Escrito em por

DSC_0814

 

O Passeio Ciclístico, realizado no domingo (24), terminou no CIE – Centro de Iniciação ao Esporte, espaço público inaugurado em parceria com o Governo Federal no mesmo dia

O aniversário de 27 anos do Município de Pinhais – comemorado no dia 20 de março, contou com uma extensa programação. A exemplo de anos anteriores, desde 2009, quando Luizão Goulart assumiu o cargo de prefeito, foram realizados eventos, ações e inaugurações durante todo o mês.

Eventos comemorativos

Dentre as celebrações oficiais podemos destacar, no dia 8, a inauguração do CMEI Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Cláudia. Já no dia 17, domingo, a Caminhada Ecológica, realizada no recém-inaugurado Parque das Águas, reuniu muitos atletas e amantes da natureza. Também com foco na qualidade de vida, no dia 19, terça-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu mais uma edição da Ação Socioambiental. Voltada à preservação do meio ambiente, a atividade realizada no Parque Linear do Atuba, que incluiu o plantio de árvores, teve como proposta a integração de alunos do município em um momento prático de educação ambiental.

Justiça no Bairro e Sesc Cidadão

Também como parte das comemorações, no dia 16 aconteceu o Programa Justiça no Bairro, Sesc Cidadão e Feira Municipal de Serviços. Realizado na Escola Municipal Felipe Zeni, no Alto Tarumã, o evento disponibilizou diversas atividades e ações gratuitas, como corte de cabelo, serviços de saúde, brincadeiras para a garotada e exposições. Ainda dentro do Programa, o Poder Judiciário e o Ministério Público ofertaram vários atendimentos ao cidadão, entre eles orientações jurídicas, audiências de conciliação, divórcio, guarda, reconhecimento de paternidade e maternidade, e outros. O Instituto de Identificação do Paraná colaborou com as emissões da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade. O Hemepar participou com a coleta para cadastro de medula óssea. Na área da saúde foram aplicados teste de glicemia e aferição de pressão arterial. Representada no evento, a Agência do Trabalhador de Pinhais posibilitou a intermediação de mão de obra. Também participaram do evento a Polícia Militar, Aeronáutica e Exército. No mesmo sábado, à noite, foi realizado o Casamento Comunitário.

Espaço Comunidade

No dia 23, sábado, aconteceu mais uma edição do Espaço Comunidade. O programa que tem como propósito levar aos bairros da cidade atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer, este ano foi realizado no bairro Maria Antonieta.

Passeio Ciclístico

Já no domingo, dia 24, cerca de 550 pessoas – entre crianças, adultos e idosos – participaram do tradicional Passeio Ciclístico. Na abertura do evento, a reportagem teve a oportunidade de conversar com Dona Eneida Oliveira, Rainha da Melhor Idade. Além da felicidade pela conquista do título, D. Eneida disse estar bastante contente em participar do Passeio pela primeira vez. “Meu marido participa todos os anos e sempre ganha troféu. Espero ganhar um, também. Sou feliz por viver em Pinhais, uma cidade muito importante na Região Metropolitana e todo Paraná. Moro aqui há trinta anos e tenho acompanhado todo esse desenvolvimento, principalmente, desde que o Luizão foi eleito prefeito. Agora, com a Prefeita Marli Paulino, também estou gostando muito da gestão, ela está dando continuidade ao trabalho do Luizão”, comentou a participante das atividades do Centro de Convivência do Idoso.

Muitos motivos para comemomar

O ex-Prefeito e Deputado Federal Luizão Goulart (PRB), um dos participantes do Passeio, expressou seu orgulho por Pinhias. “Fico muito feliz que a Marli Paulino e a Rosa Maria estejam dando continuidade ao trabalho iniciado na minha gestão. São muitos motivos para comemorar mais um aniversário. Além desse tradicional Passeio, a população ganha, hoje, um grande presente, que é a inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte , um espaço para os jovens e crianças iniciarem atividades esportivas”, ressaltou Luizão.

Estiveram presentes ao Passeio Ciclístico a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino; o Deputado Federal Luizão Goulart; o Secretário de Finanças, José Martins; o Secretário de Administração, Heuler Giovannetti; o Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; o Coordenador de Esportes, Bruno Sitima; os vereadores Marcinho, Carlinhos do Eliza, Arnaldo do Vizinho Solidário, Pioco, Renan Ceschin e Zé Francisco.

 

Centro de Iniciação ao Esporte é entregue à população

DSC_0868

O trajeto de aproximadamente 7 km começou no Bosque Municipal de Pinhais e terminou no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), entregue à população no dia do Passeio.

