Escrito em por

pinhais09

 

A suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino e o cancelamento dos eventos comemorativos ao aniversário da cidade estão entre as decisões tomadas mediante Decreto-Lei Municipal assinado pela prefeita Marli Paulino

A Prefeitura de Pinhais, desde o início da semana, tem tomado providências rigorosas e adotado medidas de prevenção à expansão do Coronavírus (Covid-19) em todo o município. Na terça-feira, dia 17 de março, a prefeita Marli Paulino (PDT) assinou Decreto-Lei Municipal que prevê uma série de medidas a fim de evitar, ao máximo, a aglomeração de pessoas em todos os espaços e equipamentos públicos.

Entre as medidas preventivas adotadas pela prefeita, está a suspensão das aulas, a partir do dia 23 de março até o dia 12 de abril, em todas as escolas municipais e CEMEIs. As aulas do cursinho pré-vestibular Mais Pinhais também foram suspensas, por tempo indeterminado. A data inicial foi escolhida em função de, o dia 20 de março ser feriado municipal pelo aniversário do município, dia em que naturalmente não haveria aulas nas unidades da rede municipal de ensino, conforme o calendário escolar.

A assessora de Imprensa da prefeitura, Daise Faganello, explica que decretou-se a antecipação do recesso escolar de julho e de dezembro. “Desde terça-feira, a presença dos alunos nas aulas já foi facultativa. A princípio, a suspensão das aulas será até o dia 12 de abril, antecipando-se as férias escolares de julho e de dezembro. As aulas deverão ser repostas no período que normalmente seria o de recesso. Não foi necessária alguma menção às escolas estaduais e particulares por conta da decisão prévia do governador Ratinho Júnior de suspender as aulas em todas as instituições de ensino do estado, tanto estaduais como particulares, inclusive as de ensino superior”, explica.

Cancelamento de eventos comemorativos ao aniversário de Pinhais

Outra decisão tomada pela prefeitura foi o cancelamento das festas alusivas ao aniversário do município, cuja programação se prolongaria por todo o mês de março. “Foram cancelados todos os eventos comemorativos, a exemplo da Ação Socioambiental, do Festival da Cerveja, e outros. A medida é extremamente necessária para evitar aglomerações de pessoas”, relata a assessoria de imprensa.

Dispensa de servidores em grupos de risco

Em relação aos servidores públicos municipais, o decreto prevê a dispensa do trabalho aos servidores maiores de sessenta anos, gestantes, lactantes ou com doenças crônicas. “Todos os servidores nessas condições foram dispensados de presença, colocados em disponibilidade do poder público para trabalharem em casa, apenas, em regime de home office”, explana.

Canal de orientação à população por telefone

Uma das principais medidas adotadas é a disponibilização de um canal de orientação à população, por telefone, em caso de suspeita de contaminação pela Covid-19. “A prefeitura disponibilizou dois números de celulares para orientar o munícipe que apresente sintomas suspeitos da Covid-19. A orientação é que a população telefone somente em caso de apresentar algum sintoma relativo ao vírus, a exemplo de febre, tosse seca, falta de ar, e outros. Informações sobre os sintomas estão disponibilizados no link específico criado no site da prefeitura, contendo um amplo material informativo sobre a pandemia e as decisões municipais. O que está ocorrendo é que as pessoas estão ligando nesses números para pedir informações sobre prevenção ao contágio, a exemplo de como usar o álcool gel, congestionando as linhas. Pedimos que não telefonem para buscar essas informações, a fim de não congestionar as linhas, deixando-as livres para quem realmente precisa, que são aqueles que apresentam sintomas”, alerta.

Para atender dúvidas sobre o Coronavírus estão disponíveis os números (41) 98814-6838 e (41) 98742-6383. Serão atendidas tanto ligações, como mensagens via Whatsapp. Para evitar que as linhas congestionem, é importante que o contato seja feito somente em caso de extrema necessidade.

Em caso de sintomas, ligue para o Canal da Prefeitura

A assessoria de imprensa salienta que todo munícipe que apresentar sintomas suspeitos de contágio deve adotar como primeira medida a ligação telefônica a esse serviço disponibilizado pela prefeitura, ao invés de procurar a UPA 24 horas ou uma unidade de saúde. “O movimento já aumentou nas unidades de saúde por conta da pandemia. É importante que a pessoa que apresentar sintomas não vá à UPA ou aos postos de saúde para não lotar esses equipamentos públicos que necessitam atender pacientes com diversos problemas. A medida também evita a contaminação dos outros pacientes e de profissionais de saúde. A orientação primeira é telefonar para esse canal de serviço. Os atendentes passarão todas as orientações necessárias, acompanhando caso a caso. Se for necessário internação hospitalar, a parceria com o Governo do Estado, através da Central de Leitos, deverá providenciar uma vaga em hospital”, orienta.

Ressalta-se que a população evite comparecer às unidades para procedimentos eletivos, como por exemplo, a coleta de exames preventivos ginecológicos ou consultas médicas de rotina. Deve-se ir às USFs somente em último caso.

“Se a pessoa estiver com febre, tosse ou falta de ar e nos últimos 14 dias esteve em viagem internacional ou em cidades com transmissão sustentada, como por exemplo São Paulo e Rio de Janeiro, ou se teve contato com algum caso confirmado de Covid-19, deve solicitar, via telefone, orientações da equipe da Secretaria de Saúde”, explica Viviane Maysa Tomazoni, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde.

Site da Prefeitura de Pinhais orienta sobre pandemia

Tendo em vista todas as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Pinhais disponibilizou um site com link dentro do próprio endereço eletrônico da prefeitura que reúne todas as informações sobre o Coronavírus. O site está disponível na página da prefeitura: www.pinhais.pr.gov.br (banner informe-se aqui), ou no link.

Neste momento, a informação é a melhor forma de prevenção. O objetivo principal é manter a população informada de todos os comunicados oficiais sobre o Coronavírus em Pinhais.

Além disso, é preciso tomar cuidado com falsas notícias. Portanto, se você receber qualquer informação por meio de redes sociais e aplicativos procure saber se são de fontes oficiais.

Suspensão de férias e licenças a profissionais de saúde

Com o objetivo de garantir uma maior estrutura de profissionais na rede de saúde pública do município, decretou-se ainda a suspensão das férias e licenças dos servidores da área. “O objetivo é garantir um maior número de profissionais de saúde trabalhando em caso de aumento da demanda”, completa a diretora.

Desde a publicação do decreto, em 17 de março, os eventos públicos ou privados com mais de vinte pessoas também estão suspensos. O decreto veda as concessões de licença de alvará para eventos públicos ou privados com mais de vinte pessoas, com o intuito de evitar aglomerações”, frisa.

Parques, bosques e praças de Pinhais fechados

Uma nova medida foi adotada pela Prefeitura de Pinhais, em 19 de março, para evitar a aglomeração de pessoas em espaços públicos, seguindo recomendações de órgãos de saúde. Parques, bosques e praças do município estão fechados, por tempo indeterminado, desde o dia 20.

A decisão está entre as ações que visam evitar a propagação do contágio pela Covid-19. Com isso, o Parque das Águas, ParCão, os dois Bosques, academias ao ar livre e praças, seguem fechados ao público.

Isolamento social é fundamental

O isolamento social está entre as principais medidas de contenção. Se estes ambientes ficarem abertos, poderá haver um grande número de frequentadores. Então, fechá-los não deve ser visto como prejuízo neste período, uma vez que a ideia central é que nos desloquemos de nossas casas somente em casos de extrema necessidade. “Reforçamos que este é um momento em que toda a sociedade precisa estar unida para vencer esta pandemia. Com isso, a Prefeitura de Pinhais segue adotando medidas no sentido de contribuir”, reitera a assessoria de imprensa da prefeitura.

