sexta-feira, 26 de abril de 2024
Prefeita vistoria obras de contenção de enchentes no município de Colombo

Prefeita vistoria obras de contenção de enchentes no município de Colombo

Programa previa a realização de serviços em 21 pontos de Colombo, mas número foi ampliado e obras irão até abril

A prefeita Beti Pavin vistoriou duas ações em andamento no município, uma no Marambaia e outra no Guaraituba. As obras fazem parte do Programa de Contenção de Enchentes, que a princípio passaria por 21 pontos do município, mas devido as urgências em alguns pontos, o número foi ampliado e os serviços serão executados até o mês de abril.
“Desde o ano passado diversas regiões de Colombo receberam os serviços do Programa de Contenção de Enchentes, que tem como grande objetivo minimizar o problema de alagamentos em épocas de fortes chuvas e, assim, garantir tranquilidade aos moradores quando o céu fica cinza”, afirmou a prefeita Beti Pavin durante as visitas.
No Marambaia as obras se concentram na Rua Santiago, esquina com a Rua Holarias. A situação no local era bastante crítica e há pelo menos 30 anos, os moradores sofriam constantemente com alagamentos. Com 90% dos serviços já executados, o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki, explica que as condições e a localidade dificultavam a realização dos serviços nesta região.
“Este é um ponto bastante movimentado e por onde passam cabos de telefonia e três redes da Sanepar. Além da Prefeitura, também tivemos o apoio destas companhias nesse esforço conjunto que tinha como único objetivo o bem estar da população”, explicou o diretor Nowacki.
Outro ponto vistoriado foi a obra que acontece no bairro Guaraituba. A prefeita pôde acompanhar o início dos serviços, onde será realizada limpeza do canal, construção de uma nova caixa de contenção e substituição das manilhas antigas por novas e de diâmetro maior. As obras no local ainda incluem plantio de grama e vegetação nas laterais, para preservação do canal.

Outros pontos
A princípio o Programa de Contenção de Enchentes iria passar por 21 pontos, mas esse número foi ampliado, segundo explicou Nowacki. “Conforme as necessidades apareciam, outros pontos foram incluídos no Programa. Um exemplo foi a obra no Marambaia, onde os moradores sofriam com problemas de alagamentos há muito tempo”, informou.
Em janeiro, a região do Capivari também recebeu obras do Programa. Os serviços se concentraram na revitalização da ponte do Rio Capivari, onde agricultores já reclamavam há algum tempo das condições conforme a chegada das chuvas. Além da revitalização da ponte, houve também a troca de manilhas, de 1 metro para 1,5 metros.
Os últimos pontos que receberão obras do Programa de Contenção de Enchentes serão nas regiões do Atuba, Parque Embu, Cesar Augusto, Osasco, Parque dos lagos e Guaraituba. Em função das condições climáticas, que atrasaram alguns serviços, e da inclusão de novos pontos, a previsão é que entre março e abril todas as obras tenham sido realizadas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress