quinta-feira, 25 de abril de 2024
Seminário Internacional de Educação reúne participantes de diferentes estados em Pinhais

Seminário Internacional de Educação reúne participantes de diferentes estados em Pinhais

pinhais13

 

Proposto pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento promoveu importantes discussões e intercâmbio entre profissionais da área

Com a temática “A Inovação e a Reconstrução da Aprendizagem: em busca da superação dos desafios num contexto de mudanças”, Pinhais realizou a oitava edição do Seminário Internacional de Educação, entre os dias 15 e 17 de agosto. Proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais (Semed), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento reuniu participantes do município e de outras cidades do Paraná e de diferentes estados.

Com a promoção de importantes discussões e intercâmbio entre profissionais da área educacional, o evento já se tornou uma referência e envolveu, principalmente, educadores da educação básica, profissionais do ensino superior, pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação. Também contou com a participação de palestrantes brasileiros e de Portugal.

A secretária Municipal de Educação, Andrea Franceschini, falou sobre a importância das parcerias para a concretização de ações como esta. “A parceria com a UTFPR é fundamental, ter a Universidade próxima do dia a dia das escolas e dos Cmeis, pois nos traz um conhecimento e uma segurança muito grande. Agradeço a Comissão Organizadora, formada por profissionais da rede municipal de ensino, que já no ano anterior formula o próximo seminário. Agradecemos a todos os demais envolvidos, como dos que inscreveram seus projetos e artigos. Para nós esta integração é fundamental”, afirmou a secretária.

A Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, falou sobre o trabalho realizado pela equipe de Pinhais. “Nós temos um carinho muito grande pela educação. Agradeço e parabenizo toda equipe da Semed que organiza este grande evento e não mede esforços em tudo que realiza. Temos o retorno positivo da comunidade sobre o atendimento que as crianças recebem nas unidades de ensino e sabemos que estes profissionais fazem um ótimo trabalho”, destaca a prefeita.

“Estou muito feliz por estar aqui. Que bom ver a universidade falando com a educação básica, também é com alegria que vejo tantos profissionais reunidos. Os desafios são todos os dias, mas também temos conquistas. A educação não é para qualquer um, são pessoas preciosas que entram neste barco porque fazem acontecer de verdade. É importantíssima a discussão que este Seminário propõe”, declarou a secretária de Estado da Educação, Lucia Aparecida Cortez Martins.

Também fizeram parte da mesa de abertura do evento, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; representando a Câmara Municipal de Pinhais, a vereadora Professora Cinéia; e o diretor geral da Universidade Tecnólogica Federal do Paraná – Campus Curitiba, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

A última palestra do evento foi ministrada por Fabiano Brum, com o tema: “Profissão educador – desafios, habilidades e atitudes para o sucesso”. O palestrante utiliza a música como principal recurso de abordagem. “A proposta é falar de uma forma bem dinâmica e participativa sobre os desafios que o profissional que atua na educação vem enfrentando e continuará a enfrentar com relação a ter um bom desempenho em sala de aula e criar essa aprendizagem com os alunos. Para isso, utilizamos a música em alguns momentos da palestra, músicas famosas, do cotidiano das pessoas, como também conceitos musicais, porque penso que a música é uma excelente forma de comunicação e faz parte da nossa vida desde que somos bem pequenos, ainda na barriga a mãe canta para a criança sobre o quanto ela é amada e bem-vinda. E nós vivemos uma era de mudanças, portanto precisamos buscar aperfeiçoamento contínuo, pois o profissional da educação é esse que lida constantemente com as inovações”, afirmou o palestrante.

O Seminário também contou com apresentações culturais da Escola de Dança, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; e das alunas da Escola Municipal Poty Lazzarotto e dos alunos do Projeto Coral Música Viva.

pinhais14

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress