sexta-feira, 26 de abril de 2024
Sessão Plenária de Pinhais 17/03/15

Sessão Plenária de Pinhais 17/03/15

Passarinho pede cobertura de ponto de táxi e instalação de rotatória

vereador passarinhoO Vereador Airton Passarinho (PSC) comentou, na tribuna, sobre a Lei Municipal 275/98, que regulamenta os pontos de táxi, em referência ao seu requerimento à Prefeitura. “Fiz um requerimento solicitando a cobertura do ponto de táxi número 20, próximo ao Millenium, pois, ainda está descoberto. Creio que serei atendido em breve, como costuma acontecer quando solicito atendimento ao Executivo”, informou.

Outro requerimento mencionado na tribuna, feito pelo Vereador em 18 de novembro de 2014, é referente à instalação de rotatória na Avenida Miguel Ostrufka com a Rua Cambará. “Aproveitando a presença do Secretário de Governo Lukala, lembro também de mais esse requerimento meu feito à Prefeitura”, informou.

 

Título de Cidadã Honorária 

O Título de Cidadã Honorária de Pinhais, concedido pela Câmara à desembargadora Dra. Joeci Camargo foi enaltecido pelo Vereador. “Foi uma solenidade muito bonita uma noite de gala que concedeu um título dos mais merecidos. Parabéns aos Vereadores e Vereadoras pela aprovação. Deixo aqui algumas palavras da desembargadora, proferidas em discurso na noite da cerimônia. “De que adiantaria todo o poder que tenho se não pudesse fazer nada para os mais necessitados?”. “O que me adiantaria o peso da caneta se não aliviasse meu ego, meu coração”. Há quem diga que é apenas obrigação o que ela faz e que ganha muito bem para isso. Mas, há muitos que também ganham e sequer cumprem suas obrigações no cargo que ocupam”, observou.

 

Justiça no Bairro e Casamento Comunitário

O “Justiça no Bairro”, idealizado pela Desembargadora Dra. Joeci Camargo, teve sua 9ª. edição realizada no sábado (14/03), comentou o Vereador Passarinho. “Todos os envolvidos na realização deste evento de sucesso estão de parabéns, a exemplo do Poder Judiciário, das Secretarias do Município, do SESC-PR, da Fecomércio, da Dra. Joeci, mentora do projeto, da Dra. Karin, do Cartório Cível. No sábado, também tivemos o Casamento Comunitário, oficializado pela Dra. Joeci, quando uniram-se 95 casais de Pinhais. Um evento muito bacana. Parabéns aos vereadores que lá estiveram, e prestigiaram a alegria dos simpáticos noivos”, elogiou.

 

Manifestações do dia 15 demonstram ‘saúde’ da democracia

Sobre as manifestações populares do dia 15 de março, Passarinho disse que as considera muito positivas. “Todos os que participaram merecem elogios, pela demonstração de civismo. Vi apenas uma manifestação de saúde da nossa democracia. A passividade é uma doença. Da mesma forma que os defensores da causa animal estão hoje, aqui, nesta Casa, reivindicando mais ações do nosso Legislativo para a área e estão cobertos de razão, todos os que protestam estão de parabéns. É assim que tem de ser feito. O povo tem de se manifestar. Tanto as manifestações do dia 13 de março, como as do dia 15, são legítimas e têm de ser respeitadas”, defendeu.

 

Luta contra as drogas

Por fim, Passarinho comentou sobre sua recente visita a Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde conheceu a Secretaria Municipal de Políticas sobre drogas. “Foi de grande importância essa visita. Voltei abastecido de vontade, de ideias. A luta contra as drogas é outra luta em que tudo o que fizermos será ainda muito pouco. Mas faço minha parte. Teremos a Semana Antidrogas, e seus movimentos paralelos, onde concentraremos muita gente envolvida na causa, como os trabalhos de voluntários. É um problema que cresce a cada ano. Para termos uma ideia do quanto é preciso ser feito, em 2008, foram 120 mil pedras de crack apreendidas. Em 2014, esse número de apreensões saltou para 1 milhão e 600 mil pedras, em todo o Paraná. Há 14% dos jovens brasileiros que usam bebidas de álcool e cigarros a partir dos 14 anos de idade, vamos abraçar esse problema, que não é só meu”, finalizou.

 

Leonildo destaca que cumpriu sua obrigação ao denunciar desvio de verbas do gabinete de Joãozinho

vereador leonildoSobre o parecer da Comissão de Ética da Casa, levado a votação em plenário na sessão desta terça (17/03), o Vereador Leonildo (PRB) teceu alguns comentários, na condição de investigado, juntamente com o Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB). “Fui atacado de várias formas pelo Vereador Joãozinho, inclusive, pessoalmente, junto com ofensas à minha esposa e família. Mas o que denunciei contra o referido vereador é sério, envolve dinheiro da Câmara, compromete a função pública do parlamentar. Denunciei o uso de diárias da Câmara para supostamente fazer um curso de qualificação em Florianópolis, por parte de um assessor do Vereador, que não foi feito. O assessor não compareceu ao curso. Nem viajou à capital de Santa Catarina. E ainda usou um diploma falso. O dinheiro da Câmara não foi devolvido”, lembrou.

Leonildo rebateu as acusações de Joãozinho feitas na tribuna durante esta sessão, de que estaria pedindo aos vereadores integrantes da Comissão de Ética para arquivarem as investigações sobre ele. “Peço perdão aos colegas da Comissão pelo trabalho extra que estão tendo. Acredito que não é crime cumprir meu dever de Vereador, ao denunciar irregularidades na Casa. Se isso é crime, denunciar o que está errado, quero ser cassado. Não sou contra curso algum. Aliás, a Presidência da Casa está oferecendo um curso aqui na Casa, mas, esse, o Joãozinho não está fazendo. Claro, não tem diárias. Minha moral e ética valem mais do que um cargo de Vereador”, declarou.

 

Indenização à Prefeitura por indução ao erro

Em direito de resposta, ao término da sessão, o parlamentar defendeu-se das acusações feitas novamente na tribuna por Joãozinho Ribeiro (PSB), de que teria comprado dois terrenos da Prefeitura. “Os dois terrenos que a Prefeitura alega, na Justiça, serem dela, foram comprados por mim, em 1991. com alvará e todos os impostos pagos, inclusive, as dívidas de IPTU que haviam quando o adquiri. Se era terreno público, por que a Prefeitura concedeu alvará para instalação das minhas empresas no local? Por que aceitou o pagamento do IPTU? A Prefeitura, então, teria me induzido ao erro? Fiz todos os procedimentos de compra de um terreno. A prefeitura me cedeu todas as informações e em momento nenhum fui informado que os terrenos eram da Prefeitura, Se os terrenos são da Prefeitura, os devolvo, mas pedirei indenização por todos os impostos que me cobrou. Também pedirei a devolução do valor pago por ele à proprietária, que me vendeu um terreno público”, afirmou.

 

Vereador Silvio Star elogia manifestações do dia 15 como “belíssimo” ato cívico

vereador silvioO Vereador Silvio Star (PPS) iniciou seu discurso dando boas-vindas aos manifestantes em defesa da causa animal presentes no auditório da Casa. “Sejam bem-vindos. Estamos tentando ao máximo minimizar os problemas e atender as demandas da causa animal”, declarou.

Na continuidade, Silvio discursou sobre as manifestações populares em todo o Brasil, no dia 15 de março. “Eu havia convidado, aqui na tribuna, o povo para que fosse à manifestação. Parabenizo a todos que participaram nas ruas, ao povo de Pinhais, da Região Metropolitana, do Paraná, ao todo o povo brasileiro, foi um belíssimo ato. Cerca de 2,4 milhões de pessoas nas ruas em todo o país, num ato de civismo em defesa da Pátria. Uma manifestação ordeira, pacífica, com o intuito de reivindicar o fim da corrupção, dos desvios de recursos da Petrobrás para o exterior. Um dinheiro que iria para a saúde, a educação, a segurança e até para a causa animal”, discursou.

Outro tema colocado foi o pagamento dos vencimentos da Guarda Municipal. “Nossos guardas ainda aguardam respostas da Casa e da Prefeitura, sobre o pagamento das gratificações e horas-extras. É necessário que seja marcada uma reunião com a Prefeitura. Pois, se trata de matéria exclusiva do Poder Executivo”, observou.

 

Moção de Pesar e Moção de Louvor

Ao final, o Vereador enviou pêsames à família da Sra. Sônia Maria Marques , empresária homenageada com Moção de Pesar, durante esta sessão, pelo seu falecimento em 18 de janeiro último. E também parabenizou o homenageado com Moção de Louvor, Sr. Oswaldo, bem como sua família.

 

Dr. Philip defende foco na reforma política durante as manifestações

vereador philippO Vereador Dr. Philip (PT) discursou, nas explicações pessoais, sobre a manifestação do último dia 15 e suas implicações, no tocante à bandeiras e reivindicações colocadas. Apontou quatro itens fundamentais a se considerar. “Em primeiro lugar, é preciso atentar para o fato de que o combate à corrupção, mais ética na política, não se resolve tirando apenas uma pessoa do poder, somente a Presidente. A corrupção está presente em todos os setores. Acredito que o foco das manifestações deveria ser a reforma política. Penso que seja pouco prático se manifestar sem foco nas reivindicações”, colocou.

O segundo ponto destacado pelo petista foi a bandeira pela intervenção militar no Governo Federal. “Levantar a bandeira pedindo a volta da ditadura militar já é demonstração de burrice. Seria um retrocesso absoluto”, enfatizou.

 

Regulação da mídia

O terceiro ponto, continuou o Vereador, é a necessidade de regulação da mídia por parte do Governo Federal. “Faz-se urgente estabelecer a regulação da mídia. A Rede Globo deu um peso considerável às manifestações, colocando-as em grande destaque. Revela-se uma clara tendência da Globo e de outras mídias a destacarem fatos contra o Governo Federal”, acrescentou.

E por fim, a último ponto destacado, foi uma comparação das manifestações do dia 15 com a dos professores do estado. “O movimento dos professores contou com objetivos bem claros. Foram quinze itens reivindicados. Boa parte deles, atendidos. Foi uma greve que trouxe resultados, levou à reflexão, ao debate. Na do dia 15, houve uma mistura de bandeiras, mas sem nada de substancial que pudesse levar ao atendimento das reivindicações de modo objetivo”, comparou.

Ao concluir, o Vereador teceu um breve comentário sobre os manifestantes em prol da causa animal presente na Casa durante a sessão. “É preciso que a população assuma suas responsabilidades, também, nesta causa. Milhões podem eleger um político. É preciso que a população foque muito mais as eleições do Legislativo do que as eleições de um Presidente”, finalizou.

 

Vereadora Jane Carteira pede mais participação da comunidade em causa animal

janeA Vereadora Jane Carteira (PR) discursou na tribuna sobre os trabalhos da Frente Parlamentar pela Causa Animal, da qual é presidente. Um grupo de manifestantes compareceu a esta sessão em plenário para cobrar ações da Frente na defesa dos animais. Jane discursou lembrando inicialmente que a Frente completa um ano de fundação, na Casa. “Quando criamos a Frente, um ano atrás, nossa primeira decisão foi convocar uma audiência pública para debatermos com todos os munícipes interessados sobre as demandas e soluções. O objetivo foi estabelecer uma parceria, uma aproximação com a comunidade. Porém, quase ninguém compareceu. Vieram muito poucas pessoas. Aliás, vieram mais pessoas de fora do município do que moradores de Pinhais. Não queremos resolver os problemas de outros municípios. Penso que devemos primeiro resolver os problemas da nossa casa, nossa cidade. Para mim, não foi tão válida essa audiência, uma vez que tivemos pouquíssima participação de nossos munícipes. Poucos vereadores puderam comparecer”, disse.

 

Emenda para aumentar em 50% as castrações

A Vereadora ainda complementou que diversas reuniões com a Prefeitura foram feitas, visando buscar o atendimento de demandas na área. “Já fizemos várias reuniões com a Prefeitura, mas, vocês nunca estão satisfeitos com os esclarecimentos do Poder Executivo. Também, nós, da Frente, apresentamos e aprovamos uma emenda parlamentar para aumentar a castração dos animais em 50%. Gostaríamos que conversassem conosco para que, juntos, possamos chegar a um acordo, encontrar soluções. É preciso que a comunidade colabore, participe. Sabemos que a população solta os animais nas ruas, os abandona, irresponsavelmente. Eu, mesma, já flagrei pessoas fazendo isso. Sou árdua defensora dos animais. Trabalho o tempo todo em prol dessa causa. Mas apenas uma ou outra pessoa não adianta. A sociedade precisa colaborar, a comunidade defensora dos animais precisa participar, ajudar. Precisamos começar a educar, a conscientizar nas escolas a fim de evitar o abandono, os maus tratos contra os animais. Gostaria que vocês cobrassem, também, da população, não, apenas, de nós”, pontuou.

 

Estatuto

“Segundo o estatuto da FRENTE PARLAMENTAR DE PROTEÇÃO ANIMAL, no Art. 6° do seu inciso 1°, a função do presidente é: I – Representar a Frente perante a Câmara dos Vereadores; II – Representar a Frente junto a entidades públicas e privadas; III – Convocar as reuniões do conselho executivo; IV – Presidir as reuniões do conselho executivo e assembleia-geral. Diante dessas atribuições que compete a presidente, fica claro e notório que estou cumprindo rigorosamente o estatuto. Não luto por essa causa por força parlamentar, luto por uma questão lógica de amor à essa causa. Tenho tido responsabilidade com aquilo que me proponho a fazer, tanto na vida pública como na pessoal. Não irei me acovardar ao defender essa causa. Não me calarei diante de mais essa missão, minha vida sempre foi pautada em grandes lutas, e essa é mais uma luta que enfrentarei junto com meus pares no legislativo municipal. Deixo meu gabinete aberto a qualquer pessoa que defende os animais, protetores ou não, identificados ou anônimos. Tenham a certeza que defenderei aquilo que me propus. Lutar sempre, calar-se nunca”, finalizou.

 

Lei de autoria da Vereadora Márcia Ferreira começa a ser aplicada no aniversário de Pinhais

vereadora marciaA vereadora abordou as comemorações do aniversário de Pinhais. A peemedebista destacou as diversas ações e eventos do calendário de comemoração ao aniversário de 23 anos de Pinhais, a serem completados no dia 20 de março. “Estão acontecendo várias ações, a exemplo da ação socioambiental, Passeio ciclístico, Justiça no Bairro, do Casamento Comunitário; que selou a matrimonio de 95 casais; A inauguração do Instituto Federal, um importante avanço para a educação de nossos jovens; show religiosos e, ressalto aqui a aplicação da Lei Municipal 1527/2014, de minha autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentações de artistas de Pinhais nos shows musicais nacionais ou internacionais promovidos ou patrocinados pela Prefeitura Municipal de Pinhais. No próximo dia 20 na comemoração do aniversário, teremos apresentação das bandas e músicos do Amitaba, da Matilda Rock Band, da Paula & Pâmela, do Grupo Samba 4, da Marah Souza e do Rasterriv, que irão tocar, dar um show literalmente na abertura dos shows nacionais da banda gaúcha de reggae Chimarruts e o pagode dos paulistas do Karametade. Agradeço o Prefeito Luizão; ao Secretário de Governo Lukala Nóbrega; ao Secretário de Cultura, José Martins e ao Ricardo Pinheiro; ao Diretor do Departamento de Cultura Laércio Sobral, o Diretor de Comunicação, Thiago Bonagura, as 26 bandas que se escreveram para participar, enfim, a todos os envolvidos pelo apoio aos nossos artistas”, agradeceu.

 

Shows com músicos de Pinhais no dia 20, a partir das 15hs30

A Vereadora convidou a todos para prestigiarem os shows no próximo dia 20, a partir das 15h30, no palco montado ao lado do Terminal de Ônibus, no Centro da Cidade. “Deixo aqui um convite à todas as famílias de Pinhais para acompanhar, a partir das 15h30, no dia 20, os shows dos nossos artistas de Pinhais e posteriormente os shows nacionais. Será uma grande festa para comemorar os 23 anos da nossa amada cidade de Pinhais. Vivo em Pinhais desde os nove meses, essa é a cidade do meu coração, fico muito feliz em participar desse momento histórico e em poder colaborar para a construção de uma cidade que proporciona entretenimento para sua população e apoia seus artistas”, disse.

 

Parabéns Pinhais

Ao final de seu discurso a vereadora deixou uma mensagem pelos 23 anos de aniversário da cidade. “Neste dia 20, Pinhais completa 23 anos e, apesar de tão jovem, já é uma cidade que impressiona a todos que vem de fora e que a cada dia faz aumentar o amor daqueles que aqui nasceram ou que escolheram para viver! Tenho muita gratidão por essa cidade que me escolheu desde meus nove meses de vida, onde cresci. Sinto muito orgulho de viver aqui e de fazer parte da história da cidade que amo e do povo que sonha e que luta para fazer de Pinhais um lugar cada dia melhor para se viver. Viva a terra dos Pinheirais, do canto da gralha azul, viva nossa amada Pinhais”, finalizou.

 

“Dois pesos e duas medidas. Situações diferentes merecem tratamentos diferentes”, diz Professor Demetrio

vereador demetrioO Vereador Demétrio Tonon (PP) foi à tribuna para justificar seu voto contrário ao parecer da Comissão de Ética da Casa, que pede instalação de Comissão Processante contra o Vereador Leonildo Sandri (PRB) com a finalidade de cassá-lo. “Hoje, votaremos pela instalação de uma Comissão Processante contra os vereadores Leonildo e Joãozinho, o que poderá resultar na cassação de seus mandatos. O parecer da Comissão de Ética é favorável à instalação de uma Comissão Processante. Votarei contra a instalação da Comissão para o Vereador Leonildo e a favor para o Vereador Joãozinho. Voto contra a comissão processante que pede a cassação do Vereador Leonildo porque entendo que não há mais o que ser investigado, o vereador errou em ir pra cima do colega, mas isto não significa que o mesmo tenha que ser cassado. Todos viram o que aconteceu aqui, durante a sessão em plenário, em 2014. Inclusive há imagens gravadas. A punição adequada seria suspensão. Leonildo é culpado, mas sua culpa não pode implicar em cassação”, justificou.

Ainda para Demetrio, suspeita de apropriação de dinheiro público é diferente de eventual agressão física por provocação. “Não podemos misturar duas situações totalmente diferentes e exigir para estas a mesma punição. São justificativas completamente diferentes. O Joãozinho é acusado de desviar dinheiro público por meio de um assessor, já o vereador Leonildo por ter empurrado seu colega”, apontou.

Segundo Demetrio, o vereador Leonildo é culpado, portanto não tem mais o que ser investigado. “Ocorre que seu ato não justifica uma cassação, assim sendo entendo pela não instalação de uma comissão processante contra o mesmo. No caso do vereador Joãozinho, não estou convencido de sua culpa, mas reconheço que existem indícios de desvio de dinheiro público, portanto se faz necessário a instalação de uma Comissão Processante para melhor investigar se o mesmo é culpado ou não. Caso reste provado que o mesmo desviou dinheiro público, aí sim deverá ocorrer a cassação”, finalizou.

 

Binga justifica voto contrário à Comissão Processante para investigar Leonildo

vereador bingaO Vereador Binga (PPS), nas explicações pessoais, opinou sobre a aprovação, nesta sessão em plenário, da abertura de Comissão Processante para investigar os Vereadores Leonildo Sandri (PRB) e Joãozinho Ribeiro (PSB). Binga concordou com o posicionamento do Vereador Demétrio (PP), na tribuna, tendo, juntamente com ele e o Vereador Silvio Star (PPS), votado contra a instalação da Comissão Processante para investigar o Vereador Leonildo. “O Demétrio foi habilidoso quando falou que precisamos avaliar bem o que será investigado contra o Leonildo. Já havia falado na tribuna, no ano passado, quando esta Casa decidiu pela instalação da Comissão de Ética, qual era minha opinião. Fui contra a instalação. Creio que fui mal interpretado. Agora, estamos nesse impasse. Mais um trabalho para esta Casa, com a Comissão Processante, sendo que não seria necessário de forma alguma, no caso do Leonildo. Avaliaremos o quê, no caso do Leonildo?”, questionou.

Rebatendo o comentário do Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), que comentou na tribuna sobre a prisão do primo do Governador Beto Richa (PSDB), acusado de envolvimento em corrupção, o parlamentar respondeu. “O primo do Governador foi preso, sim. Mas essas acusações terão de ser provadas”, argumentou.

 

Elogios ao juiz Sérgio Moro

O Vereador parabenizou o trabalho do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal, durante a Operação Lava-Jato, que investiga denúncias de corrupção na Petrobrás. “O Sérgio Moro tem abrilhantado nosso estado com sua coragem”, elogiou.

Sobre a reforma política, Binga acredita que deverá ser aprovada no Congresso Nacional. “Terá de acontecer essa reforma. Nossa política encontra-se em total descrédito. É preciso fazer algo de efetivo”, afirmou.

 

Refip

Ao concluir, o Vereador fez a defesa do envio à Prefeitura de um requerimento assinado por todos os vereadores pedindo revisão do Refipe. “Para pagar dívidas, é preciso um estímulo. Acredito que todos os vereadores concordam com isso”, finalizou.

 

Vereador Tavinho parabeniza Casa por Título de Cidadã Honorária à Dra. Joeci Camargo

vereador tavinhoO Vereador Tavinho (PT) elogiou a Casa pela iniciativa de conceder Título de Cidadã Honorária à Desembargadora Dra. Joeci Camargo, no último dia 12 de março. “Parabéns a esta Casa pela iniciativa. A Desembargadora é muito merecedora desse título. Não é de hoje que ela faz um trabalho exemplar para a população, a partir da iniciativa de criar o Justiça no Bairro. O evento, em sua nona edição aqui em Pinhais, no sábado, foi um sucesso. Ofereceu muitas oportunidades de serviços para a população, a exemplo de regularizações de imóveis, confecção de documentos, e até ações judiciais, como divórcios, além do Casamento Comunitário, que tivemos à noite”, elogiou.

 

“Povo tem direito de protestar pacificamente”

Quanto às manifestações populares recentes, Tavinho enfatizou que é favorável a quaisquer manifestações populares. “Desde que pacíficas, as manifestações são legítimas. O povo tem direito de demonstrar que não está contente, que algo precisa mudar. A corrupção é um problema antigo no país, causando estragos enormes, deixando de beneficiar a população. A corrupção é uma prática crônica, existente em todos os setores da sociedade brasileira. Felizmente, nosso município gasta o que arrecada. Não apresenta problemas em suas contas. A Prefeitura tem feito o possível para atender a todas as demandas, a partir de obras e até de empréstimos, mas que oferecem uma contrapartida em obras. Em relação à enchentes, por exemplo, constantemente a Prefeitura tem feito obras e ações para evitá-las”, disse.

Ao final, o petista parabenizou o homenageado com Moção de Louvor, nesta sessão, o munícipe Sr. Oswaldo.

 

“Povo tem direito a protestar, mas, com respeito às autoridades”, salienta Gilberto

vereador gilbertoO Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), discursou  na tribuna sobre o direito da população protestar, manifestar-se em suas reivindicações. Mas enfatizou a necessidade de que estas sejam feitas com respeito. “Todos têm direito de se manifestar, mas, com respeito. Vejo aqui os manifestantes no auditório, reivindicando ações em favor dos animais. A faixa que estendem já diz tudo o que querem. Não há necessidade de faltar com o respeito. A Frente fez uma audiência pública que obteve muito pouco comparecimento da população. É preciso respeitar os colegas que falam aqui na tribuna. Não precisa gritar, aqui. Muitas coisas foram feitas pelos animais, mas, nem a metade do que precisa ser feito. Falta mais, concordo. Porém, vale lembrar que não somos nós, os vereadores, que largamos os animais nas ruas. A responsabilidade é da sociedade que não cuida. Na Vargem Grande , no sábado, quando houve a enchente, a Prefeitura tirou uma quantidade enorme de lixo  das bocas de lobo. A população, enfim, não colabora. Precisamos investir muito e m educação, conscientização para que a sociedade faça a sua parte em todas as áreas”, pontuou.

O Vereador continuou, abordando as manifestações de rua do dia 13 e 15 de março. “Novamente, defendo direito de  todos se manifestarem nas ruas. Mas, discordo do desrespeito às autoridades, a exemplo da Presidente Dilma. Assim como discordo do desrespeito dos que se  manifestam contra o Beto Richa. Não apoio o impeachment do Beto, nem da Dilma. Muito menos, incitações de ódio e desrespeito aos governantes”, colocou.

 

Moção de Louvor para o Sr. Oswaldo

Nas explicações pessoais, o petista disse que ficou muito satisfeito pela aprovação unânime da Moção de Louvor, durante esta sessão, ao munícipe, Sr. Oswaldo, seu amigo de longa data. “Fiquei muito feliz de assinar essa Moção, muito merecida. O Oswaldo é meu amigo e vizinho desde a infância”, afirmou.

Voltando ao tema das manifestações do dia 15, o parlamentar discordou das posições do Vereador Silvio Star, quando este disse na tribuna que se tratavam de protestos pacíficos. “Os protestos não foram exatamente de teor pacifista. Houve xingamentos à Presidente Dilma e dois bonecos ‘enforcados’ num viaduto em São Paulo, simbolizando as imagens de Dilma e Lula.  Xingar a presidente de ‘ vaca’ , ‘vagabunda’  é  falta de  respeito. Curiosamente, o Vereador Silvio  não defendeu os professores do estado, na greve recente. Mesmo com o Governador ameaçando retirar R$ 8 milhões da Previdência”, avaliou.

 

“Governo militar seria retrocesso”

Gilberto disse ainda que houve até pedidos de intervenção militar, durante os protestos. Bandeira a qual o Vereador se opõe. “Depois de conquistarmos a democracia, há manifestantes que querem a volta dos militares ao poder. Se voltarmos a um governo militar, perdermos a democracia, a liberdade de expressão, inclusive, o direito de protestar. A Dilma sofreu lutando contra a ditadura. Hoje, só é possível protestar graças ao fim da era militar no poder. Defendo que se combata duramente a corrupção, que está nas pessoas, não apenas na política, em um único partido, mas, também no famoso ‘jeitinho brasileiro’ ”, finalizou.

 

Airton ressalta conquistas na causa animal

vereador airtonO Vereador Airton (PSC) destacou na tribuna os shows religiosos que acontecerão no município dentro do calendário das comemorações dos 23 anos de Pinhais. “No dia 21, teremos o evento evangélico e, no dia 22, o evento católico. Convido a todos para prestigiar os shows que acontecerão em nosso município”, ressaltou.

Sobre a presença no auditório da Casa de manifestantes protetores dos animais – que pediam mais ações da Frente Parlamentar da Causa Animal desta Casa Legislativa – o parlamentar  disse que, apesar  haver muito ainda a ser feito, já foi obtida algumas conquistas importantes. “Conquistamos a volta dos serviços de castração no município, que estavam parados. Também já conseguimos um convênio do município com uma clínica particular para oferecer esses serviços de castração, ampliando a oferta no município, ao custo de R$ 10 mil mensais. Como Vereador, procuro fazer minha parte através de emenda parlamentar, onde foram destinados R$ 240.000,00 para o meio ambiente vivo e proteção animal. Para este ano foram destinados pelo Prefeitura municipal mais R$ 400.000,00 para serem investidos nesta área. É preciso ter consciência de que a população também tem de participar, fazer sua parte, não abandonando animais nas ruas e denunciando quem pratica tal ato. Um exemplo, são as enchentes que ainda acontecem em alguns pontos do município, como houve no último sábado. A Prefeitura tem feito diversas obras de drenagem, de prevenção, mas as bocas de lobo continuam cheias de lixo. O povo tem de colaborar não jogando lixo na rua e  colaborando com nosso meio ambiente”, colocou.

 

Comissão de Ética cumpriu Regimento e Lei Orgânica

Nas explicações pessoais, Airton fez alguns esclarecimentos sobre o trabalho da Comissão de  Ética da Casa. “É preciso esclarecer que não é a Comissão de Ética que decide pela cassação de vereadores, mas apenas investiga os fatos e da parecer para iniciar o processo de cassação de vereadores envolvidos em algum ato de decoro Parlamentar e, só após há a instalação da Comissão Processante. Seguimos o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do município, quem tiver dúvidas, pode acompanhar pelo nosso portal na internet, e pelo nosso Diário da Câmara que sempre esta fixado no mural de editais desta casa. A Lei Orgânica do Município e o Regimento interno desta casa prevêem que em casos de quebra de decoro parlamentar, de desvio de verbas e de improbidade administrativa, deve ser instalada uma Comissão de Ética para apuração dos fatos. Hoje, em plenário, aprovamos os pareceres dos relatores, da qual eu sou um dos relatores para abertura de processo, e a aprovação da comissão processante, esta sim tem o poder de indicar a cassação. A Comissão Processante deverá apurar os fatos com mais propriedade e colocá-los para serem julgados ao final das investigações. Serão feitas novas análises, novos depoimentos, mas, somos limitados em poder, pois não temos acesso a extratos bancários ou alguns órgãos públicos “, esclareceu.

 

Parabéns Pinhais pelos 23 anos

“Nossa querida Pinhais completa  23 anos, muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e constituíram família, como é o caso da nossa família, que veio para Pinhais em 1966. Hoje, posso falar que tenho orgulho de dizer que vivo em Pinhais. Orgulhosamente, me insiro no rol daqueles que saúdam a cidade pelos seus 23 anos de emancipação. São 23 anos de trabalho, desenvolvimento, progresso e importantes conquistas para a nossa população e posso dizer que tenho orgulho de fazer parte desta história. Que nos próximos anos, tenhamos ainda mais motivos para  comemorar. Representante do povo, na condição de vereador deste Município e constituído por Deus e pelo povo, sinto-me honrado em fazer parte da história de Pinhais. Uma história de Lutas, conquistas e vitórias e desenvolvimento. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento de nosso município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, não desistindo e não perdendo de vista esperança. Não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos. Que nosso município continue a trilhar o caminho do bem! Desejo a cidade e ao nosso povo pinhaiense  os mais sinceros votos de desenvolvimento, progresso e sucesso. Que o Senhor Jesus, possa continuar abençoando a ti e aos teus amados habitantes. PARABÉNS, QUERIDA PINHAIS!”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress