Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Airton valoriza iluminação de Natal de Pinhais

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) valorizou a iluminação de Natal já instalada nas ruas do município. “Nosso município está mais bonito, fica mais atraente nessa época do ano, com a decoração de Natal. Em anos anteriores, as peças para iluminação foram compradas e, desde então, só foi preciso efetuar a manutenção das mesmas, ou seja, não há gastos com compras todos os anos. É um investimento duradouro e que valoriza a nossa cidade, atraindo mais empresas, mais visitantes, mais compradores dos produtos e serviços vendidos aqui. Com isso, temos mais arrecadação, mais renda e crescimento. Enfim, um investimento que vale a pena em vários aspectos, além de exaltar o espírito natalino, o que é parte da cultura do povo brasileiro, em sua maioria, cristão ”, valorizou.

Medidas de Temer impopulares, mas necessárias

Dando continuidade à sua fala, Airton fez uma análise diferente da situação do Governo Temer. “Tem sido difícil virem verbas do Governo Federal para nosso município com o agravamento da crise no país. Sempre repito que é preciso cobrarmos dos deputados estaduais e federais emendas parlamentares. Várias obras em nosso município foram com recursos federais, que vieram através de projetos e também de emendas parlamentares. Entramos numa crise a nível nacional e ficou tudo mais difícil. A Reforma trabalhista, é um exemplo, sabemos que teria que mudar alguns artigos da CLT, muito embora, o governo alterado vários pontos que prejudicaram os trabalhadores e entidades de classe. Precisamos de uma reforma previdenciária, mas não da maneira que está sendo proposta, também, assim como terá que ter uma reforma tributária. O que acontece é que em governos populistas, não se faz cortes de verbas, não se adota medidas impopulares mesmo que necessárias, porque um governo assim trabalha com a opinião pública. Muitas vezes, o político precisa ser impopular para aplicar medidas duras, mas que seja estritamente necessárias e urgentes. A crise que estamos atravessando agora é resultado da má administração dos governos passados, isso sem contar os desvios gigantesco de dinheiro público e a rede de corrupção montada ao longo dos anos. Estamos colhendo as consequências do Governo passados”, avaliou.

CENFORPE

O Cenforpe, um dos espaços para eventos, palestras, cursos, do município, teve sua importância ressaltada pelo parlamentar. “Tivemos, nesses dias, cerimônia de formatura no espaço do Cenforpe. Este espaço é um referencial no município que está sendo muito bem utilizado para diversos fins, como formaturas de nossos alunos e palestras importantes. Um espaço que está sendo realmente usado pelo povo. Meus parabéns à Prefeitura por saber manter e bem aproveitar o local, construído na gestão do Luizão”, parabenizou.

Pagamento de penas alternativas precisa ser ampliada

Segundo Airton, as penas restritivas de direito, conhecidas como “penas e medidas alternativas” são destinadas aos infratores de baixo potencial ofensivo com base no grau de culpabilidade, nos antecedentes, na conduta social e na personalidade, visando, sem rejeitar o caráter ilícito do fato, substituir ou restringir a aplicação da pena de prisão.

Trata-se de uma medida punitiva de caráter educativo e socialmente útil imposta ao autor da infração penal que não afasta o indivíduo da sociedade, não o excluí do convívio social e familiar e não o expõe às agruras do sistema penitenciário. “Os apenados, a partir da prestação de serviços comunitários no município, não estão fazendo nenhum favor, mas apenas trocando uma pena mais grave, por seus serviços. O apenado cumpre sua pena a partir de horas trabalhadas ao poder público em equipamentos de uso da comunidade, a exemplo de escolas, podendo trabalhar na reforma e pintura de escolas, corte do grama, e ou a manutenção de equipamentos públicos, efetuando consertos, pequenos reparos, etc. Neste contexto é importante o Conselho da Comunidade para aplicação das penas alternativas a serem aplicadas. Quem ganha é a comunidade e o município”, pontuou.

Controle de entrada e saída

Sobre a instalação de catracas na Câmara, Airton complementou que a medida é de proteção, de segurança, evitando o tráfego de pessoas mal intencionadas. “Já houve até roubo de notebook e de relógio nos gabinetes. A Casa não conta com Guarda Municipal, com nenhum tipo de serviço de segurança. Então, a catraca é o mínimo que podemos fazer para garantir alguma segurança às pessoas que aqui trabalham. Basta apresentar documentação de identificação, colocar o crachá e passar na catraca. Não há nenhum tipo de restrição à entrada de pessoas, apenas, foi implementado um meio de controle do ir e vir, do entra e sai de pessoas nas instalações da Câmara”, esclareceu

 

Vereador Tavinho elogia ‘botão do pânico’ nas Delegacias da Mulher

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) iniciou seu discurso parabenizando ao empresário Waldemar, que deverá receber Título de Cidadão Honorário da Casa, uma proposição assinada por todos os vereadores e aprovada durante esta sessão em plenário da terça-feira (28/11). “Parabéns, Waldemar, você é muito merecedor dessa homenagem. Com este Título, sua bela trajetória tem o reconhecimento oficial desta Casa”, congratulou.

Violência contra a mulher

O petista elogiou o Governo Beto Richa (PSDB) pela iniciativa de implantação do ‘botão do pânico’ em todas as Delegacias da Mulher no estado. “Este ‘botão do pânico’ evitará muitos casos de agressão e até de mortes de mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Serão muitas as mulheres beneficiadas. Ao acionar o botão, a mulher vitimada pode ser atendida mais rapidamente pela polícia”, anunciou.

Racismo com filha de atores globais

A cultura racista no país também foi motivo de comentário do vereador. “Tivemos, dias atrás, o caso da criança ofendida por uma socialite. A menina é filha adotiva do casal de artista da Globo. Infelizmente, o racismo ainda está disseminado nessas atitudes como a da socialite, que postou comentários ofensivo nas redes sociais contra a filha adotiva do casal. Penso que a cor da pele não deveria ser discriminada, qualquer que seja ela. Deveríamos todos esquecer a cor da pele das pessoas e nos concentramos no essencial. A menina adotiva do casal global foi chamada de ‘macaca’. Isso nos choca. Por ser de um desrespeito muito grande. Devemos ter respeito e consideração por todos, independentemente da cor da pele, de raça, de etnia”, lamentou.

Clima natalino na cidade

Sobre a iluminação natalina do município, teceu elogios. “Está muito bonita, como em todos os anos. Entramos no clima natalino com a iluminação. A aparência da cidade fica festiva, muito bacana. Todos ficam as contentes, valorizando o comércio natalino, também, A cidade está de parabéns”, elogiou.

 

Vereador Carlinhos do Eliza fala da desaprovação do Governo Temer

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT), durante a sua fala, comentou a visita ao município da Senadora Gleisi Hoffmann, que ministrou palestra no Diretório Municipal do PT, na semana anterior à sessão da Câmara.

“A Senadora Gleisi salientou ações do Governo Temer, que só tem trabalhado contra o trabalhador. Quando era o Lula, a Dilma, na presidência, víamos o quanto nosso município crescia muito mais, por receber verbas federais para várias obras e projetos.

Com o Temer, não recebemos mais, é só corte de verbas. Há uma obra parada, no Conjunto Áquila, no valor de mais de R$ 3 milhões. Um projeto do ginásio poliesportivo na Praça do Áquila. Até o momento, recebemos apenas R$ 300 mil, mas era para o governo nos garantir toda a verba, porém já cortou e não vem mais. A Prefeitura não vai desistir da obra. Mesmo sem verbas federais, está agilizando para 2018.

Vamos continuar construindo com recursos unicamente do município. Se o Temer quer prejudicar o trabalhador, o nosso município, ao contrário, pensa nos interesses da comunidade e da cidade.

Segundo o último IBOPE, o Governo Temer tem 70% de desaprovação, entre pessoas que o consideram ruim ou péssimo. 21% dos entrevistados o consideram regular e só 5% o consideram bom.

Quando houve o golpe para retirar a Dilma, o povo foi às ruas, bateu panelas nas varandas e janelas dos apartamentos pedindo a saída da presidente. Mas, agora com o Temer, mesmo com apenas 5% de aprovação, não se vê os caras pintadas, os batedores de panelas”, avaliou.

 

Vereador Marcinho afirma que catracas deverão trazer mais segurança aos servidores

vereador marcinho

Em breve entrevista ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Vereador Marcinho (PDT), esclareceu sobre a iniciativa de instalação de catracas logo depois da entrada principal do prédio da Câmara Municipal. “É uma medida para garantir a segurança de todos, principalmente, das mulheres, servidoras e assessoras de gabinete, que costumam ficar sozinhas enquanto os vereadores saem para trabalhar nas ruas. Até então, qualquer pessoa podia entrar aqui, direto nos gabinetes, sem se apresentar, sem se identificar. Isso colocava em risco a segurança de todos, deixando- os à mercê até de possíveis ladrões. De agora em diante, o munícipe terá de se identificar e dizer em qual gabinete está indo. Colocar o crachá e passar na catraca. Apenas, uma medida de segurança. Mas, a Casa continua aberta a todos, é a Casa do Povo, não sendo necessário mais nada além de apresentar documento de identidade. Se o cidadão não o tiver, apenas, deverá informar na recepção em qual gabinete está indo”, explanou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)