sábado, 27 de abril de 2024
Projeto Vida no Trânsito realiza blitz integrada na BR-277

Projeto Vida no Trânsito realiza blitz integrada na BR-277

curitiba01

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

O projeto Vida no Trânsito organizou nesta quarta-feira (15) uma nova blitz integrada para fiscalização de consumo de álcool e velocidade e também verificação de motocicletas.

Participaram da ação realizada no início da BR-277, na região do Parque Barigui, todos os órgãos atuantes no trânsito em Curitiba – Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Municipal de Curitiba, Batalhão de Polícia de Trânsito, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.

Foram abordados 35 veículos e realizados sete testes de uso de álcool, todos com resultado negativo.

“As operações integradas do Vida no Trânsito são muito importantes para que os órgãos de fiscalização possam ser mais efetivos na segurança do trânsito de Curitiba. O trabalho conjunto reforça ainda mais o compromisso de todos os envolvidos com o projeto, colaborando para a diminuição das fatalidades nas ruas da cidade”, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

“Em média, a coordenação de fiscalização do Vida no Trânsito organiza 15 blitze ao mês – de alcoolemia, velocidade ou verificação de motos –, com a participação de no mínimo dois órgãos de trânsito participantes do projeto. Uma grande operação integrada como a desta quarta-feira, envolvendo todos os órgãos, é realizada mensalmente”, diz o supervisou da Guarda Municipal, Edison Brettas Júnior. Nesta quarta, as coordenações de engenharia e educação do projeto também passaram a participar das ações conjuntas mensais.

Foram abordados todos os tipos de veículos – carros de passeio, motos, ônibus do transporte coletivo e de empresas de transporte. “Esse tipo de ação é importante para temos mais segurança nas ruas da cidade. Incentiva todo mundo a respeitar mais trânsito”, diz o motorista de ônibus José Rodrigues dos Santos Neto, que além de apresentar documentos, também fez o teste de alcoolemia e foi liberado para seguir viagem.

Além da realização das blitze integradas e da análise dos dados de acidentes com vítimas fatais no trânsito da capital paranaense, as coordenações de estudo do Vida no Trânsito também sugerem mudanças na infraestrutura viária da cidade, fazem campanhas educativas em locais de altos índices de atropelamentos, pesquisam as experiências de trânsito em outras cidades para aplicação em Curitiba, entre outras atividades para melhorar o trânsito da cidade e dar mais segurança a pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

Segundo dados preliminares do Vida no Trânsito, em 2014 houve 224 vítimas fatais em acidentes de trânsito em Curitiba, sendo que em 2013 foram 226. O relatório com os dados consolidados de 2014 deverá ser divulgado em breve.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress