Escrito em por

JD Menino Deus (1)

 

Palestras, dinâmicas, orientações, serviços gratuitos e sorteio de brindes estão fazendo parte da campanha

As Unidades Básicas de Saúde de Quatro Barras vestiram-se de rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa – campanha mundial que defende esta bandeira – está mobilizando centenas de moradoras em Quatro Barras e conscientizando sobre a importância de manter em dia exames como a mamografia e o preventivo, além de incentivar outros cuidados com a saúde.

Jardim Graciosa

Na Colônia Maria José, a equipe da UBS do Jardim Graciosa programou um evento todo especial para mobilizar o maior número de participantes. Além de espaços decorados na cor da campanha, o evento contou com orientações sobre a prevenção do câncer de mama, de útero e de boca; palestra sobre emagrecimento e saúde, ministrada pelo professor Dodô, que é especialista em nutrição esportiva, qualidade de vida e saúde; tarde da beleza (com serviços gratuitos de massagem, maquiagem e sobrancelha), ginástica recreativa, sorteio de brindes e coffee break.

Cerca de cem pessoas participaram da programação. “O grande objetivo é falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Muitas pacientes têm dúvida com relação aos intervalos de tempo para fazer os exames. Por isso é importante sempre relembrar: a mamografia deve ser feita a cada dois anos, exceto quando há casos de câncer na família; e o preventivo deve ser realizado anualmente”, destacou a enfermeira Mari Elaine Magalhães dos Santos.

Segundo ela, a grande adesão é reflexo da mobilização de toda a equipe e do espírito participativo da comunidade, a exemplo da participante Dalma H. da Silva, de 74 anos. “O evento está maravilhoso. Fiz massagem, recebi informações importantes e estou cada vez mais atenta à saúde. Sempre me cuidei muito e quero continuar assim”, disse Dalma, ao elogiar a programação.

O evento também foi acompanhado pelo vice-prefeito Roberto Adamoski, pelo secretário de Saúde, Leonardo Presa; e pelo coordenador Kayo Augustus.

Jardim Menino Deus

Na UBS do Jardim Menino Deus, a campanha Outubro Rosa também recebeu grande adesão. Cerca de 80 pessoas participaram do evento organizado pela equipe de Saúde. Todos os detalhes, desde a decoração com iluminação rosa, balões, painel de fotos, até a confecção de brindes personalizados foi pensada especialmente para a campanha.

Também houve palestra com a psicóloga Maria Laura da Veiga, orientações sobre a mamografia e a coleta de preventivo; sorteio de brindes, entrega de lembranças, brincadeiras e coffee break, além da divulgação dos serviços que acontecem neste sábado (21) em todas as UBS, voltados ao público feminino.

A participante Arielma Ferreira Silva, de 22 anos, elogiou. “Gostei muito do evento, está lindo. Faço os exames com frequência porque saúde é tudo. Hoje vemos que informação também nunca é demais”, contou Arielma, que veio acompanhada pela filha Marcela, de um ano e oito meses.

O secretário de Saúde, Leonardo Presa, também esteve na UBS e parabenizou o trabalho desenvolvido pelas equipes. “Todas as unidades estão de parabéns pela forma como abraçaram esta campanha tão importante, com uma dedicação e empenho que superou todas as expectativas. Parabéns às equipes e também à comunidade, que cada vez está mais engajada na prevenção”, disse.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)