sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 29/08/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 29/08/2017

por Vanessa Martins de Souza

Airton Silva ressalta que vereadores não têm prerrogativa de decidir sobre prioridades em obras de pavimentação

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) salientou que esteve em reunião com moradores, a Prefeita e o Secretário de Obras, no Vargem Grande, quando obras de pavimentação foram abordadas. “Sobre essa questão de levar obras aos bairros, sempre reitero que vereador não legisla sobre um bairro, mas deve trabalhar para a cidade toda. Fomos eleitos para atuar em todo o município sem privilegiar este ou aquele bairro. Na verdade, vereador não faz, não executa obra alguma, mas tem como função dar respaldo ao Poder Executivo para que este execute as obras previstas e dentro de um orçamento. O interessante é que quando a Prefeitura executa as obras, o reconhecimento vai para a prefeita ou prefeito, mas quando não é executada a obra, a cobrança vem para os vereadores. Ninguém lembra de reconhecer o papel importante que vereadores têm neste processo. Quanto a pavimentação, nem sempre a obra é viabilizada na rua que a gente pede, que o povo pede, cumpre-se um cronograma de obras previstas e de acordo com o orçamento”, explicou.

Legislativo garante apoio a obras de asfalto

Airton complementou que o Poder Legislativo tem dado respaldo a ações da Prefeitura que resultam em obras de pavimentação. Um exemplo é o empréstimo que a prefeitura conseguiu com Governo do Estado, no valor de R$ 10 milhões. “Nós, nesta Casa, aprovamos esse empréstimo feito pelo executivo. Com esse dinheiro, será possível o aumento de obras e trocas de máquinas no município. Quando sai alguma pavimentação, todos os vereadores têm participação na votação para que a obra seja viabilizada. Quando o Poder Executivo chama os vereadores do bairro para apresentar projetos de pavimentação, está valorizando esta Casa, mas o vereador tem a função de trabalhar em prol todos os bairros. Este Legislativo tem executado bem o seu trabalho, que é o de fiscalizar e aprovar projetos, dando respaldo ao Executivo. O resultado é que a gestão tem ido bem e ainda sendo elogiada por outros municípios. Quando saímos da cidade em visita a outros municípios, temos recebido elogios. É importante para nós esse reconhecimento que vem de fora de nossa cidade, também”, colocou.

Lei de zoneamento e alvarás

Sobre o projeto de lei que deverá ser encaminhado à Casa pelo Poder Executivo para alterações na Lei de Zoneamento, bem como a votação de um novo Decreto-Lei para o Conselho Municipal de Urbanismo, o parlamentar informou que acredita que até o mês de setembro deverá ser apreciado em plenário. “Já trocamos algumas informações com o Secretário de Urbanismo, o Euler, sobre esse projeto de lei. Estabelecemos uma parceria importante com a Prefeitura, via Secretaria de Urbanismo, para aprovação desses projetos. O Poder Executivo sempre tem nos atendido bem, a ideia é que o projeto contemple uma maior fiscalização dos novos imóveis. Mas que também garanta meios de regularização dos imóveis antigos, que sejam criadas alternativas para que estes últimos consigam se adaptar à lei, sendo abordados de forma específica”, explanou.

Igreja Missionária do Brasil no Maria Antonieta

“A Igreja Visão Missionária irá inaugurar sua sede no bairro Maria Antonieta, na Avenida Maria Antonieta Santos, e gostaria de parabenizar o seu presidente, Missionário Alexandre da Rosa, e ao Pastor Valmir pela bela igreja. Assim como a todos os fiéis pela participação. Sempre defendo que é melhor que seja construída uma igreja do que uma casa de Shows, porque a igreja possibilita que pessoas abandonem seus vícios. A Igreja Visão Missionária faz um bonito trabalho social”, parabenizou.

Grande trabalho da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer

Nas Explicações Pessoais, Airton salientou o grande trabalho da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. “Realmente, a Secretaria tem feito um grande trabalho, sempre atuante, inclusive, trabalhando nos finais de semana em campeonatos e eventos, no Bosque Literário, em espaço para a comunidade”, elogiou.

Praça de esportes na divisa com Curitiba

Foi inaugurada mais uma praça de esportes no município, na saída de Pinhais para Curitiba, uma área de invasão revitalizada, continuou o vereador. “Pinhais demonstra que é uma cidade que pensa em um futuro sustentável, cuidando dos rios, da recuperação das matas ciliares. Espero que do lado das margens de Curitiba, a Prefeitura da capital tenha essa mesma visão, seguindo nosso exemplo, cuidando dos rios, da mata ciliar e de um meio ambiente saudável”, observou.

Segurança pública

Sobre a construção de uma sede da Polícia Militar na Estrada Ecológica em Pinhais, o parlamentar disse que considera a vinda do Batalhão uma oportunidade benéfica ao município. “Pode-se criticar o fato de ser construída próxima ao Alphaville o prédio que vai sediar Companhia. Mas foi a maneira de viabilizar mais policiais para Pinhais e ainda com a Polícia montada. O que importa é que o Batalhão venha para o município, porque isso ajuda o trabalho da PM em Pinhais. Temos presenciado operações especiais da PM e da Guarda nos finais de semana, com o apoio de órgãos da Prefeitura, a partir de rondas, blitzes. São operações em que há participação, também, da Polícia Civil, incluindo prisões já efetuadas e com órgãos da Prefeitura fazendo a fiscalização. É muito importante que aconteçam essas ações das polícias, de forma integrada, a fim de inibir os criminosos. Eles precisam constatar que aqui não é terra sem lei, sem policiamento. O fato de acontecerem ocorrências em que a PM não está no local no momento do crime, tem de ser entendido como uma situação em que a polícia e a Guarda não têm como adivinhar onde este acontecerá o ilícito penal. A PM e a Guarda fazem rondas, circulam pela cidade. Seria prudente que a população sempre registrasse os roubos e furtos ou qualquer outro ilícito penal pelo número telefônico 190, da PM, auxiliando a polícia e contribuindo para os dados estatísticos de criminalidade. A polícia precisa contar com esses dados para aprimorar seu trabalho. Sobre a parceria público-privada que se está estabelecendo entre os moradores do Alphaville e a PM para construção desta companhia é muito importante, e tem que ser elogiada. Esse tipo de parceria é muito válida se for em benefício da população”, concluiu.

 

Renan Ceschin reafirma compromisso de trabalhar para toda a cidade

vereador renan ceschin

Nas Explicações Pessoais, o Vereador Renan Ceschin (PODEMOS) comentou sobre o legado que os vereadores devem deixar ao município. “Nós, vereadores, temos de deixar um legado do nosso trabalho em benefício do município. Criar leis e fazer uma história que valha a pena ser lembrada. A exemplo da lei de autoria do então Vereador Marcos Ceshin, meu pai, que proíbe fumar em repartições e órgãos públicos, colaborando para a conscientização dos males do tabagismo. Meu pai também foi autor de uma lei de combate ao alcoolismo. Enfim, são leis que contribuem para o bem-estar da população, deixando um legado positivo à cidade”, lembrou.

Ciclovia na Rua 24 de Maio

Renan elogiou a obra da ciclovia da Rua 24 de Maio, que está em vias de ser finalizada. “Passei por lá e vi que a obra está ficando excelente, com um calçamento de material que absorve a água da chuva rapidamente. A ciclovia percorre o trecho que vai do Bosque até o Posto Arrumadinho. Uma obra importante, garantindo a acessibilidade e causando um impacto positivo, de modernidade, a sua imagem, para quem chega ao município, pois está localizada próximo a entrada de Pinhais”, contou.

Complementando o discurso do Vereador Airton, Renan frisou que os vereadores são eleitos para trabalharem para todo o município, independentemente de terem sido mais votados em redutos eleitorais de um ou mais bairros específicos. “Sem dúvidas, estamos aqui para trabalhar para todos os bairros, sem distinção. Que todos possamos trabalhar e ver obras acontecendo por toda a cidade. Os eleitores merecem que a cidade se desenvolva e que a gente possa fazer o melhor pela população”, pontuou.

 

Tavinho acredita que município será beneficiado com nova sede do 22º. Batalhão da PM, no Alphaville

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) também comentou na tribuna que, na semana anterior, esteve em reunião com o Conseg-Pinhais e moradores do Alphaville, onde foi definida a instalação de um Pelotão da Polícia Militar em antigo espaço da Cavalaria da PM, no bairro. “Nesta reunião do Conseg, foi acertado que o Pelotão da PM deverá vir para Pinhais. Para ser viabilizado, os moradores do Alphaville comprometeram-se a pagar pela reforma do espaço, que fica nas antigas instalações da Cavalaria da PM. Eu, o Vereador Carlinhos do Eliza, o Secretário Ricardo Pinheiro e o Vereador de Colombo, Dinei, acompanhamos a reunião. Também nos foi prometido pelo Governo do Estado a vinda da ROTAN e da viatura do Tático Móvel, além da Cavalaria da PM. O Tático Móvel é muito bom, pois faz rondas nas entradas e saídas do município. Que venham esses novos investimentos da Polícia Militar a nosso município. Somos muito gratos ao trabalho da nossa Guarda Municipal, que é referência na Região Metropolitana, mas quanto mais policiais militares tivermos aqui, maior será a segurança e mais eficiente o combate ao crime”, considerou.

 

Presidente da Câmara afirma que maior presença da PM em circulação pelo município deverá inibir criminalidade

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), avaliou positivamente o acordo entre os moradores do Alpahville e a Polícia Militar do Paraná, durante reunião do Conseg-Pinhais, na quinta-feira (24/08), para transferência do 22º. Batalhão da PM, atualmente localizado em Colombo, para Pinhais. “Acredito que a mudança deverá beneficiar nosso município, trazendo a presença da PM mais para perto de nós. O Batalhão passará a ter sua sede aqui no município, bem como nos foi prometida a vinda da viatura Tático Móvel e da ROTAN. Quanto mais presença da PM em circulação tivermos no município, mais intimidará os bandidos. Aguardamos com expectativa que o que foi prometido seja cumprido, com a vinda da viatura tático móvel e da ROTAN. Esta Casa estará atenta e atuante quanto ao cumprimento do que foi prometido. O fato de os moradores do Alphaville terem se comprometido a pagar a reforma do espaço onde era a Cavalaria da PM foi a maneira de viabilizar a transferência do Batalhão. Do contrário, não seria possível. O município não terá custo algum. Parcerias público-privadas, quando beneficiam a população, são muito proveitosas”, avaliou.

 

Carlinhos do Eliza agradece atendimento de requerimento para ampliação de área para estacionamento na Av. Maringá

vereador carlinhos do eliza

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) agradeceu, no Grande Expediente, requerimento atendido pela Secretaria de Obras para ampliação da área para estacionamento na Avenida Maringá, na esquina com a Rua Aristides de Oliveira, com o objetivo de atender ao comércio local. “No início do ano, havia feito esse requerimento a pedido dos comerciantes da via, a exemplo do estabelecimento ‘Quero Mais Presentes’, entre outros. Na área da marginal da Avenida Maringá havia muito pouco espaço para os clientes estacionarem. Os veículos eram estacionados em locais inapropriados, ocupando a marginal. Na quinta-feira passada, verifiquei que a obra ficou pronta. Ficou excelente. Onde cabiam dez carros, agora passam a caber mais de quarenta. Obrigado, Secretário de Obras, Mário Stier, assim como agradeço ao Diretor Sapinho e servidores. Os comerciantes ficaram felizes com a ampliação, facilitando o movimento do comércio local”, agradeceu.

Novas obras de pavimentação

Em reunião no sábado (26/08), o Vereador esteve com a Prefeita Marli (PDT) e a Vice Rosa Maria (PROS) na Avenida João Leopoldo Jacomel, oportunidade em que tomou conhecimento de que a Prefeitura deverá asfaltar a Rua Lino Jacomel, no Atuba. “Outras vias que têm previsão de pavimentação são a Artur Nering, Gelçon Gonçalves e Aroldo Camargo de Araujo. Mais vias também estão à espera de pavimentação no Jardim Cláudia. Peço paciência aos moradores dessas localidades, pois a Prefeitura informou-me que deverá asfaltá-las gradualmente, conforme as possibilidades do orçamento. Estamos trabalhando para que essas obras de pavimentação, desses bairros, sejam efetuadas”, informou.

Implantação do 22º. Batalhão especializado da PM em Pinhais

Nas Explicações Pessoais, o petista comentou sobre a reunião da quinta-feira (24/08), promovida pela Associação Alphaville e o Conseg-Pinhais e moradores do Alphaville. O encontro teve a participação também do Vereador de Colombo, Sidnei Campos e o Sr. Osmair Possebam, Presidente da Associação de Moradores e Empresários do Centro Industrial Mauá – AMECIM, do Secretário de Governo Ricardo Pinheiro e de autoridades da Região Metropolitana, além de integrantes da Polícia Militar. “Este projeto envolve a construção de um prédio que será cedido em comodato pela Associação Alphaville, para a instalação do batalhão especializado da Rotam e Rocam do 22º. Batalhão da PM, aqui em Pinhais. A sede deverá ser construída na Estrada da Graciosa 3642-B, no Alphaville. Creio que foi uma decisão muito acertada, pois o município não terá nenhum gasto, os moradores do Alphaville irão construir o prédio. Os moradores do Alphaville através da Associação, contam com seguranças particulares. É importante que o Batalhão especializado venha para cá, será muito bem-vindo. O Batalhão na Estrada da Graciosa ficará estrategicamente posicionado tanto para operações em Pinhais quanto para Colombo, Curitiba e Quatro Barras. PMs estarão circulando entre os municípios. A circulação da PM afasta os bandidos. Considero um excelente projeto, que deverá melhorar a segurança em nosso município.O Secretário de Governo Ricardo apreciou a decisão, também”, apontou.

Revitalização da Cavalaria

Outro investimento é a revitalização da Cavalaria da PM. “A Major Elias nos informou que a Cavalaria deverá ser revitalizada. Os bairros Jardim Cláudia e Atuba deverão ser beneficiados com o Parque Palmital, próximo às margens do Rio Palmital. Quanto à Cavalaria, a prefeitura deverá colaborar em relação a questões jurídicas com esse investimento do Governo do Estado. Enfim, são significativos investimentos que trarão benefícios ao município”, exemplificou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress