sábado, 27 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 19/07/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 19/07/2017

por Vanessa Martins de Souza

Binga valoriza bom trabalho da Polícia Militar e da Guarda Municipal no município

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) enalteceu em seu discurso, no Grande Expediente, o projeto de Título de Cidadão Honorário, assinado por todos os vereadores da Casa, ao Coronel Monteiro, da Polícia Militar do Paraná, presente à sessão. Cel. Monteiro, inclusive, foi convidado pela Presidência da Casa a sentar-se junto à Mesa-Diretora durante a condução da sessão em plenário da terça-feira (18/09). “Expresso meu respeito às presenças do Capitão Lúcio e do Coronel Monteiro, hoje, aqui na Casa. O Coronel Monteiro, aliás, vai receber desta Câmara o Título de Cidadão Honorário, projeto que será apreciado em plenário hoje. O Coronel é um jovem policial íntegro, competente, que já atuou em Pinhais, e, acredito, possivelmente, poderá chegar ao Comando da Polícia Militar do Paraná”, enalteceu.

Ainda parabenizou ao Comando da Guarda Municipal de Pinhais, reconhecendo a importância do trabalho do efetivo na cidade. “Eu diria que ‘ai, de nós’ se não tivéssemos a Guarda Municipal, junto com o trabalho da PM. O que seria da nossa segurança pública? Nossa Guarda Municipal representa os nossos heróis, atuando nas ruas sem cessar. Sabemos que não é fácil combater a criminalidade, mas o que seria de nós sem a Guarda Municipal? Aproveito, também, para valorizar o trabalho do Governador Beto Richa na área de segurança pública, tendo pago sempre em dia os salários da categoria, fornecendo bons armamentos, coletes e viaturas. Quando o Airton me falou que não tinham vindo as viaturas Amarock prometidas, lembro como foi importante termos ido falar com a Secretária da Família Fernanda Richa. Teremos, em breve, a inauguração da Delegacia Cidadã, também, obra do Governo do Estado”, completou.

Prefeitura e Câmara com foco na comunidade

Ao falar da crise, das dificuldades do país, Binga lembrou que, apesar dos grandes desafios, o município de Pinhais tem se mantido numa linha de gestão pautada pelo desenvolvimento. “A crise também passa, no país todo. Mas, aqui em Pinhais, vemos que não somente a Prefeitura, mas a Câmara tem adotado uma postura de trabalho voltada para os interesses da coletividade em qualquer fase. Parabéns à Prefeitura e também a nós, desta Casa. Esta Casa é parceira da gestão. A Prefeitura é a cabeça da gestão e, aqui, é o pescoço. Os avanços desta administração são resultantes de um conjunto de fatores, somando-se, também, o povo e os empresários maravilhosos que temos. Toda essa somatória tem feito a cidade dar certo”, avaliou.

 

Renan Ceschin comenta sobre a importância da adesão ao Dia Mundial sem Carro

vereador renan

O Vereador Renan Ceschin (PODEMOS) lembrou, nas Explicações Pessoais, do Dia Mundial Sem Carro, na sexta-feira (22/09). “Nesta próxima sexta, nós, desta Casa, devemos dar o exemplo na preservação do meio ambiente. Eu virei ao trabalho a pé. As mudanças climáticas são perceptíveis no mundo todo. Aqui, em Pinhais, por exemplo, a temperatura nunca esteve tão alta. Praticamente, nem tivemos inverno este ano. É preciso que, cada cidadão faça sua parte no combate às agressões ao meio ambiente. Diminuir o uso de automóveis é uma forma de colaborar, ao diminuir as emissões de gases tóxicos”, observou.

Esportes no ‘Arizona’

O Campo do Arizona recebeu comentários positivos do parlamentar. Renan disse que esteve na Prefeitura conversando sobre o Arizona, acrescentando que este continua muito ativo, apesar das perspectivas antes desanimadoras. “Diziam que o Arizona iria sumir, que não havia o que fazer. Mas está funcionando plenamente. Há mais de sessenta mulheres na ginástica, lá. Há, ainda, uma criançada jogando bola, de manhã. Pedi para que criassem turmas à tarde, para as crianças poderem jogar depois do horário escolar, no contraturno. Lá, tem muita criança querendo praticar esportes. Investir em esportes para as crianças e jovens é de uma importância inquestionável”, defendeu.

Depoimento de Lula a Moro

O último depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba, foi avaliado pelo parlamentar. “Curiosamente, todos os ex-parceiros do Lula o acusam de participação nos esquemas de corrupção. Mas, ainda assim, ele tem a cara-de-pau em dizer que não sabe de nada, que é inocente. Estranho todos os seus ex-parceiros o acusarem e ele ser o único que não sabe de nada, supostamente. Os esquemas de corrupção com as empreiteiras desviaram bilhões. Dinheiro que bancou apartamentos, mansões, sítio, viagens a Paris com recursos que são nossos, do povo, pagos pelo contribuinte. Isso tudo me revolta muito”, indignou-se.

 

Marcinho valoriza iniciativa unânime para Título de Cidadão Honorário a Cel Monteiro

vereador marcinho

O Presidente da Câmara, Vereador Marcinho (PDT), ao término da sessão, valorizou o projeto de lei de Título de Cidadão Honorário ao Coronel Marco Celso Monteiro, da Polícia Militar do Paraná, aprovado por unanimidade em única discussão, na sessão em plenário da terça-feira (19/09). A proposição foi assinada em conjunto pelos dezessete vereadores da casa. “O Coronel Monteiro é merecedor dessa honraria, pelo trabalho de destaque que teme feito na Polícia Militar. Em Pinhais, seu trabalho foi marcante, tendo atuado com muita competência, ainda, no Comando do 22º. Batalhão, que abrange nosso município. O Coronel trabalhou aqui no município, ampliando a parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar e oferecendo toda a contrapartida a esse trabalho integrado, tendo facilitado até o a atuação da Polícia Civil. Vale ressaltar que um Título de Cidadão Honorário assinado por todos os vereadores representa algo de grande importância, afinal, não se trata de uma honraria que represente o desejo e iniciativa de um único vereador, ou seja, é uma valorização e reconhecimento unânimes do Poder Legislativo. Também reflete a união dos vereadores em torno de objetivos comuns”, colocou.

 

Airton Silva esclarece projeto de criação do Dia da Reforma Protestante

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) comentou, no Grande Expediente, sobre o projeto de lei de criação do Dia da Reforma Protestante. “Era para votarmos hoje este projeto, mas houve problemas na elaboração do mesmo e ele voltará para as comissões internas da Casa, depois das adequações necessárias. Ele não recebeu parecer contrário de nenhuma Comissão, mas foi pedido para ser retirado pela Comissão de Justiça e Redação unicamente para ser adequado à legislação. Importante lembrarmos do movimento denominado com Reforma Protestante que já é comemorada em alguns lugares no dia 31 de outubro, movimento este que foi capitaneado por Martinho Lutero, na Europa central, com a renovação da Igreja Cristã, denominado Reforma Protestante, em 1417. Ressalto que não barramos nenhum projeto na Comissão de Justiça e Redação, sempre pedimos para que o vereador que apresentou, caso seja constada alguma irregularidade, para que efetue adequação e apresente novamente. Importante que esta lei vai integrar-se o calendário anual do município, possibilitando que eventos alusivos ao dia recebam apoio do Poder Executivo”, esclareceu.

Nova Legislação sobre Alvarás

Sobre o evento da Prefeitura, realizado no Cenforpe, na terça-feira (18/09), que contou com a participação de profissionais de Contabilidade, e, segundo o parlamentar, foi esclarecedor, Airton acrescentou que o Poder Executivo vem fazendo estudos para alterações na legislação municipal para concessão de alvarás e construções de imóveis, e está prestes a ser encaminhada à Casa. “O novo projeto de lei está vindo. Teremos a máxima urgência em votá-lo. Aqui, nesta Casa, não estamos parados em relação a essa demanda, estamos ativos, inclusive, para atualização do Conselho Municipal de Urbanismo, no qual também pedimos a alteração de alguns itens, pois a atual legislação que rege o Conselho termina por facilitar a reprovação de todos os pedidos de alvarás”, disse.

Posse da nova diretoria do CONSEG-Pinhais

Outro comentário foi sobre a posse da nova diretoria do Conseg-Pinhais, na noite da terça (18/09). “Hoje à noite, teremos a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Segurança Pública de Pinhais, onde terá em sua presidência o Sr. Ivaldo de Sá. Lembrando, ainda, que hoje, nesta Casa, vamos homenagear o Coronel Monteiro com o Título de Cidadão Honorário do município. Destaco ainda o trabalho do Capitão Lúcio e os policiais militares que têm feito um grande trabalho nosso município. A PM tem estado sempre presente e atuante na cidade na medida do possível, em parceria com a Guarda Municipal. Estão sendo intensificadas as blitze, algumas vezes o povo reclama, mas é importante para prevenção, em benefício do povo, uma forma de combater a criminalidade”, pontuou.

Autorização de empregabilidade a menores de idade

O parlamentar acrescentou que vem aumentando o número de menores de idade cometendo infrações em Pinhais. Lembrou que é preciso mais investimento em educação e cursos de formação profissional aos menores de idade. “Esses menores precisam contar com oportunidades de estudar e trabalhar. Porém, o Governo Federal não tem feito sua parte, tem deixado de enviar recursos para esses investimentos em qualificação profissional. Tínhamos importante programas como o Pró-Jovem e cursos no SENAI gratuitos. Há um grande desafio, que seria a mudança na legislação para permitir que o jovem de quatorze anos em diante possa ser contratado, não só como aprendiz. Hoje, o menor não pode trabalhar, mas furtar, roubar, eles podem, teria que haver mudança na legislação, mas os parlamentares em Brasília até agora só falam e não fazem nada a fim de que a legislação seja mais flexível ao trabalho do menor”, sugeriu.

‘Queermuseu’ crime contra direitos da infância

O vereador Airton complementou seus comentários sobre a polêmica exposição do ‘Queermuseu’, patrocinada pelo Banco Santander, em Porto Alegre, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Ressaltou que a sociedade precisa se mobilizar sempre que necessário em defesa de seus direitos. Um exemplo foi a mobilização pelo cancelamento da exposição ‘Queermuseu’, uma afronta aos princípios cristãos e infringindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Uma exposição em que crianças foram levadas por escolas para verem cenas de zoofilia, de pedofilia não pode ser aceita. Sobre as supostas obras de arte, de diversidade, tivemos o infeliz discurso do Deputado Federal Jean Wyllis na Câmara Federal, que disse que o povo é burro e não entende de arte. Já, eu, digo que prefiro não entender e não aprovo esse tipo de arte. Incrível como atacam a fé cristã em obras de artes, denegrindo as religiões cristãs, interessante é que não atacam nem Maomé e o Islamismo, deve ser porque o cristão é muito mais manso e tolerante e acabam tendo sua fé atacada”, comparou.

Liminar autoriza terapia a homossexuais

A recente medida liminar de um juiz federal de Brasília, alterando alguns itens da resolução do Conselho Federal de Psicologia, recebeu elogios. “Fiquei feliz com a decisão do juiz, só que houve foi uma deturpação da liminar por parte da mídia. O juiz em sua decisão não tratou o “homossexual como doença” ou a “cura gay”, mas apenas alterou alguns itens onde o Conselho Federal de Psicologia proibia que psicólogos tratassem pacientes que por ventura buscassem uma abordagem terapêutica em torno da homossexualidade dos mesmos. A justiça apenas acaba com a censura à terapia de orientação sexual e quem deseja uma mudança, pode buscar ajuda com um psicólogo. Importante desta liminar é permitir que os psicólogos possam se aprofundar aos estudos sobre o assunto, sem nenhuma censura. A liminar oferece misericórdia a quem queira abordar a questão de sua homossexualidade durante o processo terapêutico. Lamentavelmente, a mídia causou uma distorção enorme, gerando histeria sobre a liminar, acusando-a de agora tratar o “homossexualismo como doença” e a ‘cura gay’. A mídia sensacionalista, através grandes manchetes, tenta deturpar o que consta na liminar. Entendo que a norma aplicada pelo Conselho Federal de Psicologia impede o aprofundamento de pesquisas, ferindo a liberdade científica do país, que é o que consta na decisão.

Hoje, se uma pessoa heterossexual deseja fazer acompanhamento psicológico porque sente vontades e desejos homossexuais, são permitidos tratamentos e acompanhamentos. Já o contrário, se uma pessoa é homossexual e precisa de ajuda psicológica, esta é impedida. A uma inversão de valores. Se é a pessoa que procura ajuda, este direito deve ser respeitado.

O juiz jamais mencionou em sua liminar a “cura gay”, mas apenas permitiu que haja estudos e atendimento profissional para quem quer e deseja orientação sexual. Temos que tomar cuidado com a mídia sensacionalista e mentirosa”, explicou.

 

Vereador Carlinhos do Eliza enaltece obras de calçadas e ciclovias pela cidade

vereador carlinhos

Na sessão em plenário da terça-feira (18/09), o Vereador Carlinhos do Eliza(PT) iniciou sua fala parabenizando aos organizadores e participantes do concurso Mister Pinhais, realizado no Cenforpe, na noite de sábado (16/09). “Estive presente na oportunidade, foi um evento muito bacana, com uma moçada bonita. O concurso foi muito bem organizado, oferecendo um entretenimento de qualidade ao município, que contou com um público de cerca de 400 pessoas, que prestigiaram os concorrentes. Meus parabéns por mais este evento que engrandece nossa cidade”, parabenizou.

Ciclovias e Calçadas

Dando continuidade ao seu discurso, o parlamentar disse que havia feito requerimento pedindo por um ciclovia e calçadas na região do Graciosa, perto do Alphaville Pinheiros até Quatro Barras pois ali não temos uma pista para pedestres e ciclistas. Também pedi uma ciclovia na Rua José Filho, perto do Makro. Assim como verifiquei obras de calçadas e ciclovias nas Ruas Vinte e Cinco de Dezembro, Vinte e Quatro de Maio, Santa Helena e na Rodovia João Leopoldo Jacomel. Parabéns por essas obras, havia já feito requerimento há um tempo e agora verifico que a Prefeitura tem atendido a essa demanda. Isso demonstra que Pinhais continua avançando e quem ganha é a comunidade. Pinhais não parou, apesar das dificuldades continua empreendendo obras e ações em benefício da população”, elogiou.

Jardinagem em vias públicas

Nas Explicações Pessoais, Carlinhos afirmou que apresentou requerimento pedindo o plantio de mudas de árvores na Praça Sônia Maria, perto do Módulo da guarda municipal. “ Aproveito, também, para parabenizar a Secretaria pelo plantio de grama no Parque das Águas e nos canteiros da Avenida Jacob Macanhan. Na Avenida, a Secretaria tem plantado, além do gramado, flores. Enfim, tem ficado muito bonito. Parabéns, Secretaria de Meio Ambiente pelo belo trabalho”, agradeceu.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress