Escrito em por

colombo01

 

Além da doação de cabelos, a campanha ainda arrecadou chapéus e lenços para distribuição gratuita

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na segunda-feira, 16, uma campanha em prol da Doação de Cabelo para a confecção de perucas para pessoas que, por conta de alguma doença, tenham perdido seus cabelos.

A ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Roça Grande, localizado na Rua Santos Pascoal Franceschi, nº 387 – Jardim Osasco.

“Colaborar com o aumento da autoestima e o bem-estar físico das pessoas é gratificante. A doação do cabelo é algo simples, porém tem grandes impactos na vida de pessoas que sofrem a perda de seus cabelos devido a alguma doença”, conta a secretária da Pasta, Maria da Silva Souza.

Os doadores receberam o corte do cabelo gratuito no local e a única exigência para a realização da doação é de que o cabelo tenha, no mínimo, 20 centímetros de cumprimento e as crianças e adolescentes devem estar acompanhadas de um responsável.

Além da doação de cabelos, a campanha ainda recolheu doações de chapéus e lenços para distribuição gratuita. O recolhimento dos materiais foi realizado pela equipe do Instituto Atitude na Cabeça, que também oferece atendimento a mulheres e homens vítimas do câncer de mama.

Doando amor

A colombense Carmina dos Santos de Araújo, moradora do Jardim das Graças, conta que foi incentivada pela filha a doar seus cabelos, o qual não cortava a mais de um ano. “Fico feliz em poder contribuir. A emoção de ver a pessoa recebendo não tem preço”, afirma.

Alguns comportamentos são inesperados, como a da filha de Carmina, que com apenas seis anos de idade, já participou de doações de cabelo para a confecção de perucas. Sua mãe conta que ela pretende deixar seu cabelo crescer novamente com planos de repetir a ação.

“São de nossos pequenos que vem às grandes atitudes de humanização e devemos estar sempre abertos a aprender e reaprender com nossas crianças”, conta a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

Carmina, que devido a uma doença também sofreu a perda de seus cabelos, conta orgulhosa de sua filha, uma pequena colombense, que são ações como essas que contribuem de maneira simples para o aumento da autoestima de muitos adultos, jovens e crianças.

Corte correto para a doação de cabelo

Para realizar a doação de cabelo, o mesmo precisa ter o mínimo de 20 centímetros de cumprimento. O cabelo deve estar limpo e seco, evitando estar com os cabelos úmidos ou molhados.

Para a campanha, cabelos com tintura, mechas, progressiva ou cabelos crespos são sempre bem-vindos. Caso você queira entregar o cabelo já cortado, separe-os em pequenas mechas e amarre-as com elástico.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)