Medidas de Prevenção do Ministério da Saúde

Medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las, são importantes em todos os momentos, principalmente neste. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool 70% – pode ser gel ou líquido, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Ainda de acordo com o ministério, utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Recomenda-se ainda a distância de 1,5 m ao interagir com as pessoas, mesmo entre pessoas dentro de casa, pois, ao falar, minúsculas gotículas de saliva carregando o vírus costumam ser expelidas, podendo alcançar o rosto do interlocutor.

Serviço

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro pelos telefones:

USF Ana Nery – Telefones: (41) 3912-5397 / 3912-5215.

USF Esplanada – Telefones: (41) 3912-5356 / 3912-5346.

USF Jardim Karla – Telefone: (41) 3901-5827 e 3901-5824.

USF Maria Antonieta – Telefone: (41) 3912-5364 / 3912-5354.

USF Perdizes – Telefone: (41) 3912-5359 / 3912-5349.

USF Perneta – Telefone: (41) 3912-5357 / 3912-5334.

USF Tarumã – Telefone: (41) 3912-5351 / 3912-5361.

USF Tebas – Telefone: (41) 3912-5358 / 3912-5370.

USF Vargem Grande – Telefone: (41) 3912-5353.

USF Vila Amélia – Telefone: (41) 3912-5365 e 3912-5347.

USF Weissopolis – Telefone: (41) 3912-5352 e 3912-5348.

Prefeitura de Pinhais acerta ao buscar a prevenção acima de tudo

O jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, mediante o cenário de pandemia pelo Coronavírus/Covid-19, reconhece todos os esforços adotados pela Prefeitura de Pinhais para evitar a expansão do contágio como medidas apropriadamente necessárias. Em momentos de emergência ou calamidade pública como esse em que o país e grande parte do mundo se encontra, cabe ao Poder Público adotar, com serenidade, racionalidade e competência, todas as medidas de precaução estritamente necessárias. Acreditamos que a saúde pública deve ser prioridade, mesmo que em detrimento de perdas econômicas e financeiras, que infelizmente atingirão a todos.

O momento é de pensar na coletividade, na saúde e bem-estar da população acima de tudo. Pinhais completou 28 anos de emancipação em 20 de março, mas, infelizmente, os eventos comemorativos tiveram de ser cancelados. Uma decisão acertada, visto o cenário grave e preocupante no país. Cremos que o melhor presente que o Poder Público Municipal poderia oferecer ao cidadão neste difícil momento seria, realmente, o que a Prefeitura tem feito: adotar medidas rígidas para conter a expansão da pandemia, além de conscientizar o cidadão sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte nos cuidados e orientá-lo nos casos de suspeita de contágio, tomando todas as providências necessárias, a exemplo de encaminhamento para internação hospitalar, em parceria com o Governo do Estado, a partir da Central de Leitos. Torcemos e oramos para que o número de casos de contaminação não cresça, especialmente, os graves, mas, é fundamental, também, agirmos para prevenir a expansão da pandemia.

Atualmente, segundo dados oficiais, Pinhais somente apresentou um caso, de um morador de 27 anos que não contraiu o vírus em território do município, mas, em Curitiba, durante evento empresarial em que havia um palestrante da Espanha. De acordo com o site da Prefeitura de Pinhais, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar, recebendo todas as orientações dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Canal com os números telefônicos.

Colocamo-nos à disposição, como de costume, para a divulgação de quaisquer informações necessárias solicitadas pelo Poder Público Municipal com o intuito de colaborar para evitar ao máximo a expansão da pandemia. É momento de muita união e de colaboração de todos, em nome da coletividade e da proteção, em especial, àqueles mais vulneráveis presentes em nossas famílias, círculo social e em toda a comunidade, a exemplo dos idosos e dos portadores de doenças crônicas.

Ficar em casa deve ser a grande prioridade do momento. Quanto mais cedo adotarmos todas essas medidas rígidas, mais cedo poderemos voltar à normalidade, evitando o colapso do Sistema Único de Saúde, além de muitas mortes e sofrimento a todos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)