sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 30/06/2015

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 30/06/2015

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Joãozinho Ribeiro comenta pesquisa realizada pela UNINTER

vereador joaozinho

Na sessão em plenário da terça-feira (30/06), o Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) comentou na tribuna os resultados da pesquisa das Faculdades UNINTER, apontando os vereadores que mais trabalham pela cidade, segundo a população. “Esta foi uma pesquisa espontânea, na qual não se aponta o nome de nenhum político. Ou seja, estes foram os nomes que o povo se lembrou espontaneamente. Entre os seis primeiros colocados, estão: em 1º lugar, o Vereador Binga; em 2º, outro do PPS, o Silvio Star, em 3º, o Gilberto, que já informou que não é candidato à reeleição; em 4º, a Vereadora licenciada e Secretária da Administração, Rosa Maria; em 5º lugar, Joãozinho Ribeiro e em 6º, o Zezinho, que também já disse que não será candidato à reeleição. Enfim, todos são nomes merecidamente colocados pelo eleitor e fiquei contente de estar entre os cinco primeiros colocados”, afirmou.

Joãozinho também apontou os Vereadores Jane Carteira (PR) e Ari Valdir (PSDC), como, respectivamente, o 7º e 8º colocados no levantamento.

Pesquisa UNINTER para Prefeitura de Pinhais 2016

O Vereador também colocou os resultados da pesquisa, também realizada pela UNINTER, de intenção de voto para Prefeito de Pinhais em 2016. “Entre os nomes mais citados, destacam-se o da Vice-Prefeita Marli Paulino, depois o da Secretária de Administração Rosa Maria. Temos o Vereador Demétrio, também muito bem colocado e o Vereador Gilberto. O nosso candidato do PSB, o Jocelito, do Mercado JS, também foi destacado”, avaliou.

Capela Mortuária no Jardim Cláudia

Outro assunto colocado na tribuna, foi sobre uma reivindicação da população na qual o Vereador tem se engajado. Trata-se da abertura da Capela Mortuária no Jardim Cláudia. O parlamentar contou que, na última semana, o município apresentou dois óbitos por homicídio, gerando a demanda por espaço na Capela Mortuária Municipal. “Essa capela só comporta dois funerais. Mas tivemos um terceiro óbito. Faltou espaço. Não tínhamos onde velar o terceiro corpo. A construção da Capela Mortuária do Jardim Claudia, atrás da Unidade de Saúde da Vila Tebas, é urgente”, relatou.

 

Silvio Star agradece população por 2º lugar em pesquisa e pede desculpas por reivindicações ainda não atendidas

vereador silvio

Nas explicações pessoais, o Vereador Silvio Star (PPS) discursou na tribuna, agradecendo à população que o indicou, em pesquisa realizada pela UNINTER, entre os vereadores que mais trabalham pelo município. “Tenho procurado fazer o melhor, dentro do possível. É obrigação do vereador zelar pelo povo, pelos bairros, pela cidade, até mesmo pelo seu estado e pelo país. Gostaria de lembrar que somos limitados, muita coisa não conseguimos atender. Peço desculpas pelo que não consegui”, agradeceu.

Sessão da Câmara-Mirim com palestra sobre trânsito

A sessão da Câmara -Mirim, na tarde desta teça-feira (30/06), foi parabenizada pelo Vereador. “Parabéns a todos pela sessão e à Vereadora-Mirim Rafaela, que fez um bonito discurso. Na sessão de hoje, tivemos um palestrante falando sobre educação no trânsito. Temos recebido vários requerimentos da população pedindo para educar o motorista”, ressaltou.

Ciclovias e ciclofaixas para segurança de ciclistas

Ainda dentro do tema sobre trânsito, Silvio lembrou matéria publicada na última edição do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, na editoria Palavra do Diretor. “O artigo aborda as mortes de ciclistas em Curitiba, por falta de infraestrutura suficiente na capital. O Vereador Gilberto adotou a bicicleta como modal de transporte, aqui, mas, é importante que tenhamos estrutura de ciclovias, ciclofaixas. Falamos, defendemos esse modal, mas é preciso proporcionar infraestrutura adequada para não pôr em risco a vida dos ciclistas”, defendeu.

 

Gilberto afirma que, apesar de apontado como o 3º Vereador que mais trabalha pela cidade, não será candidato à reeleição

vereador gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto Hartkopf (PT), ao discursar, comentou sobre a pesquisa da UNINTER, realizada em Pinhais, que apontou os vereadores que mais trabalham pela cidade. “Que bom que estamos sendo lembrados na pesquisa. É importante para saber em que pé está a política e as condições dos pré-candidatos. Independentemente desses dados, reitero que não serei mais candidato a vereador”, disse.

Etapa da 15º Conferência Municipal de Saúde e 9ª. Mostra de Dança

O petista também discorreu sobre os eventos de que participou no município, na sexta-feira (26/06), a começara pela Etapa da 15º Conferência Municipal de Saúde. “Compareci na sexta à noite, à Etapa da 15º Conferência Municipal de Saúde, onde foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual e depois a Nacional. Logo após, fomos ao Ginásio Poliesportivo para assistir a abertura da 9ª. Mostra de Dança. Parabenizo a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer pela organização do evento, e também aos bailarinos e bailarinas. Foi um grande espetáculo”, contou.

Posse da Diretoria do Rotary

Na mesma noite de sexta (26/06), outro evento importante em que o Vereador compareceu a convite do Vereador Dr. Philip, foi a cerimônia de posse da diretoria do Rotary Club de Pinhais. “Meus parabéns ao Rotary pelo trabalho que desenvolvem na sociedade. Nunca havia comparecido a uma reunião do Rotary e gostei de conhecer”, relatou.

Pedido por Capela Mortuária no Jardim Cláudia

Sobre a Capela Mortuária no Jardim Cláudia, o parlamentar disse que já fez o pedido à Prefeitura para a abertura do espaço. “Pessoas nos procuram pedindo por esse espaço para que se possa fazer o guardamento dos mortos com mais conforto”, informou.

Câmara-Mirim: palestra sobre trânsito

Ao encerrar, Gilberto parabenizou a toda equipe envolvida no projeto da Câmara-Mirim. “Parabéns a todos os funcionários da Casa envolvidos no projeto e aos vereadores-mirins, que têm se esforçado em participar das atividades. A equipe sempre traz palestrantes para os vereadores-mirins. Hoje, foi a vez de palestra sobre educação no trânsito. É assim, atuando junto às crianças e jovens, que construímos futuros cidadãos mais conscientes”, valorizou.

 

Márcia Ferreira valoriza importância do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

vereadora marcia

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) falou na tribuna de sua satisfação em participar do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na semana anterior. “Participei do Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve como tema central: “Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como Radicalidade dos Diretos Humanos”. O fórum foi organizado pela Comissão Intersecretarial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Parabenizo a todos os integrantes desta Comissão Intersecretarial pela organização e participação, onde foram elaboradas propostas que serão apresentadas e encaminhadas para o Fórum Estadual e Nacional, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas direcionadas para a Pessoa com Deficiência. Também parabenizo os participantes deste debate, a exemplo do Pinguim, Presidente da Associação Desportiva Pinguins do Sul, e da minha amiga Nelci Gebauer, que muito contribuiu levando sua experiência e relatos das dificuldades encontradas no dia a dia por sua filha Nelva”, congratulou.

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Márcia lembrou que apresentou projeto de lei para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “No ano de 2014, protocolei o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Este projeto está em analise na procuradoria do município, e espero, que logo venha para essa Casa, para que possamos aprová-lo. O conselho é um importante espaço de construção de políticas públicas para a Pessoa com Deficiência. Em Pinhais, temos um grande número de pessoas com deficiência, algumas acamadas, e que não podem ao menos comparecer em eventos como o Fórum, o objetivo do projeto é integrar, ampliar a participação e dar visibilidade para as Pessoas com Deficiência”, acrescentou.

1º Go Skate Day Pinhais

Na área de esportes e lazer, Márcia destacou o 1º. Go Skate Day Pinhais, que deverá acontecer em Pinhais no próximo dia 19 de julho, com uma caminhada da Câmara Municipal até a Praça de Skate, onde será realizado um campeonato e apresentações artísticas. O evento é fruto da Lei 1420 de autoria da Vereadora. “O objetivo é promover ainda mais o skate como esporte urbano, lazer e meio de transporte alternativo. Já existe escola em nossa cidade com estacionamento para skate, um projeto pioneiro, desenvolvido pela Professora Mônica. Contamos com jovens na cidade que são destaque nesse esporte, como a Georgia Bontorin que é uma atleta de nossa cidade e campeã mundial de ‘down hill’. Temos inúmeros pistas e acredito que podemos ter no skate um grande apoio para a formação de nossos jovens. Aliás, agradeço o artista Thomas Tott que irá fazer um Grafite em 3D, as bandas de nossa cidade: Amitaba, Rasterriv que irão se apresentar; o Sulimar da Associação de Skatistas para Skatistas de Pinhais pela organização; a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e o Departamento de Comunicação pelo apoio; os professores da rede estadual e municipal e a todos, que de uma forma voluntária, tem colaborado com o evento”, discorreu.

 

Binga demonstra satisfação ao verificar interesse de munícipes em buscar o REFIP 2015

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) ressaltou, no início de seu discurso, o retorno que o REFIP já começa a dar para a cidade. O parlamentar contou que já soube de munícipes que estão procurando o programa para refinanciar suas dívidas com o Poder Municipal. “Fico contente de saber que já tem gente procurando o REFIP 2015. Parabéns a esta administração pela iniciativa, por mais esta ação que leva em conta a situação econômica do país, ajudando os munícipes para que tenham uma oportunidade de quitar suas dívidas”, observou.

Pesquisa UNINTER

Sobre a pesquisa UNINTER, que apontou os vereadores mais lembrados de Pinhais, Binga disse que o pinhaiense é um povo íntegro, conservador e que a cada dia está de olhos mais abertos para a política. “As eleições serão no ano que vem. Nem sabemos como estaremos até lá. Muita gente quer ser prefeito e vereador de Pinhais. Afinal, a cidade está muito bem, arrecadando mais impostos, crescendo, nossos rios estão bem mais cuidados. Então, todos querem um mandato. Não é fácil. Aqui na Casa, serão apenas dezessete eleitos. Sempre digo que o mais difícil não é se eleger, mas se manter no poder. Ser político é pensar no coletivo, ter amor ao próximo”, avaliou.

Espaço esportivo no Weissópolis

O Vereador agradeceu ao Prefeito Luizão Goulart (PT) pelo comprometimento em atender seu pedido de construção de um espaço esportivo no Weissópolis. “Agradeço ao Prefeito, que está sempre disponível a nos ouvir. Ele me falou que vai construir o espaço esportivo. Fiquei muito feliz”, contou.

Elogios à A Gazeta Cidade de Pinhais

Nas explicações pessoais, Binga enalteceu o trabalho deste jornal, A Gazeta Cidade de Pinhais, destacando a importância do veículo de comunicação para a cidade. “É o jornal mais lido do município. Grande parte da população o lê. Meus parabéns ao João Aloysio, diretor do jornal, e equipe”, parabenizou.

Projeto de Lei

O Vereador defendeu um limite de horário para o trabalho dos carros-fortes nas agências bancárias. “Eu, e os vereadores Márcia Ferreira, Cecília Padovan e Airton Ferreira pedimos uma regulamentação de horário para os carros-fortes atuarem nas agências bancárias. A medida é preventiva, visando garantir a segurança dos usuários da agências. Costumo levar minha mãe ao banco. Ela tem 80 anos e várias vezes presenciamos a chegada dos carros-fortes, os funcionários com aquelas bazucas. É perigoso expor a população, as pessoas idosas, especialmente, a essa situação nas agências. É preciso limitar os horários de funcionamento desses carros”, defendeu.

 

Vereador Tavinho pede mais policiamento para conter onda de criminalidade em Pinhais

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT), nas explicações pessoais, alertou para a grande incidência de criminalidade na ultima semana, em Pinhais. “Nesta última semana, tivemos um período meio atípico, com muitos roubos, assaltos, carros roubados e homicídios. O Vereador Leonildo Sandri, inclusive, teve seu carro roubado aqui no estacionamento da Câmara. Até no centro da cidade estão ocorrendo roubos e assaltos. É preciso atenção principalmente às meninas, às jovens, que têm sido vítimas mais assediadas, tendo seus celulares e carteiras roubados. O que estaria acontecendo com o policiamento é uma questão. É preciso rever o policiamento na cidade. Deve estar faltando alguma coisa, ou mais policiais nas ruas, ou mais rondas em pontos críticos. Quando situações assim acontecem, nós, vereadores, somos os primeiros a serem procurados pela população, que pede providências”, pontuou.

Aumento na tarifa da Sanepar

O aumento na tarifa de água da Sanepar também foi ressaltado pelo petista. “Teremos mais uma aumento na conta de água, de 8 a 10%. Quando a gente pensa que as coisas já estão ruins e não podem piorar, ainda pioram mais”, lamentou.

Saúde

Um acaso inusitado ocorrido na UPA 24 horas foi relatado pelo parlamentar. É referente a um munícipe medicado na UPA. O cidadão iniciou um quebra-quebra dentro da unidade, retirando os equipamentos médicos com os quais estava sendo assistido. “A Guarda Municipal e a PM tiveram de interferir para contê-lo. Enquanto isso, tivemos em Curitiba a morte de uma paciente em Unidade de Saúde, por falta de atendimento, no bairro Fazendinha. Em Colombo, o hospital está fechado há tempos. Mas, aqui em Pinhais, a UPA atende de 10 a 12 mil pessoas ao mês, acima de sua capacidade de 6 a 7 mil. Ou seja, está fazendo o possível para atender a todos, até os que vêm de fora, que estão em situação bem ruim, não contando em suas cidades com a estrutura adequada”, comparou.

 

Notícias de Gabinete

PEC das Domésticas é destacada pela Vereadora Jane Carteira

jane

A Vereadora Jane Carteira (PR) comemorou a emenda à Constituição, conhecida com PEC das Domésticas, que prevê o beneficio trabalhista para a categoria. O sistema irá unificar os pagamentos realizados pelos empregadores dos benefícios devidos aos empregados domésticos, incluindo FGTS, seguro contra acidente de trabalho, INSS e fundo para demissão sem justa causa, além de recolhimento do imposto de renda devido pelo trabalhador. “Essa emenda garante benefícios para os dois lados. As patroas podem contratar despreocupadas, já que têm os seus direitos e responsabilidades assegurados. E quem é contratado também terá seus benefícios garantidos”, apontou Jane.

Melhorias

Jane parabenizou a Secretaria de Obras pelo excelente trabalho que vem sendo feito em Pinhais, principalmente na Avenida Maringá, onde, segundo a parlamentar, um ótimo projeto está sendo construído nesta avenida, com um parque linear, ciclovia, calçadas, academia ao ar livre e outras benfeitorias.

Meio Ambiente

A Vereadora comemorou ainda revitalização dos canteiros centrais das principais vias da cidade, realizada pela Prefeitura Municipal de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Fazem parte da revitalização a limpeza, roçada, redefinição de gramado, plantio de mudas de flores e pintura de meio-fio. “Essas ações garantem mais beleza ao município, deixando a cidade vez mais bonita”, finalizou Jane.

 

Emenda para revitalização da Avenida Iraí é aprovada

vereador demetrio

Na sessão ordinária do dia 23/06/2015, realizada Câmara de vereadores de Pinhais, foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentarias para 2016, tendo sido encaminhada uma emenda, de autoria Vereador Professor Demetrio, determinando a revitalização da Avenida Iraí.

Após análise nas comissões processantes internas da Câmara, entendeu-se como legal e necessária, assim tendo sido colocada para votação em plenária, onde foi aprovada por unanimidade.

A Lei de Diretriz Orçamentária apresenta um preâmbulo de quanto e onde o município aplicará no ano posterior. É esta que serve de base para a Lei Orçamentária a ser executada no exercício de 2016.

A inserção da emenda apresentada pelo Vereador Professor Demetrio, requerendo a revitalização da Avenida Irai, é de suma importância, não somente para o trânsito local, mas principalmente para integração, desenvolvimento e valorização dos bairros Weissópolis e Vargem Grande, além de ser uma via de ligação com o município de Piraquara.

Esta é uma solicitação que a muito tem sido realizada pelos comerciantes e moradores dos bairros mencionados, trata-se de uma obra de grande porte, pois além de melhorar a estrutura urbana, no que se refere à pavimentação asfáltica, sinalização de trânsito, calçamento e paisagismo da Avenida, haverá a implantação de ciclovia. “Faz muito tempo que não é realizada obras de melhoria pública na Av. Iraí.

Estas melhorias são benéficas no sentido de melhorar o trânsito e a segurança dos pedestres, além de valorizar mais a região para os comerciantes locais”, disse o vereador Professor Demetrio.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress