sábado, 27 de abril de 2024
Projeto Escola 100% Reciclável desenvolve programa de gerenciamento de resíduos em Pinhais

Projeto Escola 100% Reciclável desenvolve programa de gerenciamento de resíduos em Pinhais

pinhais06

 

O objetivo da ação é desenvolver um programa de gerenciamento de resíduos sólidos

O Projeto Escola 100% Reciclável é fruto da parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Pinhais. O objetivo desta iniciativa é desenvolver nas unidades de ensino do município um programa de gerenciamento de resíduos sólidos. A proposta visa que todo lixo produzido seja destinado de forma adequada.

Ainda faz parte do projeto realizar um trabalho de educação ambiental com a finalidade de conscientizar alunos, funcionários, professores e educadores sobre a importância dos 5 Rs da educação ambiental: Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

A ação envolve diversas frentes, como reciclagem; reaproveitamento de alimentos para compostagem; cultivo de horta com verduras e legumes orgânicos, cultivados pelos alunos e profissionais da unidade; conscientização em relação ao desperdício de alimentos; à limpeza e conservação das escolas. “A ideia é levá-lo a todas as unidades municipais de ensino, conscientizando e levando conhecimento a cada vez mais pessoas. Pois é importante que cada um perceba seu papel no cuidado com o meio ambiente”, afirma uma das coordenadoras do projeto, Nirma Nemitz.

Histórico

A primeira experiência ocorreu no CAIC Marcelino Champagnat – Escola Municipal Antônio Andrade; Cmei Marcelino Champagnat, Cmei Pequeno Príncipe e CADS Helen Keller – e até o momento receberam o projeto os Cmeis Jane Ana, Dedo Mágico, Escolas Municipais 31 de Março, José Brunetti Gugelmin e Maria Cappellari.

Até o momento mais de 3 mil pessoas, entre alunos, funcionários, professores e educadores, estiveram envolvidos com a ação. E na lista das unidades que receberão o projeto estão 12 escolas municipais e 6 Cmeis.

Para a efetivação das atividades, toda a comunidade escolar se envolve. “Nós abrimos espaço para sugestões a fim de promover um debate que chegue a alternativa mais viável para cada realidade que encontramos”, declara. Para Nirma é satisfatório notar as evoluções em cada local que recebe o projeto. “Andando pela escola fico feliz em ver que já não há tantos papéis pelo pátio e que o lixo está sendo separado, por exemplo. Com certeza a resposta é notável e animadora”, divide a coordenadora.

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