sexta-feira, 26 de abril de 2024
Presidente Marcinho parabeniza professores e comemora nota de Pinhais no Ideb

Presidente Marcinho parabeniza professores e comemora nota de Pinhais no Ideb

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 16/10/2018

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), parabenizou aos professores pela passagem do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.

“Meus parabéns a todos os professores. Vocês merecem mais do que um dia ao ano de comemorações, mas serem valorizados todos os dias do ano. Não há nação que se desenvolva, que experimente o progresso em todas as áreas sem bons professores. Professores que sejam valorizados e respeitados. Todos nós precisamos de professores para sermos e fazermos o que fazemos hoje. Sem eles, não poderíamos dar nossa contribuição à sociedade”, valorizou.

Ideb – Índice de Educação Básica

Ainda falando sobre educação, Marcinho destacou a nota obtida por Pinhais no Ideb, tendo conseguido a melhor nota da Região Metropolitana Norte. “Temos muito a comemorar quanto à educação no município, a exemplo do último Ideb – Índice de Educação Básica. Ficamos com a melhor nota da Região Metropolitana Norte, entre 15 municípios, incluindo Curitiba. Isso é fruto da atuação dos professores no espaço escolar, resultado de um conjunto de ações de toda a equipe das unidades. Meus parabéns, professores de Pinhais; Secretária de Educação Andréa Francesquini e a toda equipe da Secretaria por este resultado que aponta, mais uma vez, que Pinhais está no caminho certo”, destacou.

 

Carlinhos do Eliza enaltece educadores e homenageia Professora Eliza Cavalli

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) agradeceu na tribuna aos vereadores da Casa pela Moção de Louvor aprovada na semana anterior em homenagem à Professora Eliza Cavalli. “Em lembrança ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15, lembro da Moção à Professora Eliza. Ela deu aula em diversas escolas de Pinhais e Colombo, dentre elas na Escola Municipal Marins de Souza Santos e na Escola Municipal 31 de março e, atualmente, aos 77 anos, está aposentada. Tive aulas com ela no Marins pelos anos de 1987 a 1992. Lembro bem de como era cativante, sabia ensinar brincando, estimulando a diversão no aprendizado. Além disso, sempre destacou-se por ajudar a comunidade e as igrejas. Entregarei pessoalmente a ela a Moção, uma vez que, por motivo de doença de seu marido, não pôde comparecer à Casa nem na semana anterior, nem, hoje. Em nome de todos os vereadores da Casa, irei entregá-la em sua casa esta homenagem nossa.

Agradeço aos vereadores pela aprovação da Moção de Louvor. Professora Eliza, a senhora mora no meu coração e no de todos a quem ensinou e incentivou o amor pelos estudos. Parabéns, a todos os professores pelo Dia do Professor. Se estamos aqui, hoje, é porque tivemos professores que nos deram condições de aprendizagem para exercermos nossas funções na sociedade”, homenageou.

 

Binga defende reavaliação de Plano Diretor com foco no apoio ao microempreendedorismo

O Vereador Binga (PPS) lembrou, ao ocupar a tribuna no Grande Expediente, da necessidade de reavaliação do Plano Diretor do município. “Se quisermos uma cidade melhor, dentro de pouco tempo, teremos de reavaliar o Plano Diretor do município. Quando este foi elaborado, dez anos atrás, a realidade era outra. Já realizamos algumas alterações. E teremos de fazer de novo plano, tendo em vista as áreas ambiental e urbanística, com foco no desenvolvimento econômico. Teremos de pensar num Plano Diretor que promova e estimule o desenvolvimento econômico, em especial, via microempreendedorismo e pequenos empresários. Somente as microempresas respondem por 92% das vagas de empregos geradas no município. Têm ocorrido muitos indeferimentos à abertura de novos empreendimentos no município por parte do Conselho Municipal de Urbanismo. Indeferimentos que não se justificam. Há meios alternativos aos indeferimentos, a exemplo da ampliação dos prazos para a adequação das empresas. O que não dá para continuar acontecendo é vermos tantas empresas, empreendedores, sendo barrados em suas iniciativas por parte do Conselho. Isso é um desestímulo à atividade econômica, à livre iniciativa no comércio, no empreendedorismo, de forma geral. Nenhum município vive sem arrecadação de impostos. Sem perspectiva de ampliação da arrecadação, não há projetos municipais para o futuro, não há empregos, não há renda. Temos de pensar numa reavaliação do Plano Diretor para que a atividade econômica seja conciliada de maneira equilibrada e harmônica com as propostas urbanísticas e ambientais da cidade”, defendeu.

Dia dos Professores e investimentos em educação

Os professores foram parabenizados pela parlamentar pelo Dia do Professor, em 15 de outubro. Binga acrescentou que acredita na importância dos investimentos em educação com o intuito, inclusive, de prevenir a criminalidade, a longo prazo. “Melhor investir mais em escolas, em educação, do que em presídios. Entendo, ainda, que certos aspectos da educação vêm do equilíbrio das famílias, também. É preciso que pais e professores joguem juntos para que tenhamos pessoas melhores no futuro. Pais não devem fazer carinha feia aos professores em certas circunstâncias quando estes repreendem o mau comportamento dos alunos. Defendo a educação integral nas escolas públicas para melhorar nossos país, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Só o que pode melhorar a vida dos brasileiros é a educação de qualidade. Aliás, sem incentivo e apoio ao microempreendedorismo, não será possível contarmos com arrecadação suficiente para a Prefeitura investir em mais educação. O que temos de fazer é ajudar ao máximo o desempenho das microempresas e empresas, para que garantam mais desenvolvimento econômico, e mais arrecadação de tributos. As demandas da cidade estão crescendo, sem recursos públicos, será impossível investir mais daqui a alguns anos”, alertou.

 

Airton pede a população que deixe de jogar lixo nas vias a fim de evitar entupimento de bueiros

O Vereador Airton Silva (PSC) iniciou seu discurso, no Grande Expediente, parabenizando aos professores pela passagem do Dia do professor, comemorado em 15 de outubro. “Parabéns, professores e parabéns à Vereadora Professora Cineia. Também já fui professor, dei aula no Senai por cerca de dois anos. Sei o quanto os professores lutam, pois não é fácil ensinar”, parabenizou.

Sobre as intensas chuvas no município nos últimos dias e alguns pontos de alagamentos que ainda persistem, o vereador lembrou que é preciso colaboração da população ao não jogar lixo nas ruas. “Sempre elogio na tribuna os inúmeros requerimentos atendidos pela Prefeitura. O município continua com obras em andamento, com tudo dentro do cronograma.

Com as chuvas, tem ocorrido alguns pontos de alagamentos, decorrentes das bocas-de-lobo entupidas. O problema é que ainda há cidadãos que jogam lixo em locais inadequados, não ajudam a cuidar da cidade. Depois, o culpado é o vereador, é a Prefeitura, se acontecem alagamentos. Precisamos educar as pessoas para que não joguem mais lixo nas vias, e em locais como, terrenos baldios, margens dos rios, ou mesmo, nos rios. Esse lixo vai para os bueiros e bocas-de-lobo que entopem, sem conseguir escoar a água das chuvas”, considerou.

Campanha de Haddad no segundo turno

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), foi elogiado pelo parlamentar, pois tem promovido uma enorme mudança na postura de campanha de seu adversário Fernando Haddad (PT). “Há tantos anos usando a cor vermelha como símbolo do partido e, agora, no segundo turno, o Haddad muda tudo, adere ao verde e amarelo. Até o plano de governo o PT está mudando. Realmente, o Bolsonaro tem de ser chamado de ‘mito’. Não é qualquer um que consegue isso. Haddad até tem tentado descolar-se do Lula, enfim, modificou toda estratégia de campanha”, ironizou.

A matéria de opinião veiculada na edição nº 503 do Jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, assinada pelo diretor João Aloysio, na coluna Palavra do Diretor foi destacada, também. “Parabéns, Joao Aloysio, pelo artigo muito pertinente em que avalia a estratégia de campanha do Haddad para o segundo turno, em que cita o fato de o petista estar tentando imitar aspectos da campanha do Bolsonaro, levando a passar a impressão de também aderir a uma campanha antipetista. Manuela D´ávila frequentando missas, como se fosse cristã; as cores verde e amarelo iguais às da campanha do Bolsonaro… Enfim, muito bem colocados esses pontos pelo João Aloysio. A realidade é que a campanha do Bolsonaro é fruto da vontade do povo. O povo deixa claro que quer mudança. O PT, quando começa a admitir que houve erros, atrai até apoiadores. O Cid Gomes, irmão do Ciro Gomes, foi filmado fazendo críticas muito duras ao PT em reunião do partido e agora até o Haddad anda admitindo que houve erros do PT enquanto esteve no poder federal. O ex-Prefeito Luizão Goulart foi prefeito enquanto esteve no PT, mas foram duas gestões muito bem sucedidas porque ele escolheu uma equipe muito competente e ética, fez uma gestão positiva, com foco na autocrítica, sem passar a mão na cabeça em relação a eventuais erros da equipe. Em suma, é preciso cortar todo mal pela raiz em qualquer gestão. A equipe do Luizão esmerou-se numa gestão muito positiva e construtiva”, colocou.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress