sexta-feira, 26 de abril de 2024
Quatro Barras agora conta com Posto Avançado dos Juizados Especiais

Quatro Barras agora conta com Posto Avançado dos Juizados Especiais

Principal

Foto: Josiany Ohde/PMQB

Data histórica marca a instalação da primeira sede do Poder Judiciário no Município

A Prefeitura Municipal de Quatro Barras, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e a Comarca de Campina Grande do Sul inauguraram no dia 13 o Posto Avançado Descentralizado de Atendimento dos Juizados Especiais de Quatro Barras – a primeira sede do Poder Judiciário em território quatrobarrense.

A data histórica foi celebrada durante a solenidade que reuniu o Presidente do TJ, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o Prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; o 2º vice-Presidente do TJ, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; o Corregedor-Geral, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; a Subprocuradora-Geral de Justiça, Dra. Samia Saad Bonavides; a Juíza do Juizado Especial Cível e Criminal de Campina Grande do Sul, Dra. Paula Priscila Candeo Haddad Figueira; a Diretora do Fórum da Comarca de Campina Grande do Sul, Dra. Adriana Benini; o Promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; o vice-Prefeito Olair Ribeiro Lago; e o Presidente da Câmara Municipal de Quatro Barras, Antonio Cezar Creplive, entre outras autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo.

“Quatro Barras, hoje (13), instala a primeira sede do Poder Judiciário em seu território, uma data histórica para o Município e um feito inédito”, disse o Presidente do TJ-PR. Vasconcelos reforçou os benefícios de um atendimento mais próximo da população, a importância de resgatar valores humanos e o amor à família e ao próximo, que, segundo o desembargador, são o que há de mais valioso para a vida em sociedade. Também ratificou os trâmites, já em andamento, para a instalação de uma 3ª Vara na Comarca de Campina Grande do Sul.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Loreno Tolardo enumerou os benefícios da parceria com o TJ-PR, que objetiva, antes de tudo, um amplo atendimento à população. “Desde o início de nossa gestão tivemos a preocupação em levar os serviços públicos mais perto das pessoas. A instalação do Posto Avançado é uma destas conquistas que reflete diretamente no atendimento à comunidade”, enfatizou o Prefeito, ao agradecer a parceria do Tribunal de Justiça do Paraná e da Comarca de Campina Grande do Sul. O Prefeito disse ainda que o posto é um avanço e, ao mesmo tempo, uma nova semente que se planta, para no futuro, a possível instalação de uma Comarca em Quatro Barras.

20 anos dos Juizados Especiais

O 2º vice-Presidente do TJ, Desembargador Fernando Bodziak, lembrou que a data de inauguração do Posto Avançado em Quatro Barras culmina com outra data importante para a Justiça Brasileira: a criação da Lei 9.099/95, que prevê a instalação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais pela União, Estados e territórios brasileiros.

“É uma semente que começa a ser plantada e também um marco divisor para o Município, que celebra a instalação de seu Posto Avançado no ano em que os Juizados Especiais completam seus 20 anos no Brasil”, lembrou. Ele também destacou que a unidade incentiva a mudança da cultura do litígio para a paz social, estimulando as conciliações de forma mais simples e célere.

Segundo a Juíza do Juizado Especial Cível e Criminal, Dra. Paula Priscila Candeo Haddad Figueira, a data ficará marcada na história do Poder Judiciário de Campina Grande do Sul. “Hoje, esta unidade oferece instalações amplas e modernas para o atendimento da comunidade, encurtando distâncias e facilitando o acesso ao cidadão. É um dia histórico”, destacou a juíza, lembrando as dificuldades de locomoção de até então, principalmente dos moradores de regiões mais afastadas, que tinham que se deslocar ao Centro de Campina Grande do Sul.

O Posto Avançado de Quatro Barras está instalado em uma estrutura de 616 metros quadrados e conta com investimentos de quase R$ 1 milhão, por parte da Prefeitura, que cede o imóvel. O espaço, localizado na avenida de acesso ao Município, também vai abrigar o Conselho Tutelar e o Conselho da Comunidade. O horário de atendimento vai das 12h às 19h.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress