Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Airton Silva apresenta Projeto de Indicação para ampliação da ponte na Avenida Iraí

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) comentou, no Grande Expediente, sobre os eventos religiosos comemorativos ao aniversário do município. “Foram muito importantes estes eventos religiosos, tanto o evangélico como o católico.Sabemos que o Estado é laico, mas não é antirreligioso. Os shows com artistas famosos foram cancelados esse ano, mas quem vai ganhar é o povo.Os recursos serão revertidos para o mutirão da saúde que acontecerá neste final de semana, atendendo pessoas que estão na fila de espera do SUS. Só relembrando, ainda, o projeto que votamos nesta Casa, em janeiro, onde foi diminuído o repasse do município para o Pinhais Previdência, de 2% para 0,5%, e, hoje, estamos disponibilizando para à saúde uma valor de R$ 1.800.000,00. Parabéns aos gestores do Pinhais Previdência, em especial ao Presidente Márcio Resko. Só tenho que parabenizá-lo pornos permitir essa transferência de recursos”, congratulou.

Airton também falou sobre seu Projeto de Indicação ao Poder Executivo para ampliação da ponte na Avenida Iraí, onde faz ligação com Piraquara. “Esse projeto necessita da parceria entre os dois municípios e o Governo do Estado. Assim, o fiz na forma de Projeto de Indicação, porque o vereador não pode impor um projeto de lei ou uma obra que comprometa o orçamento e que envolva parcerias com outras esferas de poder. Nem é da competência do Vereador impor esse tipo de obra”, explicou.

Emendas parlamentares

Airton acrescentou que, no mandato passado, os Vereadores reivindicaram junto ao governador a obra da Delegacia Cidadã e que esta sendo concretizada pelo Governo do Estado, e já bem adiantada. “Inclusive muitos não acreditavam mais que essa obra sairia. É importante cobrarmos emendas dos deputados e obras do Governo do Estado. Não é apenas na hora de votar que temos de lembrar dos deputados, pois muitos candidatos aparecem no município apenas em época de campanha, pedindo votos. Após eleitos, esquecem do município, jamais trazendo recursos. Deve haver uma contrapartida dos parlamentares com grande votação em Pinhais, eles devem ser cobrados pelo eleitor, também, para que tragam recursos através de emendas parlamentares”, alertou.

O trabalho da PM foi valorizado pelo parlamentar, em seu discurso nas Explicações Pessoais. “Aproveitando a presença do Cabo Machado e o Soldado Waltrick, quero enaltecer o trabalho da PM no município. Destaco ainda o excelente trabalho do Capitão Mendes, que foi promovido a Major e agora comanda o Hospital da PM. Passamos a contar com o Capitão Lúcio na nossa PM local, que vem desenvolvendo juntamente com a corporação um ótimo trabalho. Enalteço a parceria importante da PM com a Guarda Municipal. Somente com parcerias, um ajudando ao outro, é que conseguiremos melhorar as coisas”, observou.

Limites à verticalização do município

O Plano Diretor do município, comentário de um vereador na tribuna, na opinião do Vereador Airton, não deveria ser alterado. “Ao contrário do colega Vereador, sou contra alterações no Plano Diretor do município, para a ampliação até 8 andares. Já temos problemas suficientes com o trânsito congestionado, falta de vagas em creches, na saúde e com aumento de pessoas só vai piorar a situação. Não se trata apenas de buscar arrecadação maior a qualquer preço, há um limite de crescimento para a cidade de forma a não prejudicar uma série de questões, como trânsito, meio ambiente, qualidade de vida”, discorreu.

Meta de vagas nas creches

O desafio da ampliação das vagas nas creches, segundo o Vereador, deve ser considerado ponto crucial em nosso município, que está cumprindo suas metas de forma satisfatória. “Faltam, sim, mais vagas, mas, o déficit diminuiu. O que tem acontecido é o fator da crise ter trazido uma demanda inesperada, repentinamente. Em 2017, vieram mais 500 estudantes para a rede municipal de ensino em decorrência da crise econômica, a crise tem sobrecarregado o sistema educacional. Da mesma forma, tem acontecido no sistema de saúde pública, a partir das dificuldades de muitas pessoas para pagarem seus planos de saúde. O Ministério Público não tem a prerrogativa de obrigar o município a criar vagas que comprometam a meta fiscal, nem a de impor ao Poder Executivo Municipal. Para fazer qualquer obra é preciso ponderação e racionalização de gastos. É preciso verificar se há condições financeiras de fazer e manter novas creches. O Executivo não pode assinar um Termo de Ajuste de Conduta- o TAC, sem condições reais e que não venha a comprometer o limite prudencial de gastos do municipio”, esclareceu.

 

Renan Ceschin lembra Dia Internacional da Síndrome de Down e afirma que apresentará projeto de inclusão

vereador ceschin

O Vereador Renan Ceschin (PTN) valorizou o Dia Internacional da Síndrome de Down, neste 21 de março. Disse que é importante, também, falar e informar sobre essa síndrome, juntamente com o Autismo – este último, aliás, acaba de ganhar projeto de lei de autoria do Vereador aprovado pela Casa, na semana anterior. “O Brasil é campeão em eventos sobre a Síndrome de Down. Mas ainda é preciso mais esclarecimentos, mais orientação, mais apoio. Não se trata de uma doença, mas de uma síndrome congênita, uma alteração no material genético que ocorre em todas as raças e etnias. Neste ano, a campanha da Síndrome de Down tem o tema “Minha Voz, minha Comunidade”. Vou apresentar projeto de lei para levantar essa bandeira também no município, uma bandeira mundial. Meu projeto visa à inclusão da pessoa com Síndrome de Down. Queremos pais e filhos trabalhando juntos pela inclusão no município”, defendeu.

Operação ‘Impacto’, da PM

Nas Explicações Pessoais, Renan contou sobre sua visita a um CEMEI do Weissópolis, no sábado (18/03), quando conversou com os estudantes sobre a atividade parlamentar. “Respondi às perguntas das crianças. Foi um bate-papo muito proveitoso. Aproveitando a passagem pelo bairro, pude conferir o trabalho da Polícia Militar. Soube que esta iniciou uma operação em toda a Região Metropolitana, a Operação Impacto, que visa efetuar abordagens preventivas. A nossa valorosa PM merece ser parabenizada, especialmente se considerarmos que muito realiza, mesmo diante de uma grande demanda e de investimentos ainda insuficientes”, reconheceu.

Homenagem ao aniversário de Pinhais

Na segunda-feira (20/03), data do aniversário de Pinhais, o Vereador Renan Ceschin realizou uma transmissão ao vivo no Facebook, em comemoração à data. “Fiz a ‘live’ junto com meu pai, o ex-vereador Marcos Ceschin. Foi muito bacana. Tivemos mais de 5 mil acessos. Falamos da história do município, da enorme transformação da cidade. Realmente, a cidade cresceu e se desenvolveu muito. Lembro que, quando menino, jogava bola no meio do barro, perto do Rio Piraquara. A poeira entrava dentro das casas. Hoje, que vem para cá, sai muito satisfeito. Nosso povo recebe muito bem o visitante”, congratulou.

 

Professora Cinéia enaltece eventos Religiosos no Aniversário de Pinhais e reposição da mata ciliar no Parque Linear

vereadora cineia

A Vereadora Professora Cinéia (PROS) comentou sobre sua visita ao gabinete do Deputado Toninho, do PROS, na segunda-feira (20/03), juntamente com a Vice-Prefeita Rosa Maria (PROS) e o Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS). O objetivo do encontro foi pedir emendas para o município, em especial, para a saúde e a educação. “Nosso município está em desenvolvimento e as contas em dia. Mas é sempre bom irmos atrás de mais recursos, pois as demandas não param”, pontuou.

O plantio de mudas de árvores às margens do Rio Atuba, no Parque Linear, próximo à Avenida Ayrton Senna, foi destacado pela parlamentar. A ação, realizada na sexta-feira (17/03), é uma iniciativa da Prefeitura. “Uma ação que merece ser destacada, pela sua importância ao meio ambiente. Toda a mata ciliar está sendo reconstruída à beira do Rio Atuba. O Parque Linear, que já vem sendo feito em alguns bairros, margeia o rio e vem sendo construído como um caminho para pedestres, e ciclistas, ganhou iluminação, enfim, um local de lazer e de atividades esportivas muito interessante. Uma obra da Secretaria de Obras Públicas e de Meio Ambiente que merece ser parabenizada”, valorizou.

Celebrações de fé

Sobre o aniversário do município, que comemorou Bodas de Prata em 20 de março, a parlamentar salientou os eventos religiosos, evangélico e católico. “Acredito que estas comemorações religiosas são muito louváveis, uma vez que, celebra a fé, algo tão importante nas nossas vidas. Parabéns, aliás, ao Vereador Airton e sua assessoria, por terem organizado o evento evangélico no Cenforpe. Foi um encontro de fé muito enriquecedor. Oramos para o bem da cidade e isso é muito benéfico. Na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança também tivemos o evento católico, reunindo todas as igrejas. Foi uma missa linda, uma celebração muito emocionante. Quero parabenizar o Padre Agnaldo pelas belas palavras dadas por ele. Que a fé seja a nossa celebração. É muito valioso lembrar do viver pela fé”, elogiou.

 

Tavinho parabeniza Pinhais lembrando que município é a 12ª. economia do estado

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) parabenizou ao município pelos 25 anos de emancipação, completados na segunda-feira (20/03). “Parabéns, Pinhais, pelos seus 25 anos. Uma cidade linda, jovem e muito bem administrada. Um município que cresceu muito, melhorou muito. Somos a 12ª. economia do estado, um dos mais promissores municípios do Paraná. É um orgulho para nós. Esperamos que continue assim. Acredito que todos aqueles que lutaram pela emancipação têm uma história bonita de luta”, enfatizou.

O petista também mencionou a gafe cometida pela Vice-Governadora do estado, Cida Borghetti, na segunda-feira, data de aniversário de Pinhais, a partir de post no Facebook. “A Vice-Governadora postou seus ‘parabéns’ a nossa cidade cometendo o equívoco de confundi-la com São José dos Pinhais a partir de uma fotografia do município vizinho. Creio que o nome de Pinhais ainda precisa ser melhor divulgado. A despeito de toda política já empregada pela gestão do Luizão, ainda há quem confunda nosso município com o de São José dos Pinhais”, constatou.

 

Carlinhos do Eliza defende transparência no processo das filas por vagas nas creches

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) destacou a sua visita ao Departamento de Agricultura e Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo Secretário Genésio de Siqueira. “É este Departamento da Secretaria o responsável pelo Armazém da Família, que disponibiliza, mediante cadastro único, itens de alimentação até 30% mais baratos. É muito vantajoso para as famílias, que podem comprar produtos de qualidade a preços mais baixos. São mais de 4 mil famílias cadastradas em Pinhais. Um programa muito bom para a população do município que tem menor poder aquisitivo, garantindo a segurança alimentar dessas pessoas”, colocou.

Carlinhos falou também sobre as questões que envolvem as vagas nas creches dos municípios e lembrou que o Vereador não pode interferir nas filas. “O grande problema das vagas nas creches é que a população pede ao vereador para que interfira na questão das filas. Porém, o vereador não tem a prerrogativa de oferecer vale-creche. Acredito que o promotora, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, poderá sanar esse impasse, a partir de um programa a ser lançado. Esse programa permitirá o acesso aos nomes das crianças cadastradas. Não há como furar fila. Será ótimo, pois creio que acabará com as tentativas de furar a fila. Parabéns à Secretaria e à Promotoria do município. O direito à vaga nas creches deve ser igual para todos”, defendeu.

Fiscalização da merenda escolar

“Fui às escolas e analisei notas fiscais de compras da merenda, vi os alimentos armazenados. Como vereador, afirmo que estou aqui para fiscalizar também a qualidade da merenda escolar, se há produtos adulterados, com validade vencida, e outros. Afinal, a Prefeitura paga a merenda com dinheiro público, dinheiro do contribuinte. Temos de zelar pela qualidade da merenda e a saúde das crianças”, alertou.

Portal da Transparência

Nas Explicações Pessoais, o vereador esclareceu seu comentário sobre a fila para vagas nas creches, em resposta ao comentário do Vereador Binga na tribuna. “Gostaria de esclarecer que o quê quis dizer é que o Vereador, mesmo que tente, não consegue pedir vaga em creche a quem está na fila. Mas, concordo com o Binga. Com certeza, é preciso que se resolva o problema construindo-se mais creches. Aliás, há uma Instrução Normativa, resultante de uma parceria entre o promotora do município, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação e de Assistência Social, onde todo cidadão terá direito ao acesso ao Portal da Transparência. Lá, nesse Portal , o cidadão poderá consultar seu lugar na fila de espera por uma vaga em creche do município. Logo esse sistema será implantado”, informou.

 

Os pais têm o direito de saber em que posição seus filhos estão na fila das vagas nas creches, diz Binga

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) opinou sobre o comentário, na tribuna, do Vereador Carlinhos do Eliza, a respeito das filas para vagas nas creches. Binga lembrou ao Vereador petista que, realmente, o Poder Executivo Municipal nada pode fazer com relação a pedidos de burlar a fila de vagas nas creches. “Mas, nós, vereadores, temos a prerrogativa de apresentar emendas parlamentares para a construção de mais creches.

Em relação à posição na fila, deve haver total transparência ao público. Acredito que o Ministério Público, sozinho, não conseguirá dar conta desse problema. Com total transparência, seria mais justo. Porém, mais justo mesmo será quando houver mais creches, o suficiente para cobrir toda a demanda. Quanto à transparência, o povo tem direito de saber em quê lugar está na fila das creches. A transparência deve ser constante”, defendeu.

Comemorações de aniversário com shows de artistas nacionais

As comemorações do aniversário de Pinhais também foram abordadas, na tribuna. O parlamentar frisou a importância da volta dos shows de renome nacional nas próximas comemorações. “Sou apaixonado por essa cidade maravilhosa, onde fiz uma história bonita, tendo sido engraxate, comerciante. E reitero que os shows nacionais têm sua importância, sim. Os jovens precisam de acesso a lazer e a atividades culturais, momentos de entretenimento saudável. Não costumo mudar meu discurso e lembro que 95% dos custos desses shows com artistas nacionais sempre foram pagos com recursos da Caixa Econômica Federal. É claro que a Prefeitura precisa economizar nessa época de crise. Mas, futuramente, defendo que as contratações de artistas de renome nacional voltem. Nosso povo, nossa juventude, as famílias, merecem esse tipo de entretenimento. Muitos jamais poderiam pagar por um show com artistas desse nível”, reiterou.

REFIPI e verticalização do município

Em relação à crise de arrecadação, Binga acrescentou que o REFIPI – Refinanciamento de Pinhais foi lançado como mais uma forma de arrecadação de recursos e que deverá contribuir para incrementar o caixa da Prefeitura. Outra sugestão do vereador é a alteração da Lei de Zoneamento do município, permitindo a verticalização em determinadas vias e regiões. “Temos um Plano Diretor que precisa ser reavaliado. Em tempos de crise, é preciso buscar meios de ampliar a arrecadação. Penso que os investidores terão uma visão diferente do município quando a Lei de Zoneamento for alterada em determinadas vias, permitindo a verticalização. As finanças do município estão em dia, mas não estamos com dinheiro sobrando em caixa. Uma política de atração de investimentos deveria considerar algumas alterações na Lei de Zoneamento. Pinhais teve bons gestores desde o ano 2000, com o Luiz Cassiano, depois, o Mário Bonaldo e, em seguida, o Luizão. Foram todos muito responsáveis com a s finanças, deixando as contas em dia para o próximo gestor. Tenho orgulho de ser de Pinhais. Apesar de ter nascido em Curitiba, minha vida toda, praticamente, passei aqui. Esperamos que o município melhore ainda mais, com uma gestão marcada pela ética, competência e garra. Nosso povo lindo, maravilhoso e íntegro merece o melhor”, enfatizou.

Obras

Nas Explicações Pessoais, o Vereador parabenizou ao Governador Beto Richa (PSDB) pela construção da Delegacia Cidadã. “Na época da obra, o Beto veio aqui e comentou que a cor marrom da pintura estava muito feia. Concordei com ele e disse que estava horrível. Enfim, nosso Governador veio ver a obra de perto, demonstrando sua atenção ao município. Se a Vice-Governadora errou ao confundir a fotografia do município, o Governador tem acertado muito aqui, a partir de obras fundamentais, a exemplo, também, da Rodovia João Leopoldo Jacomel, entre Pinhais, Piraquara e Curitiba, uma obra em que a gente já vê a diferença enorme, ali pelas proximidades do Carrefour. A expectativa é de que o antigo espaço da velha delegacia seja reaproveitado pela Prefeitura com um bom projeto para aquele local. Parabéns, Governador, pelo grande trabalho que tem feito em Pinhais”, reconheceu.

 

Notícias de Gabinete

Uma iniciativa solidária

vereador arnaldo

O projeto “Vizinho Solidário”, trazido por nós para Pinhais, enaltece os valores morais e sociais que necessitamos diariamente. Visamos aqui à conscientização de cada membro da comunidade, a fim de atender as necessidades de cada indivíduo.

Desenvolvemos um papel onde cada morador torna-se um colaborador que seu vizinho precisa. Não nos restringimos aqui apenas à segurança (embora seja este o foco principal), mas pensamos em cada ato que possa trazer melhoras para a comunidade, com diversos serviços voluntários, o auxílio aos vizinhos necessitados, dentre tantas outras questões que nos trazem à tona este princípio da solidariedade.

Enaltecemos valores como união, colaboração, compaixão e o principal, a solidariedade. Sabemos da audácia deste projeto, pois praticamente não há custos, apenas um pequeno investimento que facilite a identificação daqueles que aderiram à ideia.

O projeto visa, através das redes sociais, a comunicação e interação entre os vizinhos, afim de que todos venham a monitorar e cuidar da comunidade. Hoje, já consolidado, estamos em uma enorme expansão, atingindo quase toda a cidade de Pinhais, contando também com empresários.

“Solidariedade é a atitude de amar ao próximo.”

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)