sexta-feira, 26 de abril de 2024
Rosa Maria afirma que eleitor tem consciência de que é preciso dar continuidade à gestão

Rosa Maria afirma que eleitor tem consciência de que é preciso dar continuidade à gestão

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 27/09/2016

A Vereadora Rosa Maria (PROS) expressou seus agradecimentos pela receptividade em sua campanha a Vice-Prefeita, na chapa com a Marli Paulino, candidata a Prefeita. “Gostaria de agradecer muitíssimo à população do município, que tem sido muito receptiva. As pessoas têm demonstrado que têm compreendido nossas propostas e que a cidade conta com muitas realizações. Demonstram perceber com clareza que é preciso avançar e que sabem da importância da continuidade da gestão. Fala-se muito no descrédito dos políticos em toda parte. Mas uma coisa tem sido maravilhosa, se conseguimos, como políticos, sair às ruas, bater na casa das pessoas sem sermos maltratados, é sinal de que fizemos um trabalho excepcional”, observou.

Equipe de servidores qualificada

Sobre seu trabalho como Secretária Municipal, Rosa salientou que pôde perceber o grande preparo da equipe de servidores do Poder Executivo. “Fui Secretária de Educação e, depois, de Administração. Períodos em que pude constatar de perto o grande preparo da equipe que a Prefeitura reuniu. Contas em dia, mesmo diante da crise, servidores todos pagos em dia, nenhum fornecedor sem receber seu pagamento. A população é inteligente, saberá decidir no dia 2. Pesquisas não definem nada. O povo dirá na urna o que quer. O povo de Pinhais é consciente, sabe o que quer e está se politizando. Está muito atento à política local”, considerou.

Ataques revelam falta de propostas

A vereadora ainda lamentou os episódios de ataques pessoas durante a campanha. “Lamento que haja candidatos dedicando-se a denegrir a imagem do outro sem provas. Isso é sinal de ausência de propostas. Distribuíram baixarias contra a Marli Paulino. Isso só demonstra que a pessoa que fez isso não tem condições de apresentar propostas, de fazer uma campanha pé-no-chão, pautada na realidade, no que é possível fazer. Ninguém quer ser enganado. Temos feito isso em nossa campanha, colocar propostas pautadas pela realidade, pelo possível”, ressaltou.

Ao final, parabenizou a todos os candidatos, desejando sucesso. “Não é fácil fazer uma campanha, mas é muito gratificante. Desejo um processo limpo, bonito e ético. E vitorioso para quem revelar ser o mais coerente. E desejo que voltem os vereadores que fizeram um bom trabalho. O trabalho dos parlamentares desta Casa tem sido reconhecido pela população, tenho ouvido isso do povo nesta caminhada”, encerrou.

 

Gilberto lamenta boataria em panfleto contra Marli Paulino

O Presidente da Casa, Gilberto Hartkopf (PT) falou da expectativa de que, a cada eleição, a ética se fortaleça durante as campanhas. Porém, expressou sua frustração ao perceber que nem sempre isso é possível. “Gostaria que as coisas mudassem a cada eleição, para melhor. Mas constatar que adversários soltam boatos infundados, sem provas, contra um candidato, deixa a gente muito triste, chateado. Sempre procurei, desde o início da minha vida pública, trabalhar com propostas, zelando pela ética e sabedoria em minha postura. Mas não adianta, o tempo passa e continuo vendo que nessa campanha as baixarias continuam. Inventam, soltam boatos, acusações sem provas e depois teremos de conviver com quem fez isso, aqui na Casa, se voltarem, se forem reeleitos”, lamentou.

Compra de votos

A compra de votos é outro problema ainda flagrado nesta campanha, no município. “Há ainda candidato oferecendo horrores a eleitores, tentando comprar votos. É triste verificar. Mas os únicos que podem mudar isso definitivamente são os eleitores. Basta não aceitar”, lembrou.

Gilberto também frisou o apoio da Câmara à gestão do Prefeito Luizão. “Essa grande gestão sempre teve o apoio dessa Casa, cuja maioria de seus vereadores sempre a apoiou. Graças a isso, Pinhais avançou muito em um trabalho em que s e destaca também a competência dos servidores. E vai melhorar cada vez mais, tenho certeza”, analisou.

Agradecimentos

Ao concluir, agradeceu ao apoio obtido em sua campanha por parte da população. “Agradeço ao apoio recebido nas ruas, nas casas. É muito legal ter esse reconhecimento do povo, que sabe valorizar independente de sigla partidária. Boa sorte e bom voto a todos os colegas”, agradeceu.

 

Binga afirma que obras do Governo do Estado trarão um grande avanço para Pinhais

O Vereador Binga (PPS) comentou sobre as obras do Governo do Estado que estão sendo realizadas no município. “Falaram aqui sobre as obras do Governo do Estado na cidade. É preciso cuidar com o que se fala. Essas obras trarão um grande avanço. Estive com alguns vereadores, quando as obras eram apenas projetos, em audiência com o Beto Richa. Falei para o Beto da importância que teriam a Pinhais. Creio que dentro de 50 anos não teremos obras tão grandiosas no município da parte do governo do estado. Temos de valorizá-las”, defendeu.

O parlamentar também defendeu a gestão do Prefeito Luizão e de Marli Paulino. “Não se trata de puxa-saquismo. Mas de reconhecer o que de bom tem sido feito. O Luizão tem feito uma grande administração. E é um líder político, uma liderança de alcance para além do município. Luizão consegue ajudar a eleger outros prefeitos e candidatos em outras localidades. Faz as pessoas votarem em seu candidato com real vontade. E tem trabalhado muito nessa gestão. O que falam na TV sobre Pinhais não procede. Uma cosia é o que a mídia diz, outra é a realidade. O PT de Pinhais te sido um diferencial em qualidade. A cidade é comandada por um petista, não podemos nos furtar de dizer, mas um petista que tem seu diferencial positivo”, avaliou.

Políticos que trabalham pela coletividade

Binga disse que a expectativa é que o povo de Pinhais continue acreditando nos políticos locais, naqueles que demonstram que trabalham pela coletividade. “Essa Casa tem trabalhado pelo bem comum. Sou testemunha. Vi muitas lutas acontecerem. Temos nos portado em defesa do interesse público”, destacou.

 

Airton (PSC) repudia acusações sem provas em campanha

O Vereador Airton (PSC) pontuou na tribuna algumas colocações sobre as eleições e a função do vereador. “Nós, vereadores, costumamos ser o para-choque da população, já que o povo recorre a nós primeiramente. Somos nós moramos na cidade, então é difícil cobrar dos deputados. Qualquer reclamação e problemas recaem sobre nós. O fato é que temos uma boa administração municipal e uma Câmara focada na transparência. Mas o que observamos é que quando algo dá errado a nível nacional ou estadual, o primeiro que é xingado e culpado de tudo é o vereador. A gestão municipal, que tem a frente o Prefeito Luizão, está com 90% de aprovação. Tudo isso graças a uma equipe muito competente de servidores. O prefeito e vice-Prefeita estão alinhados e ainda contam com uma Câmara municipal dando respaldo para que tudo funcione bem. E temos aprovado os bons projetos do Executivo”, pontuou.

Gestão Municipal é destaque nacional e internacional

O parlamentar salientou, ainda, dois importantes reconhecimentos obtidos pela gestão municipal. Um deles, em certificação a nível de América Latina. Outro, do Ministério Público Federal em transparência. “Não é qualquer município que obtém uma certificação de qualidade expedido por órgão de certificação, colocando o município em destaque internacional. O outro, do Ministério Público Federal, dá nota 10 em transparência a esta administração. Tudo isto conseguimos porque contamos com pessoas competentes”, disse.

Atribuições de um vereador

Vale lembrar, ainda, continuou Airton (PSC), as funções e atribuições de um vereador. “Cabe ao vereador legislar e fiscalizar o Poder Executivo”, disse. O Vereador ainda revelou preocupação quanto aos ataques pessoais que acontecem durante a campanha. “Há quem queira ressuscitar o passado do adversário e ainda com falsas alegações. Distribuíram folhetos contra a nossa candidata à Prefeitra, Marli Paulino. Já começou a baixaria para denegrir a imagem de alguns candidatos. Devemos ter ética e respeito não só na política, mas em todos os setores da sociedade. Tem pessoas que ainda continuam com a política que era feita antigamente, ou seja, sem apresentar propostas, jogam mentiras ao léu. Pessoas que se utilizam desta artimanha com panfletos deveriam ser processadas e presas. Em uma acusação devemos esperar que haja o transito em julgado da Justiça à pessoa condenada, sem dizer que a pessoa tem improbidade administrativa. Não podemos ser condenados previamente pela opinião pública. Os candidatos devem ater-se a apresentação de propostas ao invés de denegrir a imagem do adversário político. No desespero, estão até colocando pesquisas falsas, com percentuais falsos. Compare, avalie o currículo do candidato e se ele tem condições de representá-lo”, considerou.

Baixaria em campanha

Quanto aos panfletos contra Marli Paulino, Airton lamentou o fato de serem distribuídos na última semana de campanha, sem tempo de corrigir o erro, de provar algo e consertar o estrago. “Vejamos o caso da Escola de Base de Brasília, na década de 90, quando a imprensa e opinião condenou previamente os proprietários da escola sem provas, apenas com mentiras. Depois de anos ficou provado que eram inocentes e as acusações eram mentirosas, este fato prejudicou muito a vida dos acusados e injustamente. Demora anos para provar a inocência e consertar o estrago. A Prefeitura e a Câmara têm feito uma administração com transparência. Muitos colocam que é preciso renovar os representantes do povo, mas renovar por renovar não é o caminho. É preciso reconhecer o bom trabalho de quem está no mandato, também”, colocou.

Agradecimentos ao povo e a apoiadores

Nas Explicações Pessoais, o Vereador desejou boa sorte aos candidatos nestas eleições e agradeceu a todos os colaboradores de sua campanha, em especial ao povo de Pinhais. “Agradeço a todos os colaboradores, à minha equipe de campanha, a todos os amigos e amigas que aderiram à minha campanha. Fiz uma campanha de respeito a adversários. Agradeço às igrejas, aos pastores e entidades que me apoiam. Sempre defendi em meu mandato as minhas ideologias como a família sendo a base de nossa sociedade e aos interesses de nossa população. Também, tenho como bandeira os interesses dos trabalhadores, uma vez que sou sindicalista. Neste 29 de setembro, teremos mais uma greve geral, dos metalúrgicos em todo Brasil. É um protesto à ameaça de corte de direitos trabalhistas por parte do Governo Temer. Um exemplo, é a reforma da Previdência, que altera a idade mínima de aposentadoria, bem como ao congelamento de salários, à flexibilização da CLT, ao ajuste fiscal e ao sucateamento das condições de trabalho dos servidores públicos, além do corte de investimentos no setor público”, afirmou.

Voto consciente

A importância do voto consciente foi lembrada. “Não vender seu voto é decisivo, e não adianta reclamar depois se o candidato se revelou um mau político. O candidato a Vereador tem de, no mínimo, também conhecer um pouco da Constituição Federal e da Lei Orgânica do município e Regimento da Câmara. Por isso, peço ao eleitor que fique atento em quem está escolhendo, atento a falsas promessas, estude, vá atrás de informações sobre o currículo, a biografia do seu candidato e se o que ele prometeu pode cumprir, ou se não é de sua competência. Analise o perfil. Boa sorte e boa eleição a amigos e vereadores desta Casa”, finalizou.

 

Vereador Silvio Star sugere que gestão municipal reveja para menos o percentual de impostos cobrados

O Vereador Silvio Star (PPS), durante a sua fala, lamentou a crise que o país vive, situação que contribui para o fechamento de diversas empresas em Pinhais. Pontuou ainda que o preço dos aluguéis é outro fator que onera o empresário e também contribui para o encerramento das atividades de algumas empresas. “Tenho andado pelas ruas da cidade e pude constatar que, devido à crise, inúmeras empresas encerraram suas atividades. O aluguel também está contribuindo para esses fechamentos, principalmente no momento da renovação dos contratos. Peço que os proprietários tenham a coerência no momento do reajuste. Muitos estão tentando reajustes fora do padrão”, disse.

O parlamentar comentou ainda que a quantidade de impostos municipais, estaduais e federais também foram listados pelos empresários como fatores decisivos para encerramento de suas atividades. “Tenho recebido muitos questionamentos sobre a questão dos impostos.

Destaco, aqui, a importância de revermos o percentual de impostos cobrados pelo município. Peço ao Secretário de Finanças de Pinhais, Francisco Xavier, que reveja para menos esse percentual, avaliando a possibilidade desta revisão, neste momento crítico que passamos. Até que o país volte a crescer e a produzir”, sugeriu.

Repúdio

Silvio Star externou sua insatisfação com os candidatos que tentam denegrir a imagem dos demais candidatos, durante suas campanhas. “Quero deixar meu voto de repúdio a estes candidatos sem propostas, que tentam denegrir a imagem dos demais”, comentou.

Agradecimentos

Ao finalizar, o Vereador agradeceu a população de Pinhais pela receptividade e pelo reconhecimento do trabalho dos Poderes Executivo e Legislativo. “Tenho a honra de fazer parte desta gestão e de poder contribuir para o avanço da nossa cidade. Muito obrigado pela receptividade”, concluiu.

 

Passarinho agradece apoio a sua candidatura

Nas Explicações Pessoais, o Vereador Ayrton Passarinho (PSDC), primeiramente, agradeceu a todo apoio a sua campanha a Prefeito. “Gostaria de prestar meus agradecimentos a todo apoio e elogios recebidos pela minha candidatura, pela coragem que me atribuem em me candidatar numa disputa contra o peso da máquina pública”, agradeceu.

Adequação do IPTU

A adequação do IPTU é uma das propostas de sua candidatura, acrescentou Passarinho, complementando o discurso do Vereador Silvio Star na tribuna, que sugeriu a revisão para menos dos impostos cobrados no município. “Como disse o Silvio, é preciso fazer uma adequação do IPTU. Na minha gestão, será prioridade. As pessoas precisam de seus imóveis geralmente para morar, dormir, e não para vender. Não é justa uma cobrança de valores tão altos, é preciso adequar a cobrança sobre o valor venal. Não é justo que paguem valores tão absurdos por suas próprias moradias”, colocou.

Ao encerrar, desejou sorte e sucesso a todos nas eleições. “Que Deus abençoe a todos nós, nestas eleições. E que vençam os melhores. Fizemos uma campanha limpa e linda, como disse a Vereadora Márcia. E que a gente consiga enxergar menos boatos, mais trabalho e mais vontade de fazer o melhor por nossa cidade”, concluiu.

Compromisso firmado

Passarinho e Márcia Ferreira, durante agenda de campanha, firmaram um compromisso com a Associação de Moradores do Jardim Graciosa com a finalidade de resolver as questões que envolvem os moradores daquela região, normalizando a questão de fornecimento de energia elétrica e das questões fundiárias para a regularização dos terrenos.

 

Márcia Ferreira fala sobre sua trajetória de trabalho por Pinhais

A Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) destacou na tribuna, no Grande Expediente, a sua trajetória de trabalho pela cidade. “Participei ativamente da história e das transformações de nossa cidade. Estou aqui desde os meus nove meses de idade, aqui estudei, iniciei minha vida profissional desde os 14 anos trabalhando na cidade e também minha militância política, que construí com muito trabalho e seriedade. Como Secretária Municipal de Assistência Social, conseguimos transformar a assistência social em uma política de direito do cidadão.

Enquanto vereadora, apresentei mais de 40 projetos, mais de 800 requerimentos para infraestrutura, beneficiando toda a cidade, além de R$ 650 mil em emendas parlamentares para investimentos nas áreas de saúde, esportes e calçadas. Tenho muito orgulho de estar em Pinhais desde 1974 e por ter ao longo da minha vida ter dado minha contribuição e ajudado a transformar essa cidade no que ela é hoje. Continuarei sempre trabalhando honestamente pelo povo e quero dar continuidade a esse trabalho e fazer mais. Um sonho é só um sonho, se sonhado sozinho. Mas, um sonho que se sonha junto, se torna realidade. Desejo sucesso a todos os vereadores desta casa que se dedicaram a transformar nossa cidade. Como bem disseram aqui, o vereador é o para-choque da população. Nesta Casa, muitos trabalharam de forma exemplar e merecem retornar. Desejo também muito sucesso aos novos que virão, pois é preciso oxigenar a Casa. Meus parabéns a todas as candidaturas. Desejo força e garra a todos nesse domingo, porque Pinhais não pode parar e merece a luta e a dedicação de todos que amam essa cidade”, concluiu.

Nas Explicações Pessoais, relembrou sua trajetória desde que chegou ao município, enfatizando que sempre lutou e trabalhou pela cidade e continuará fazendo. “Cheguei aqui em 1974, com nove meses de idade. Moramos embaixo de uma lona até conseguirmos nossa casa.

Estudei em duas escolas do município e depois me formei em Sociologia, pela UFPR. Casei-me com o Israel, morador do Weissópolis e aqui tivemos nosso filho, o Camilo. Participei do Movimento Estudantil, da Associação dos Moradores do Maria Antonieta, e de várias entidades de classe. Sempre lutei com muita coragem e ousadia em defesa do povo de Pinhais e continuarei sempre coma mesma garra e determinação que me trouxeram até aqui. Nunca faltei com o respeito aos colegas. Tenho muito orgulho de estar no final deste meu mandato como vereadora trabalhando muito pelo município. Mas sonho com uma Pinhais que pode ser mais. Podemos fazer dessa cidade uma referência nacional em qualidade de vida. Agradeço a todos que estão se dedicando com tanta garra nessa nossa campanha limpa e linda. Quem ganha é a democracia. Que o povo de Pinhais possa escolher quem quer fazer mais pela cidade. Porque Pinhais é demais. Que Deus abençoe a todos nós no domingo”, concluiu.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress