quinta-feira, 25 de abril de 2024
Câmara aprova Licença Prêmio para servidores públicos municipais

Câmara aprova Licença Prêmio para servidores públicos municipais

Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Sessão 30/06/2015

por Angelo Stroparo

Na sessão de terça-feira (30), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 538/2015, promovendo, assim, o retorno da Licença Prêmio aos servidores municipais, após mais de dez anos da revogação do benefício.

Projetos de Lei

Aprovação da licença prêmio

Os vereadores aprovaram em unanimidade o PL (Projeto de Lei) nº 538/2015 que altera e acresce dispositivos na Lei nº 525, de 25 de março de 2004, ou, o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e a chamada Licença Prêmio. O vereador Luiz Monteiro (PSB) havia pedido vistas na ocasião do 2º turno de votação, dia 9 de junho. Após transcorrer o prazo regimental, na sessão de terça-feira (30), Monteiro apresentou as subemendas, já com o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.

Indicações

Recuperação de ruas no Jardim Itajubá

Vereadora Lucia
Vereadora Lucia

Os vereadores Lucia Stoco (PSD), Leandro da Nifer (PHS) e Sylvio Monteiro (SDD) apresentaram indicação (nº 7857/2015) ao Poder Executivo, para que determine a manutenção e recuperação das principais ruas do Jardim Itajubá.

Explicações Pessoais

Festas dos Metalúrgicos e da Escola da Cotia

O Vereador Onildo Francisco dos Santos (SDD) se desculpou pela ausência na festa dos metalúrgicos. De acordo com Onildo, o evento foi promovido na chácara do sindicato da categoria, em Campo Largo da Roseira. “Não compareci porque esteva na Cotia, presente em outro evento, na Escola – do qual fui um dos organizadores e contou com a participação de cerca de 1300 pessoas”, explicou.

Obras no Itajubá

Vereador Abelino
Vereador Abelino

O vereador Professor Abelino (PT) comentou a indicação nº 7857/2015, feita pelos pares Lucia Stoco, Leandro da Nifer e Sylvio Monteiro. Abelino se disse feliz por receber apoio nas causas pelas quais também trabalha. “No Pegi (Planejamento Estratégico do Guatupê e Ipê), criado após a realização de oito reuniões promovidas por mim na região, existe um item, de número 33, que pede anti-pó para as principais ruas do Itajubá, a saber: Rua Itararé, Rua Itaberaí, Rua Itaóca, Rua Itapeva e Rua Itaú”, informou. Essa solicitação, de acordo com o vereador, foi realizada em abril de 2013. Abelino informou que esteve reunido novamente com moradores do Itajubá, junto a Leandro José Pazinatto Rocha, secretário municipal de Viação e Obras Públicas e constatou que as obras de aplicação de saibro começaram. “Apesar de tardio o início das obras, fico contente pela indicação dos pares”, observou.

2ª Caminhada Internacional da Natureza – I

Abelino também comentou sobre a participação na 2ª Caminhada Internacional da Natureza. “Já havíamos participado do primeiro evento, na ocasião, realizado no Caminho do Vinho, e agora participamos desta última, feita na Colônia Marcelino”, explicou. O vereador parabenizou Giam Celli, secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, pelo trabalho a frente da Pasta. Segundo Abelino, a próxima caminhada está programada para 27 de setembro e será realizada, mais uma vez, na região das áreas rurais de São José dos Pinhais.

2ª Caminhada Internacional da Natureza – II

Vereador Gastão Vosgerau
Vereador Gastão Vosgerau

O vereador Gastão Vosgerau (PSDB) parabenizou o prefeito Luiz Carlos Setim e o secretário, Giam Celli, pela promoção da 2ª Caminhada Internacional da Natureza. Vosgerau ressaltou o grande número de participantes. “Esse evento vem se mostrando como um grande sucesso, cada vez mais pessoas aderem à caminhada, que tem sido muito bem organizada. Parabenizo ao prefeito, porque tem dado todas as condições para que as secretarias possam trabalhar e atender tão bem à população”, comentou.

Obras no Centro

Vosgerau destacou o trabalho que a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas tem feito no Centro de São José dos Pinhais. “Meus cumprimentos ao secretário de obras, pelas operações no Centro, porque quando avisamos de um buraco, algum problema em calçadas, temos sido atendidos com muita rapidez”, informou. O vereador reconheceu a importância de atitudes assim, por preservar a integridade física dos munícipes. “É bom pra todo mundo, mas, principalmente para idosos e pessoas com necessidades especiais que precisam de acessos bons, sem defeitos”, explicou.

Poluição com material publicitário

O parlamentar criticou a prática de espalhar banners e materiais publicitários, como folhetos e flyers, por exemplo. “Além de deixar nossa cidade feia, pela poluição visual, é proibido por lei usar postes e placas como suporte para esse tipo de publicidade. Enquanto fui secretário, mantínhamos uma equipe que fiscalizava essas ações e notificava empresários e comerciantes flagrados na prática. Hoje mesmo passei por algumas regiões e vi que existe muita situação irregular”, observou. Vosgerau disse ter visto placas carregadas de anúncios, cavaletes em frente aos estabelecimentos, em cima da calçada e perto do meio fio. “Isso atrapalha pedestres e em pontos de cruzamento, dificulta a visão de motoristas”, avaliou.

Excesso de velocidade e acidentes por falta de lombadas

Vereador Leandro Nifer
Vereador Leandro Nifer

O vereador Leandro da Nifer (PHS) contou sobre telefonemas recebidos que davam conta de acidentes violentos na região do Guatupê. “A avenida tem servido de palco para rachas”, informou. Leandro afirmou que já pediu lombadas na região, a fim de evitar excessos de velocidade e acidentes, mas não foi atendido. “Vários pedidos são feitos e muitos ficam sem resposta. Não podemos estar vivendo em parlamentos diferentes, vereador Gastão, porque se para um parlamentar, pedidos são atendidos, por que para outro não? Não podemos admitir isso!”, reclamou.

Mais igualdade

Leandro reclamou de sofrer tratamento desigual por parte das secretarias. “Os meus pedidos não estão sendo atendidos, se o de outros sim, parabéns a estes, mas quero ser atendido também”, protestou. Leandro chamou a atenção para os trabalhos no centro, citados por Gastão Vosgerau, ressaltando a importância de cuidar dos bairros, também. “Quem passa no Centro vê que está tudo bem arrumadinho, mas bairros dessa cidade continuam em situação deplorável. Vejam o exemplo do Guatupê”, observou.

Mais respeito das secretarias

Ainda se referindo a problemas de atendimento nas secretarias, Leandro reforçou a parcialidade junto aos parlamentares. “Aliás, é uma prática neste governo, da parte de alguns secretários: atendem uns e não atendem outros. Tem secretário que chega a fazer chacota com nossos assessores, ao receber um requerimento, que, por força de lei, tem de acatar, alega desconhecer a respectiva comissão que é Comissão instituída desta Casa!”, reclamou. Leandro acredita que o problema tem a ver com divergências partidárias. “É preciso combater a prática que alguns vereadores mantém: quando perdem a eleição se abrigam em alguma secretaria e passam a dificultar a vida dos parlamentares que não são base de apoio”, comentou.

Exemplo de boa conduta

O vereador argumentou que o trabalho de uma secretaria é melhor à medida que é pouco festejada. “Secretário bom é aquele que trabalha em silêncio. Quase não ouvimos falar do Giam Celli e lá está ele fazendo um bom trabalho, atendendo todo mundo, promovendo eventos de interesse da população”, elogiou.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress