sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 30/05/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 30/05/2017

por Vanessa Martins de Souza

Carlinhos do Eliza sugere cobrança a Governo do Estado por mais PMs e mais viaturas

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) parabenizou a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer pela realização da Pedalada Internacional da Natureza, no domingo (27/05). “Participei da Pedalada, que teve um percurso de 23 km, saindo do Jardim Karla. O evento contou com mais de 250 participantes. O trajeto incluiu locais muito bonitos, inclusive, nas áreas dos mananciais de água. Fomos ao Mirante da Sanepar, que proporciona uma vista muito linda. Aliás, aproveito para sugerir à Sanepar que abra o Mirante à visitação pública permanente. Só fomos lá porque estávamos na condição de participantes da Pedalada, mas seria muito interessante que fosse aberto à visitação pública permanente”, sugeriu.

Cobranças da população sobre segurança pública

A respeito de críticas e cobranças recebidas no Facebook, da parte de alguns munícipes, o vereador também contou que foi cobrado sobre a segurança pública. “A população nos cobra, mas também é importante a participação, o acompanhando de perto do trabalho da Prefeitura e do Poder Legislativo. Na quarta-feira passada, tivemos audiência pública de prestação de contas, com pouca participação da população. Nossas sessões em plenário aqui na Casa também contam com poucas pessoas. Mas gostaríamos de mais participação do povo ao acompanhar nossos trabalhos. Já falamos com o Coordenador da Guarda Municipal, o Câncio, assim como com o Capitão Lúcio, da PM, para formular estratégias de combate à criminalidade. Ficamos sabendo que não há policiais militares suficientes, nem viaturas. O Governo do Estado enviou onze PMs em janeiro, mas cinco deles já foram transferidos para outras cidades. Enviaram quatro viaturas, mas retiraram duas. Enfim, parece que o envio é apenas para registro fotográfico, publicidade. A Guarda Municipal tem feito muito bem a sua parte. Mas não dá conta de tudo sozinha. O problema da segurança pública não é só em Pinhais. Em Colombo, a situação é complicada. Houve um assassinato neste final de semana, de uma mulher, quando duas crianças também foram violentadas. Em Pinhais, tivemos o caso de pedofilia numa van escolar que presta serviços aqui no município. Descobriu-se que duas pessoas estavam cometendo abuso sexual. A questão é que nem a PM, nem a Guarda Municipal contam com bola de cristal para adivinharem aonde os crimes vão acontecer. Como há pouco efetivo, não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Temos de cobrar do Governo do Estado mais PMs e mais viaturas. Esse tipo de investimento não depende do Poder Municipal. Estou em contato com alguns deputados estaduais solicitando a providencia de mais medidas de segurança. Vamos fazer a nossa parte e cobrar de quem cabe a responsabilidade pela segurança pública, que é o Governo Estadual”, enfatizou.

 

Arnaldo do Vizinho Solidário pede união dos vereadores para a busca de mais investimentos em segurança pública

vereador arnaldo

O Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) revelou sua preocupação com a segurança pública do município. “A segurança pública tem nos deixado cada vez mais preocupados. Temos buscado apoio, junto ao Governo do Estado, pedindo mais viaturas, mais policiais militares e civis. Em janeiro desse ano, chegaram mais onze policiais militares, mas durou pouco. Soubemos que, desses onze, cinco já foram transferidos para outros municípios. Chegaram, também, três viaturas, mas uma já foi transferida e a outra está para ser transferida, também. Assim como duas motos já foram retiradas daqui e a viatura Fluence, também. Nosso município só tem perdido para outros municípios na segurança pública. Temos de nos unir para não apenas trazer mais policiais e viaturas, mas, para garantir que estes permaneçam aqui. Duas viaturas Amarock estão para chegar, mas, temos de ficar atentos para garantir que elas permaneçam aqui. Assim, como um efetivo definitivo, que se fixe no município. Viaturas sem homens, não fazem nada. Homens sem viaturas, fazem muito pouco. Em pouco tempo, policiais e viaturas têm sido remanejados para outras localidades. Os poucos policiais que permanecem têm se esforçado no trabalho. Também precisamos nos unir para garantir a vinda de policiais civis, de todos as funcionárias necessárias, inclusive, para a Delegacia da Mulher, que será inaugurada junto com a Delegacia Cidadã. Apenas a inauguração do prédio, sem policiais, sem servidores, não adianta”, defendeu.

O parlamentar contou que os vereadores estiveram em reunião com o Delegado Rubens Recalcatti pedindo investimentos para a Polícia Civil do município. “Além de conversar com o Delegado, vamos marcar reunião com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita. Conto com o apoio de todos os vereadores para, juntos, buscarmos mais investimentos em segurança pública, algo que é nosso direito, garantindo nossa qualidade de vida”, pontuou.

 

Vereadora Professora Cinéia enaltece o Dia do Meio Ambiente

vereadora cineia

No dia 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do Meio Ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. “Cuidar do meio ambiente não é uma tarefa difícil. Tenho uma grande preocupação em relação aos nossos atos para a preservação de um mundo mais sustentável. Se cada cidadão colaborasse, tenho a certeza que estaríamos mudando o quadro”, comentou Cinéia.

Ainda, a Vereadora ressalta os mutirões nos Bairros realizados pela Prefeitura de Pinhais, através da Secretaria do Meio Ambiente. “A proposta do Mutirão é deixar a nossa Cidade mais limpa, levar à população os serviços prestados pela Secretaria e oferecer à população diversos serviços que promovem a conservação e o embelezamento das regiões, despertando no cidadão a sensibilização da conservação ambiental”, finalizou.

 

Vereador Binga discursa sobre prioridades da gestão em cenário de crise nacional

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) parabenizou a gestão pelo bom trabalho desde o início do ano. “Essa é uma gestão que, apesar das dificuldades, vemos trabalhando, promovendo um canteiro de obras por toda a cidade. Parabenizo, em especial, além da Prefeita Marli, ao assessor Luizão Goulart e aos secretários, que têm demonstrado entender o que é a função de um vereador e o que é estar lá para representar os interesses da população”, destacou.

Cemitério Municipal e Crematório Público

O parlamentar também parabenizou ao Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) pela iniciativa de envio de requerimento para melhorias no Cemitério Municipal. “É importante esse investimento em melhorias no Cemitério. Creio que o Secretário de Governo Ricardo Pinheiro já deve ter programado melhorias no Cemitério Municipal. Inclusive, já sugeri investimentos para a implantação de Crematórios Públicos, incentivando essa opção, até, entre a população. Sempre estou envolvido com a comunidade e acompanho essa demanda crescente, uma vez que a capacidade do cemitério está se esgotando. Não demorará muito e teremos problemas de espaço para as gavetas”, sugeriu.

Binga ainda parabenizou o bom trabalho dos colegas vereadores por demonstrarem seriedade e comprometimento, tendo por objetivo a responsabilidade perante às necessidades do município. “Três meses atrás, estava numa Secretaria e um servidor tentou me abordar, dizendo-me que, nós, vereadores, tomamos uma atitude errada ao não aprovar o reajuste salarial da categoria. Porém, se votássemos a favor, hoje, os servidores estariam sem receber seus pagamentos em dia, em razão da falta de dinheiro em caixa. Foi uma decisão muito acertada, consciente, muito bem pensada, considerando a crise econômica pela qual passa o país e que se reflete nos municípios. Foi a atitude certa para aquele momento”, frisou.

Críticas no Facebook

As críticas da população no Facebook, acrescentou o vereador, muitas delas, são impensadas. “Há pessoas que só sabem nos criticar, de forma insensata. Quanto à segurança pública, por exemplo, nos criticam na rede social, mas esquecem que a função do vereador é limitada. Vereador tem um poder limitado, cabendo-nos apenas pedir, solicitar, sugerir ao Poder Executivo. Não temos poder para tomar decisões no Executivo. No Weissópolis, pedem mais segurança pública. O município conta com 70 Guardas Municipais. Lutamos com o Luizão, então Prefeito, para implantação da Guarda Municipal. Foi uma vitória. Mas não dá para manter 200 Guardas Municipais no município. Evidentemente, seria necessário, mas é inviável financeiramente”, avaliou.

Investimentos em Educação e segurança pública

Nas Explicações Pessoais, Binga falou sobre a segurança pública no município, ressaltando que o Governo do Estado tem investido na área de forma destacável. “Não estou aqui para puxar saco de ninguém, mas o Governo do Estado contratou recentemente mais de 10 mil Policiais Militares, além da compra de equipamentos. Estivemos em reunião com a Secretária Fernanda Richa e ela nos garantiu que enviaria duas viaturas Amarock. Falou-nos que o Governo tem investido em armas, compra de coletes, de equipamentos e viaturas para a PM. Mas é preciso avaliar bem sobre qual investimento é mais vantajoso, quando falta recursos para tudo. Investir mais em educação ou em segurança pública? Construir mais escolas ou mais presídios? É claro que estamos tristes com a segurança pública. Mas isso seria culpa de quem administra a cidade ou dos políticos safados em Brasília que geraram toda essa crise que afeta o nível de emprego, de renda da população, resultando em mais criminalidade? O país tem descido ladeira abaixo. Isso, claro, reflete-se na segurança pública, gerando uma onda de criminalidade. Particularmente, na minha visão pessoal, considero mais benéfico priorizar investimentos em educação. Prefiro mais creches, mais escolas, professores bem pagos, qualificados, do que investir em presídios. E tanto o Governo do Estado quanto Pinhais, têm valorizado a educação, pagando seus professores em dia, com salários dignos, investindo em qualificação, enfim”, defendeu.

 

Renan Ceschin busca apoio para a segurança da cidade

vereador renan

O vereador Renan Ceschin (PTN) visitou o Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Wagner Mesquita. Na oportunidade, O parlamentar reportou uma onda de assaltos que vem acontecendo em Pinhais. “Discutimos sobre diversos pontos que envolvem a segurança no Município. A sensação de insegurança é grande nos bairros e temos que agir para tentar inibir as ações dos bandidos”, disse.

Ainda segundo o Vereador, durante o encontro, ficou decidido sobre um projeto futuro de câmeras inteligentes junto ao Centro Integrado de Comando e Controle, que fica na sede da SESP.

Nessa visita estiveram presentes a Prefeita Marly Paulino, o Secretário de Governo de Pinhais, Ricardo Pinheiro, e a assessoria da Deputada Maria Victória.

Ao final da reunião, o Secretário Wagner Mesquita disse que irá abrir as portas da Secretaria e Prefeitura para utilizar um modo experimental, a fim de conhecer todas as ferramentas de auxílio para combater a falta de segurança.

 

Marcinho afirma que Casa está unida na luta por mais segurança pública

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), ao conversar com a reportagem desta Gazeta sobre o combate à criminalidade, expressou sua preocupação com a segurança pública no município, ressaltando que a saída é insistir no diálogo com o Governo do Estado.

“Vereadores da Casa têm buscado, desde o ano passado, mais investimentos em segurança pública para Pinhais. Neste ano, também, já houve audiência com a Secretária de Estado Fernanda Richa. Essa busca de recursos, de mais PMs e viaturas, tem de ser uma constante, até que sejamos atendidos. A Casa está unida no atendimento dessa demanda por mais PMs e viaturas para o município. O primeiro passo, de agora em diante, é averiguarmos os motivos de PMs e viaturas terem sido transferidos para outras localidades e de quem é a reponsabilidade por essas transferências”, salientou.

 

Airton Silva destaca que boa gestão em Pinhais traz recursos estaduais e federais para a saúde

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) reiterou a importância de os vereadores buscarem recursos estaduais e federais para o município. “Como sempre digo, não adianta pedirmos apenas à Prefeitura. Ontem, fomos ao Palácio Iguaçu com a Deputada Mara Lima a Prefeita Marli Paulino pedir emendas para a área de saúde, para a compra de ambulâncias de transporte dos usuários do SUS. Fomos elogiados pelo Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo, por conta de Pinhais ter recebido o Selo Bronze. A saúde do município recebeu o Selo Bronze, em 2016, que confere uma boa gestão do Sistema Único de Saúde. A nossa saúde municipal não é 100%. Em todo o país, o sistema apresenta problemas, mas nosso município tem se esforçado com uma gestão consciente e servidores competentes. Pinhais é o único município do Paraná que recebeu o Selo Bronze na saúde. O encontro no Palácio Iguaçu tratou da distribuição de R$ 33 milhões para a área de saúde de 189 municípios do Estado do Paraná. Esses recursos só estão sendo possíveis porque algum tempo atrás o Governo do Estado tomou medidas amargas para o ajuste fiscal, a fim de colocar as contas em dia. Medidas impopulares foram necessárias para que, agora, o estado possa colher bons frutos”, contou.

Ótima gestão em Pinhais

“Quando o Poder Municipal de Pinhais tomou medidas impopulares, no início de 2017, reduzindo salários da Prefeita, de Secretários, de Diretores e congelando o salário dos servidores municipais, além de estipular um teto salarial, foi com o objetivo de colocar as contas em dia. O que tem possibilitado que o município esteja em condições de receber verbas estaduais e federais, aliás o município que está com as contas comprometidas não está apto a receber verbas estaduais e federais. Estamos recebendo retorno do Governo do Estado, que tomou medidas de austeridade dois anos atrás, para, agora, poder investir em diversas áreas. A Prefeita Marli esteve na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano para recebermos R$ 15 milhões em verbas para obras. Isso tudo é resultado de uma boa gestão do Executivo, de servidores municipais competentes e da parceria com o Legislativo, que dá o respaldo às ações e decisões da Prefeitura. Tomamos medidas amargas no início do ano, de austeridade, para podermos colher bons frutos mais adiante e inclusive continuar pagando os servidores em dia”, completou.

Segurança Pública

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar refletiu sobre os problemas na segurança pública do Município. “Cobramos do Governo do Estado e foram enviados viaturas e policiais. Porém, precisamos estar atentos, pois o governo manda e depois o Comando da Polícia Militar transfere os policiais e viaturas daqui para outros municípios. Quem é o responsável por retirar os PMs daqui e transferi-los para outras localidades? Precisamos verificar isso e cobrar do Secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, sobre o que está acontecendo. Vamos, também, conversar com o Comandante da PM da 20º Batalhão”, disse.

Alvarás em benefício ao empreendedorismo

Outro assunto colocado foi a necessidade de aprovação de projeto de lei par beneficiar o empreendedorismo. “Há microempreendedores que encontram dificuldades na obtenção de alvará para atuarem em seus negócios porque não há rubrica para suas atividades. Temos de atualizar a legislação para fornecer ferramentas para que esses empreendedores possam obter alvará de acordo com sua atividade, contribuindo, assim, para a regularização e para o aumento da arrecadação de impostos, inclusive”, colocou.

Diálogo entre as Comissões Internas

Sobre o projeto de lei para ampliação do horário de funcionamento das agências bancárias que irá beneficiar muitas pessoas, e foi protocolado na Casa pelos Vereadores Airton e Dirceu da Aposentadoria, Airton destacou o trabalho e a parceria entre as Comissões Internas da Câmara. “Em relação a esse projeto de lei, destaco que quem define o horário máximo de funcionamento das agências bancárias é o Banco Central, só havendo distinção entre capitais e interiores. Este projeto apenas está adequando o horário no município de Pinhais que faz parte da região metropolitana de Curitiba. Sempre frisei que é importante o diálogo entre as comissões a fim de que se houver irregularidades em algum projeto possa ser sanado, sem ter que dar um parecer contrário. Somos todos parceiros nesta Casa e é importante o diálogo entre as Comissões Internas para melhoramento dos trabalhos”, sugeriu

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress