sexta-feira, 26 de abril de 2024
Secretaria de Saúde de Pinhais realiza ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Secretaria de Saúde de Pinhais realiza ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Foram realizados atendimentos especiais no Terminal de Ônibus de Pinhais e nas Unidades de Saúde da Família

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Nesta data, especialistas do mundo inteiro alertam sobre os riscos do diabetes na população mundial, chamando a atenção para o excesso de peso e para o sedentarismo, que são as principais causas do diabetes tipo 2. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil, com cinco mil novos casos diagnosticados por ano. Neste sentido, o Departamento de Assistência à Saúde realizou uma atividade de promoção a saúde e prevenção do diabetes, em parceria com o Shopping Metropolitano de Pinhais.

Na ocasião, profissionais realizaram testes de glicemia capilar nos usuários do terminal de ônibus. Além disso, o momento foi de orientações sobre prevenção à doença; cuidados no tratamento e acompanhamento do diabetes; importância do uso correto e consciente das medicações, atividade físicas, alimentação saudável, controle do peso, entre outras medidas. As Unidades de Saúde da Família de Pinhais também realizaram testes nos usuários.

Estudos mostram que uma pessoa pode reduzir as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em 58% dos casos, ao diminuir  7% do seu peso corporal e fazer 30 minutos de atividades físicas diariamente. Porém, a mudança de alimentação é o passo mais difícil de ser incorporado à rotina das pessoas entrevistadas, mas é também o mais importante para a prevenção e o controle da doença.

Glicemia Capilar

O teste não indica se a pessoa está com diabetes, mas permite evidenciar alguma alteração presente na glicemia capilar. Se constatado algum sinal, o próximo passo é o de encaminhar para atendimento nas unidades de saúde. “Assim investigamos se este usuário realmente está com diabetes ou em risco de desenvolver a doença”, ressalta Luciana Serena Parolin, do Departamento de Assistência à Saúde. “Este foi o objetivo da ação no terminal, além de despertar nos usuários o entendimento da importância da prevenção”, explica Luciana.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress