Escrito em por

pinhais10

 

Foram realizadas na quarta-feira (5), ações alusivas a Semana do Meio Ambiente, no bairro Alto Tarumã. Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa contou com o apoio das secretarias de Assistência Social, Educação, Obras Públicas e Saúde.

Na ocasião foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e promovida uma programação especial durante todo o dia, com atividades no CMEI Aprendendo e Crescendo e ações nas ruas do bairro.

No CMEI foi instalada uma tenda para as secretarias municipais receberem os alunos, pais e moradores da comunidade. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez a divulgação dos serviços de coleta de óleo usado e distribuição de detergente líquido (produzido do óleo coletado), castração de animais, doação de mudas nativas (ameixa e cereja do mato), além de algumas brincadeiras educativas com as crianças, como “a pescaria”, um jogo de perguntas e resposta e o “jogo da reciclagem”, onde o participante indica o local correto para o descarte do lixo reciclável e orgânico. As demais secretarias estiveram presentes distribuindo materiais informativos e abordando o público dando orientações e esclarecimentos sobre serviços prestados no município.

Na opinião da bióloga e Gerente do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Juliana Zanetti, a iniciativa é muito bem aceita pelo público, pois as brincadeiras educativas envolvem as crianças e as pessoas aproveitam a ocasião para conhecer os serviços e tirar dúvidas. “As pessoas vêm aqui e procuram saber as informações e conhecer os serviços da prefeitura, como por exemplo, a coleta de lixo. Apesar da divulgação ser feita, sempre há algumas dúvidas: quanto à coleta, quais são os materiais, como separar, qual a forma correta de deixar o lixo na frente da casa ou qual o telefone de contato para obter informações. A gente vê que a procura é grande para ter conhecimento, e posteriormente, saber como agir”, disse Juliana.

Paralelamente as atividades no CMEI Aprendendo e Crescendo as equipes da Secretaria do Meio Ambiente trabalharam nas ruas do bairro Alto Tarumã, fazendo a coleta de resíduos (madeira, construção), limpeza de meio fio, roçada, plantio de árvores na Avenida Porto Velho e na Rua Porto Alegre, além de uma caminhada para entregar materiais informativos e conversar com moradores em vários pontos da região.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)