quinta-feira, 25 de abril de 2024
Pinhais integra projeto que incentiva a alimentação saudável nas escolas

Pinhais integra projeto que incentiva a alimentação saudável nas escolas

A iniciativa é apresentada como estratégia para o enfrentamento dos desafios impostos pela busca da segurança alimentar e nutricional

Dentre as exigências do projeto está a de implantar a horta em, no mínimo,  cinco escolas do município, algo que já ocorre em Pinhais

As Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento, foram selecionadas para participarem do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, representando Pinhais. A iniciativa coordenada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e demais entidades, é apresentada como estratégia para o enfrentamento dos desafios impostos pela busca de segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo.
Segundo a coordenação, este projeto tem possibilitado o debate com os diversos segmentos da escola sobre as questões sociais, econômicas e culturais, que envolvem o direito à alimentação adequada, bem como a garantia da alimentação como direito social. Dentre as exigências do projeto está a de implantar a horta em, no mínimo, cinco escolas do município, algo que já ocorre em Pinhais, uma vez que grande parte das unidades de ensino contam com estes espaços.
Em Pinhais, cinco representantes foram indicados e participam, desde o mês de fevereiro, da capacitação que visa formar multiplicadores das ações educativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A equipe ficou assim composta: Adriana Belloy, nutricionista responsável técnica e coordenadora de alimentação escolar; Maria Lucia Ceccon Pereira, coordenadora pedagógica; Ari Frozza, coordenador para ambiente e hortas; Fernanda Mattos Pierin, nutricionista do quadro técnico; Marelis de Fátima Rodrigues, representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Segundo a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, a ideia é agregar mais esta proposta às ações já desenvolvidas em Pinhais. “Aqui no município nós realizamos o Projeto Escola 100% Reciclável, por exemplo, que tem como uma das frentes a preocupação com a alimentação de qualidade”, cita a secretária. Andrea salienta também que já faz parte do currículo escolar o ensinamento dos conceitos da alimentação saudável. Outro ponto a ser destacado é o trabalho realizado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, que acompanham de perto a alimentação nas unidades de ensino e formulam cardápios priorizando os alimentos saudáveis.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress