sexta-feira, 26 de abril de 2024
Carlinhos agradece Secretaria de Obras por limpeza de manilhas no Jardim Cláudia e Atuba

Carlinhos agradece Secretaria de Obras por limpeza de manilhas no Jardim Cláudia e Atuba

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 20/02/2018

Vereador Carlinhos
Vereador Carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) agradeceu a Secretaria de Obras por atender suas reivindicações de limpezas de manilhas nos bairros Jardim Cláudia e Atuba. Segundo o parlamentar, na época das fortes chuvas, a região sofria com alagamentos. “Quero agradecer ao Secretário Mário Stier e o Diretor Sapinho que atenderam ao requerimento feito por mim no começo do ano. Com o tempo, as manilhas foram enchendo de areia e sujeira, e quando vieram essas chuvas fortes no final do dia, a água acabava voltando pelos ralos e manilhas, causando transtornos aos moradores da região”, apontou Carlinhos.

De acordo com o Vereador, as obras de limpeza já estão bem adiantadas e em breve estarão concluídas. “Eles já finalizaram as limpezas no Jardim Cláudia e já vão para as outras ruas que pedi, como por exemplo a Rua Silvino Salla, no Atuba. Essas obras irão evitar novos alagamentos. Estamos no caminho no certo, cuidando da nossa cidade e mostrando aos nossos munícipes que nos preocupamos com eles. Pinhais não para”, concluiu Carlinhos.

 

Marcinho, convida para o ‘Gastrobéra Pinhais’, evento gastronômico, na Praça do Skate

Em sessão realizada no último dia 20, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Vereador Marcinho (PDT), convidou a toda população de Pinhais, de Curitiba e Região, para o evento gastronômico ‘Gastrobéra Pinhais – Festival de Verão’. “Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que trará, no dia 3 de março, um festival com cervejas artesanais, música boa e comida de qualidade. Será na Praça do Skate e contamos com a presença de todos. Este evento deverá alavancar o turismo e comércio local, entrando para o calendário de festividades do município. Deverá ser realizado em quatro edições ao ano, marcando as estações do ano. E está integrado à Rota da Cerveja, reforçando o fato de Pinhais ter se tornado um polo de cervejas produzidas artesanalmente”, afirmou à nossa reportagem.

Rota da Cerveja Artesanal

O pedetista disse que o ‘Gastrobéra Pinhais’ tem como objetivo divulgar a qualidade das cervejas artesanais produzidas no município, além de dar oportunidade aos visitantes de conhecerem a cultura cervejeira e usufruir de mais uma opção de lazer e entretenimento”. As cervejas artesanais que serão comercializadas no evento são produzidas em Pinhais e estão credenciadas na Rota da Cerveja. Um evento como esse, acredito, deverá consolidar Pinhais como polo produtor da cervejaria artesanal, um segmento que cresce muito no mercado, atraindo visitantes a nossa cidade, trazendo mais arrecadação e fomentando o comércio local, o empreendedorismo”, colocou.

 

Vereador Binga destaca que Prefeitura tem providenciado mais apoio à segurança pública

O Vereador Binga (PPS) também comentou sobre a segurança pública em Pinhais, lembrando que, quanto aos comerciantes da Avenida Iraí, acompanhou as reivindicações junto à Prefeitura. “Conversei com os comerciantes e a Prefeitura, viemos à tribuna para expor a situação, na ocasião, inclusive. Tudo que posso dizer é que a Prefeitura, na pessoa do Ricardo Pinheiro, e do Luizão, já atendeu aos comerciantes. De alguma forma, o que foi providenciado pelo Poder Municipal está ajudando muito. Também liguei para o Capitão da PM, explanando a situação. Eu sei, é duro, queríamos todos muito mais guardas e policiais na cidade. Que bom seria se tivéssemos uns 120 guardas-municipais, todos com um salário maior. Porém, a realidade é outra. É clara a situação econômica difícil. Não há recursos para mais contratações, no momento”, considerou.

Realidade financeira

O vereador acrescentou que é preciso realismo quando se faz uso da palavra na tribuna. “Quando falamos na tribuna, temos de ter consciência de que não dá para fazer milagre. Se, por um lado, há quem recorra à Prefeitura de Pinhais reivindicando mais segurança pública, há outro aspecto a considerar. Segundo dados do Governo do Estado, houve uma redução de mortes e crimes no estado do Paraná. Os índices apontam uma redução gigantesca. Mas sei como é difícil para os comerciantes. Na reunião que fizemos com a Prefeitura, estavam o proprietário da loja do Boticário, o coordenador das Lojas Americanas, conversamos todos juntos, pedimos mais apoio e a Guarda Municipal deu esse respaldo. Os valorosos guardas- municipais têm dado a vida, o couro, como se diz, por muito pouco, a fim de defender a população. Deixei de trabalhar com comércio por ter passado apuros com assaltos, roubos, não aguentava mais. Sei das dificuldades. Mas agradecemos à Prefeitura, ao Secretário Ricardo Pinheiro, ao Coordenador Luizão, pois já melhorou muito naquela região. A Prefeitura estendeu a mão aos comerciantes e gostaria de registrar aqui meus agradecimentos. Evidentemente, seria muito melhor contarmos com mais PMs e guardas, mas a realidade financeira não permite, atualmente”, frisou.

 

Tavinho expressa preocupação com segurança pública no país

Na sessão em plenário da terça-feira (20/02), o Vereador Tavinho (PT) fez um breve comentário sobre a situação grave e preocupante da violência urbana no país, bem como em Curitiba e Região. “A criminalidade encontra-se em níveis alarmantes, não apenas no Rio de Janeiro, onde o governo federal acaba de aprovar uma intervenção federal na segurança pública daquele estado, a partir da convocação do Exército para comandar a referida pasta. No Rio, a situação escapou ao controle, mas, aqui no nosso estado, em Curitiba e Região, em especial, apesar de ainda sob controle, também encontra-se muito preocupante. Comerciantes e moradores do Weissópolis, por exemplo, mais precisamente da Avenida Iraí, fizeram recentemente um manifesto pedindo maior apoio das autoridades. Há comerciante da Iraí que já foi assaltado duas vezes no mesmo mês. Eu, mesmo, já fui assaltado aqui em Pinhais, na semana passada. Levaram-me relógio, telefone celular, carteira de dinheiro. Felizmente, não sofri nenhuma agressão física. Temos ainda de ficar aliviados por não sofrermos agressão física, pois há quem passe sufocos muito piores. Os arrastões nos ônibus do transporte público têm acontecido, em média, duas vezes por semana, em Curitiba e Região. E ultimamente os bandidos têm agredido não somente a motoristas e cobradores, mas a passageiros. A que ponto estamos chegando…”, lamentou.

Déficit de efetivo na Polícia Militar e Polícia Civil

O petista acrescentou que, tanto a Guarda Municipal de Pinhais como a Polícia Militar, têm feito o que podem, mas ainda não é suficiente para combater a criminalidade, visto que ainda faltam muitos policiais militares no estado para atender à demanda. “Muito embora, novos concursos e formações tenham sido colocados em andamento, ainda há um déficit de efetivo na PM. Estudos apontam que o número do efetivo de PMs é o equivalente ao de dez anos atrás, em razão de aposentadorias, licenças por motivos de saúde, ou mesmo policiais que optam por outras carreiras no poder público, passando em outros concursos e deixando os quadros da PM. Contratar mais 4 mil, 5 mil policiais militares é um alívio, mas, é preciso contratar muito mais, inclusive, na Polícia Civil. Precisamos de mais investimentos em segurança pública. Que o estado se comprometa fortemente a dar suporte e segurança à população e comerciantes”, avaliou.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress