoráveis e um voto nulo. Já as contas do ano 2.000 foram aprovadas por unanimidade. As contas haviam recebido parecer desfavorável por parte do Tribunal de Contas do Estado. No entanto, de acordo com os parlamentares, justifica-se a aprovação pelo fato de que o valor, em questão, além de ser muito pequeno, pouco mais de R$ 400,00, consta ainda que o erro foi gerado por parte do Banco do Brasil. Segundo os vereadores, Gil Lorusso do Nascimento faz parte da história do Municípío. Em sua gestão, Piraquara obteve um significativo progresso, com a instalação de muitas empresas. O ex-prefeito inaugurou o único Ginásio Poliesportivo da cidade, construiu muitas creches e escolas, além de asfaltar importantes rodovias.
De acordo com o 1º Secretario da Casa, Professor Josimar, se trata de uma questão de justiça, pois Lorusso exerceu um grande mandato, trazendo grandes avanços para a cidade. “Através de sua gestão, que trouxe várias obras importantes, Gil Lorusso deixou sua marca na história de Piraquara”, ressaltou Josimar.
O 1º Secretário parabenizou ainda o Presidente da Casa, Erondi Lopes, e todos os vereadores pela aprovação das contas do ex-prefeito. “Todos nós conhecemos Lorusso e sua família, e reconhecemos os serviços prestados por ele à comunidade piraquarense. A partir de hoje, Gil Lorusso pode ter o sono dos justos”, conclui Josimar.

Novos pontos de Táxi para Piraquara
Na sessão do dia 2 foi aprovada também a lei 092\2014, que permite a instalação de novos pontos de Taxi em Piraquara. Proposta pelo vereador Mamede, a lei foi aprovada em segunda discussão e votação. Segundo os vereadores, a ampliação do número de pontos, assim como a colocação de coberturas nos pontos já existentes na cidade, são necessidades urgentes. De acordo com os parlamentares, muitos pontos estão precários, não oferecendo as mínimas condições de trabalho aos profissionais, bem como aos usuários do serviço, que precisam aguardar a chegada de um Taxi, muitas vezes, sob chuva, ou sol forte. Enfim, sem nenhum conforto.

Posto de Saúde
Outro assunto muito comentado durante os trabalhos da Casa, e que deixou os parlamentares bem descontentes, foi o caso ocorrido com o vereador Eugênio Huller, que, ao tentar ajudar um munícipe, foi desrespeitado pela atendente do Posto de Saúde.

Josimar Fróes ressalta a aprovação das contas do ex-prefeito Gil Lorusso

IMG_4630 pbO vereador Josimar Fróes (PDT), em seu discurso, falou sobre a importância da sessão do dia 2 de dezembro. “Hoje tivemos a grande responsabilidade de aprovar as contas de um ex-prefeito, que exerceu seu mandato de 1996 a 2000. Em sua gestão foram construidas estradas, pontes, creches, escolas. Estou falando de Gil Lorusso, um gestor que cumpriu o seu papel, e agora faz parte da história deste município. Porém, por um valor muito pequeno, apenas R$ 436,34, teve parecer desfavorável pelo Tribunal de Contas do Estado. E tudo por causa de um lançamento indevido feito pelo Banco do Brasil. Mas, hoje, esta Casa está reconhecendo um erro do passado e fazendo justiça ao excelente trabalho prestado por Gil Lorusso em prol de nosso município. Quero deixar meu abraço e dizer que a partir de hoje o Gil pode dormir o sono dos justos”, registrou
Professor Josimar Fróes aproveitou a oportunidade para parabenizar a presidência da Casa, bem como os membros da Comissão, que brilhantemente conduziram os trabalhos e trouxeram as contas para a apreciação dos demais vereadores. O 1º Secretário parabenizou ainda a todos os vereadores pela aprovação das contas do ex-prefeito. “Com esse gesto, todos os atuais vereadores deixam sua marca na história de Piraquara”, conclui Josimar Fróes.

Vereador Rock comemora a votação e aprovação das contas de Gil Lorusso

IMG_6369O vereador Rock (DEM) agradeceu ao Presidente da Câmara, Erondi Lopes, por ter colocado em votação as contas do ex-prefeito Gil Lorusso do Nascimento, e que se sente honrado em fazer parte desta corajosa gestão, que traz a conhecimento público as contas das administrações anteriores do município. “Como relator não foi dificil dar parecer favorável à aprovação das contas do Gil e fazer justiça a um grande carater, que com um orçamento ínfimo, à época, conseguiu realizar obras históricas para nosso município, como a rua Pastor Adolfo Weidman e Herbert Trapp, que liga Pinhais a Piraquara, via Guarituba. São 7,3 km de asfalto de altíssima qualidade, com uma camada de mais de dez centímetros. Outros exemplos são as Rua das Laranjeiras e Avenida das Palmeiras, no bairro Santa Mônica, asfalto com uma exelente base e drenagem, que quase não sofreu qualquer reparo ao longo do tempo, com exceção apenas onde a SANEPAR executou cortes para a implantação de Rede de Esgoto, entre outras dezenas de obras”, enumerou Rock.

LOA
Rock lamentou o fato de que nenhuma das Emendas apresentadas à LOA tenha sido aprovada pelas Comissões internas da Câmara. Ele disse também que é o vereador quem está no dia a dia junto à comunidade ouvindo as necessidades de cada bairro. “É muito triste que não tenhamos reuniões entre Legislativo e Executivo para tratar da elaboração da LDO e LOA, bem como audiências públicas para discutirmos as prioridades apontadas pela maioria. Se estas reuniões fossem realizadas, não precisaríamos apresentar Emendas ao orçamento, e evitaríamos, assim, alguns constrangimentos. “Mesmo fazendo parte da base aliada, isto me causa desconforto”. Isso entristece também a população que aguardava ansiosa pela realização destas obras, e com toda razão espera que o vereador consiga de alguma forma resolver alguns problemas do cotidiano. Rock aproveitou para fazer um apelo ao Prefeito Marquinhos. “Espero que nas próximas LDO e LOA os vereadores sejam convidados, pois o nosso objetivo é apenas contribuir com o crescimento de nosso município, sempre baseado no anseio da população’, argumentou.

Eventos
No último dia 23(domingo) aconteceu a 9ª Caminhada Internacional da Natureza, onde mais de 700 participantes caminharam os cerca de 12 km e puderam vislumbrar e desfrutar das belezas naturais do entorno das represas Piraquara 2 e Piraquara 1. Para Rock, o evento foi um sucesso. “Foi uma honra participar deste evento, em especial fazendo parte da equipe de organizadores”, disse.
Rock ressaltou ainda que no dia 30, também com muito êxito, aconteceu a 3ª Pedalada Internacional, que contou com mais de 200 participantes, realizando um percurso de aproximadamente 25 km, entre estradas rurais e trilhas. “Parabéns à Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela iniciativa. Eventos assim, com certeza, contribuem muito para a divulgação dos pontos turísticos e das belezas naturais de Piraquara”, afirmou.

José Machado afirma que Gil Lorusso foi um grande prefeito

josé machadoJosé Machado (DEM) agradeceu a todos os vereadores pela aprovação das contas de Gil Lorusso, seu “pai político”. “Quero lembrar que, durante sua gestão, Gil Lorusso proporcionou um enorme avanço para Piraquara, pois, além de asfalto, construção do ginásio de esportes, dentre outras obras, foi Lorusso quem trouxe varias indústrias para o município, o que gerou muitos empregos e receita para a cidade. Não seria justo ter esta mancha em seu nome por um valor tão insignificante, ocorrido por um erro do Banco do Brasil. Sem dúvida, este grande homem merece a nossa aprovação. Ele deixou em sua passagem pela Prefeitura um grande legado. Todos nós, vereadores, aprendemos muito com ele, e só temos que agradecer por tudo que fez por Piraquara”, contou Machado.

Linha de ônibus
Machado lembrou que ele e os vereadores Ernani Winter, Pastor Valdeci, Eugênio Huller Huller, além do responsável da empresa Viação Piraquara, seu Everaldo, fizeram o pedido para que seja criada uma nova linha de ônibus, Piraquara\São José dos Pinhais. “Há mais de um ano protocolamos este pedido junto a URBS. No entanto, a resposta foi que para implantar esta linha se faz necessário a ampliação do Terminal de ônibus do município. O que não quer dizer que deixamos de lutar por ela, pois esta linha vai facilitar muito a vida de nossos munícipes que precisam se deslocar até o município vizinho”, finaliza Machado.

Não vou admitir mau atendimento em Posto de Saúde, diz Huller

eugenioO vereador Eugênio Huller (PHS), muito chateado, lamentou o mau atendimento dispensado a um munícipe que entrou em contato com ele, via celular, pedindo sua intervenção para que a ambulância do município atendesse seu pai. Segundo Huller, a atendente Rosa o desrespeitou e, ainda, disse o seguinte. “No meu serviço nenhum vereador se mete, porque de saúde sou eu quem entende. O serviço do vereador é por nome em rua e tapar buracos. E já que o vereador está cobrando tanto de mim, que leve o doente”.
Devido às declarações da atendente Rosa, Huller pediu à secretária de Saúde e ao Prefeito Marquinhos que tomem as providências. “Não admito que uma pessoa despreparada, sem competência, esteja no Posto de Saúde para atender o povo. Se com o vereador ela se expressa deste jeito, imagino como deve ser o atendimento à população. Ela é funcionária pública, recebe para atender com qualidade. Por isso, vou iniciar um processo administrativo. Caso não obtenha resultado, farei uma denúncia ao Ministério Pública, pois quem não tem competência, não pode ficar responsável por atender a população”, desabafou Huller.
Segundo Huller, além do desrespeito, a servidora ainda se recusou a fazer o envio de uma ambulância para atender ao paciente que não tinha condições de se locomover até o Posto para receber os devidos cuidados médicos.

Contas de Gil Lorusso
Quanto as contas do ex-prefeito Gil Lorusso, Huller disse não ter palavras para discrever a situação, já que se trata de uma pendência de pouco mais de R$ 400,00. E o pior, segundo o vereador, é que o parecer do Tribunal de Contas do Estado foi desfavorável devido a um erro cometido pela agência do Banco do Brasil. “Lorusso fez uma gestão brilhante em Piraquara, e agora pode andar de cabeça erguida. Sito, por exemplo, obras realizadas na Avenida das Palmeiras, no Santa Mônica, Rua Elvira Lorusso da Nascimento, e tantas outras que o desbravador Gil realizou em seu mandato”, destacou Eugênio.

Para Winter, o Ginásio Poliesportivo de Piraquara é apenas um dos grandes legados de Gil Lorusso

 

ernaniEm seu pronunciamento, Ernani Winter (PDT) disse que não poderia deixar de manifestar sua opinião em relação a Gil Lorusso, um grande político e um grande homem, que resolvia os problemas da cidade com sabedoria e muita tranqüilidade. “Como defensor dos esportes em Piraquara, faço, aqui, um agradecimento especial ao ex-prefeito, que em 90 noventa dias construiu o Ginásio Doutor Gilberto Alves do Nascimento, conhecido como Poliesportivo. O único ginásio da cidade, até hoje. Na ocasião, Piraquara sediava uma fase dos Jogos Regionais Escolares do Paraná, e não tinha um ginásio apropriado para receber uma competição de tamanha importância. Porém, Gil Lorusso, com agilidade e competência, construiu o Poliesportivo em caráter emergencial e realizou os jogos em nosso município”, lembrou Ernani.

Câmara está fazendo justiça
Segundo Winter, a aprovação das contas de Lorusso faz justiça a este grande prefeito. “Quero externar meu grande abraço e dizer que muitos de nós, políticos desta cidade, aprendemos política com Gil Lorusso. Parabenizo o ex-prefeito não apenas pela aprovação das contas de sua administração, mas também por sua excelente gestão à frente da Prefeitura de Piraquara. “Gil Lorusso deixou um legado incontestável, com obras que até hoje são notórias para todos nós piraquarenses”, ressaltou Ernani.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)