Resultado do convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte, a inauguração do novo equipamento público municipal também fez parte da programação do aniversário de 27 anos de Pinhais. Localizado na Praça Fábio Túlio, na Avenida Maringá, no Atuba, o Ginásio Poliesportivo contou com investimentos de R$ 3 milhões.

Em uma área de aproximadamente 2.000 m² estão integradas atividades e a prática de esportes voltados ao alto rendimento, estimulando a formação de atletas, entre crianças e adolescentes. Segundo o Ministério do Esporte, o objetivo desta iniciativa é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamentos públicos esportivos qualificados, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

“Pinhais não pára”

Presente à inauguração do CIE, a Prefeita Marli Paulino (PDT) ressaltou a importância do espaço inaugurado durante as comemorações de aniversário do município. “Esse é um bom exemplo de que Pinhais não pára de avançar. Estamos dando continuidade a todos os projetos e obras da gestão anterior. Agradeço à população e peço que tenha paciência, pois muitas obras desse porte ainda virão. Também sou atleta e sei dos benefícios que o esporte proporciona à saúde. Espero que a comunidade aproveite bem esse espaço, pois ele pertence a todos”, comemorou.

Muito entusiasmada, a Vice-Prefeita Rosa Maria (PROS), também referindo-se à continuidade da gestão do Luizão, falou da alegria em inaugurar o CIE. “ É com grande emoção que inauguramos esse espaço com diversas modalidades esportivas e culturais. Sabemos que o esporte é a forma mais eficiente de combater a criminalidade entre jovens, já que oferece condições e oportunidades para um futuro melhor. Em Pinhais, estamos fazendo a nossa parte para construir um País melhor. Que a comunidade usufrua desse espaço da melhor forma possível”, frisou.

Expectativa de parcerias

O ex-Prefeito e Deputado Federal Luizão Goulart defendeu que o objetivo da atual gestão é dar continuidade aos avanços conquistados, sempre ampliando e inovando. “Muita coisa em Pinhais foi feita em parceria com o Governo Federal. Acredito que se a Prefeitura fizer sua parte, apresentando bons projetos, conseguirá firmar novas parcerias, porque é nos municípios que tudo acontece, seja na segurança, educação ou saúde. Estou muito confiante disso”, declarou.

Descentralização de recursos

O Secretário Nacional de Esporte, General Marco Aurélio Vieira, destacou a importância da obra. “É uma emoção, como professor de Educação Física, vir a Pinhais e inaugurar uma instalação esportiva dessa dimensão. Falo em nome do Presidente Bolsonaro e do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, cujos projetos estão alinhados na descentralização dos recursos públicos, da esfera federal para os municípios, invertendo a pirâmide da concentração de recursos. Pinhais é um bom modelo da aplicação correta de verbas governamentais”, enalteceu.

O General Vieira acrescentou ainda que a missão da Secretaria Nacional de Esporte é fazer com que o legado dos Jogos Olímpicos de 2016 realmente aconteça. “Tínhamos previsto 143 espaços como esse, por todo o país. Foram dezenove Centros de Iniciação ao Esporte inaugurados desde o início do governo, em janeiro. Só no Paraná são sete.

Parceria com a Câmara

Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, o Vereador Marcinho (PDT) externou sua alegria em ver inaugurada uma obra do porte do CIE. “Temos a honra e a satisfação de ter apoiado na Câmara esse projeto em parceria com o Governo Federal. Importante ressaltar, ainda, que, em dois anos, devolvemos à Prefeitura quase R$ 8 milhões em recursos para que sejam investidos em saúde, educação, esportes”, lembrou.

Sonho de 25 anos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) falou do sonho de 25 anos que agora se realiza com a inauguração do CIE, no Conjunto Áquila. “Sinto-me gratificado em ter votado favoravelmente a esse projeto na Câmara. São 27 modalidades esportivas à disposição da população. Apenas sete Centros foram destinados ao Paraná, e Pinhias foi um dos contemplados. Ficamos felizes em trabalhar junto com os servidores municipais, fazendo de Pinhais uma referência em todo o país”, comemorou.

Atividades do CIE

No Centro de Iniciação ao Esporte serão ofertadas várias modalidades esportivas, entre elas futsal, voleibol, capoeira, basquete, artes marciais e ginástica rítmica. As inscrições são gratuitas e a participação nas turmas está condicionada apenas a existência de vagas disponíveis. No local também serão realizados os eventos de competições esportivas municipais, como Copa de Futsal, Basquete 3×3, Copa de Vôlei e Jogos Intercolegiais de Pinhais.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)