sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 14/03/2017

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 14/03/2017

por Vanessa Martins de Souza

Vereador Airton Silva defende Movimento Nacional de Luta

vereador airton

O Vereador Airton Silva (PSC) subiu à tribuna, nas Explicações Pessoais, destacando a Greve Geral do dia 15 de março, proposta pelas sociedade organizada e entidades sindicais em protesto contra a reforma da Previdência. “Pelas informações que temos as montadoras, os professores, os motoristas e cobradores de ônibus deverão parar. Temos de apoiar essa paralisação para pressionar o Congresso Nacional a rever essa reforma da Previdência, essa PEC prevê um duro golpe aos direitos e garantias adquiridos dos trabalhadores ao longo dos anos. Todos sabem que tem que haver uma mudança na previdência social, mas não da maneira que esta sendo proposta.”, afirmou.

Articulação política para aprovação de projetos

Ao falar das atividades parlamentares na Casa, o parlamentar enfatizou a importância das habilidades de articulação política de cada vereador. “A Câmara Municipal de Pinhais é uma casa política, assim, quando um vereador tem intenção de apresentar um projeto, é preciso que busque apoio político para que este seja aprovado em plenário. O respeito pelo outro deve ser uma constante, aqui, e para que os projetos sejam aprovados, é preciso que esteja dentro da legalidade e haja articulação e apoios políticos dos demais colegas”, lembrou.

Ampliação da Ponte da divisa de Pinhais com Piraquara

Na semana anterior, continuou o vereador, houve um encontro ente a Prefeita Marli e a Deputada Estadual Mara Lima (PSDB), tendo em vista a elaboração de um projeto de ampliação para a ponte na Avenida Iraí, em Pinhais, com a Rua Pastor Adolfo Weidmann, em Piraquara. “Neste encontro, do qual também participei, a Deputada Mara Lima comprometeu-se a buscar recursos para viabilizar esta obra que depende do Governo do Estado, a ideia é ampliar o projeto em parceria com Piraquara. Esperamos o apoio dos deputados da base na Assembleia Legislativa para que essa obra seja viabilizada e saia do papel”, acrescentou.

Projeto de Indicação – Proibição da Tração Animal em Pinhais

A proibição da exploração animal por meio de veículos de tração pode estar prestes a ser concretizada, no município, informou o Vereador Airton. Trata-se de um Projeto de Indicação ao Poder Executivo Municipal em parceria com a inciativa privada, projeto este que foi elaborada em parceria entre eu e os Vereadores Carlinhos do Eliza (PT), Renan Ceschin (PTN) e Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS). Segundo o Vereador, para que este projeto sai do papel, é importante a participação do empresariado, dos vereadores, do poder público e da sociedade civil. “Não se trata de um projeto simples de ser viabilizado. Apresentamos como Projeto de Indicação justamente por isso, porque é preciso apoio do Poder Executivo, do empresariado e de toda a sociedade, para que sejam fornecidas ferramentas às pessoas que trabalham com tração animal a fim de que possam substituir as carroças puxadas por cavalos por outro meio de transporte. Já sabemos quantas pessoas utilizam as carroças com tração animal no Município de Pinhais. Mas, para que este projeto possa ser implantado, é preciso uma alternativa, para que não fiquem sem seu meio de sustento. Em Curitiba, um projeto de lei semelhante foi aprovado, mas esta sendo barrado pelo Ministério Público justamente porque não se pode impedir a atividade profissional desses carroceiros sem que estes contem com alternativas de locomoção. Não queremos que o mesmo aconteça em Pinhais, por isso, pensamos muito bem e optamos por apresentar um Projeto de Indicação ao Poder Executivo. Vamos trabalhar em parcerias para que possa ser viabilizado sem prejudicar a atividade econômica desses trabalhadores”, defendeu.

 

Tavinho critica reforma da Previdência e enfatiza que Moção de Repúdio à PEC é de toda a Casa

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT), ao discursar nas Explicações Pessoais, comentou sobre a “barbaridade” que é a reforma da Previdência encaminhada ao Congresso Nacional pelo Governo Temer. “Vim à tribuna para expressar meu repúdio a essa reforma. Enfatizando que a Moção de Repúdio, hoje aprovada por unanimidade aqui na Casa, como uma iniciativa do Vereador Airton, é uma Moção de Repúdio de toda a Casa. Vejamos se tem como aceitar essa reforma: o trabalhador trabalha a vida toda, praticamente, para se aposentar após 49 anos de contribuição e com idade mínima de 65 anos. Um absurdo inaceitável”, criticou.

Movimento Nacional de Luta

A greve geral prevista para o dia 15/03 foi lembrada pelo Vereador. “Amanhã, dia 15, teremos greve em todo o país. Professores, cobradores e motoristas de ônibus já avisaram que vão paralisar as atividades em protesto contra a reforma da Previdência. As demais categorias que se sentem prejudicadas também devem aderir ao movimento. Esses nossos governantes vendem sonhos nas eleições, mas nos dão pesadelos. Retiram direitos adquiridos com muita luta, deixam de investir em saúde básica, e medicação, deixam faltar tudo à população. Nós vereadores, também somos atingidos pela incompetência e corrupção em outras esferas de poder mais altas. Muitas vezes, vamos atrás do atendimento de demandas para o nosso município e não conseguimos. Imaginem o povo o quanto não se sente desprestigiado pelo poder público. O quanto não sofre com tanto descaso e desrespeito. É triste, lamentável. A situação do país está caótica, muito complicada. Quando se diz que estamos saindo da recessão, isso é referente a apenas alguns setores que estão começando a caminhar, mas, para a maioria do povo, até o momento, nenhum sinal de sair da crise”, avaliou.

 

Professora Cinéia destaca importância do Justiça no Bairro e do VII Fórum da Criança e do Adolescente

vereadora cineia

A Vereadora Professora Cinéia (PROS) discursou valorizando a importância do Justiça no Bairro. “Fiquei muito feliz ao verificar o empenho, a organização, a competência na realização desse evento. Visitei todos os stands, muitas coisas interessantes e úteis à comunidade. O Casamento Comunitário foi um evento surpreendente. Eu pensava que seria uma cerimônia um tanto fria, por se tratar de 98 casais ao mesmo tempo. Mas qual não foi minha surpresa ao verificar que ficou uma cerimônia muito bonita, emocionante, mesmo. Antes, conhecia esse evento apenas pela televisão. A desembargadora Joeci Carmargo está de parabéns pela dedicação, pela maneira bonita e emocionante com que conduz a cerimônia. Ficou maravilhoso esse evento que é um marco para a gestão, que tem começado muito bem”, enalteceu.

Debate democrático

Na terça-feira (14/03) pela manhã, a Vereadora participou do VII Fórum da Criança e do Adolescente, realizado pela Prefeitura. “Fiquei muito contente em conferir uma parte da realização do Fórum, hoje pela manhã. Pena que tinha outro compromisso e não pude acompanhar até o final. O Fórum foi realizado no Centro da Juventude, com a participação dos alunos do Colégio Estadual Arnaldo Busato e do Conselho Tutelar do município. É muito bom constatar que há pessoas trabalhando, buscando segmentos da sociedade para participarem e dizerem o que pensam sobre a proteção à criança e ao adolescente. Nossa cidade está no caminho certo”, comentou.

 

Carlinhos do Eliza reivindica Capela Mortuária para o Jardim Cláudia

vereador carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) parabenizou aos servidores da Prefeitura e a todos os colaboradores e parceiros do evento Justiça no Bairro, realizado no sábado (11). “Um evento fantástico, com muitas demandas atendidas”, afirmou.

Obras

Sobre a obra na Avenida Iraí, o Vereador destacou que a Prefeitura tem trabalhado diariamente no local, dentro do projeto de revitalização da importante via. Ainda destacou a demanda pela revitalização de um trecho da Jacob Macanhan, entre o Jardim Jerivá e o Conjunto Renato Bonilauri, que necessita de pavimentação. Bem como o asfaltamento em toda a via da Avenida Antônio Taborda Ribas, perto do CRAS, obra em fase de finalização. “Agradeço ao Secretário Mário Stier,e ao servidor Marcinho, pelos requerimentos atendidos”, disse.

Capela Mortuária

Uma demanda importante relatada pelo Vereador é a respeito da construção de uma Capela Mortuária para o Jardim Cláudia. “Eu e o vereador Pioco fizemos uma reunião por conta da demanda por uma Capela Mortuária no Jardim Cláudia. Houve três falecimentos no final de semana e não encontramos local para velar os corpos. Corremos atrás, mas não conseguimos. Algumas igrejas não liberam o espaço, enquanto, outras, permitem que se velem corpos em seu espaço. O Jardim Cláudia e o Atuba merecem uma Capela Mortuária. Também precisamos de uma praça de lazer naquela região para nossas crianças e idosos enfim para a toda a comunidade. Vamos trabalhar para que consigamos uma capela e uma praça de lazer para a região”, salientou.

 

Binga condena reforma da Previdência por configurar desrespeito ao trabalhador e discriminação aos idosos

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) iniciou seu discurso expressando sua indignação com a proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional. “Gosto de uma letra do Gabriel O Pensador que diz assim: ‘de tantos impostos, o que sobra para o povo?’ E , então, vemos a total falta de bom senso do Congresso Nacional com essa reforma. Para o cidadão se aposentar integralmente, serão necessários 49 anos de contribuição. Quando refletimos sobre o assunto, chegamos à conclusão que essa proposta de aposentadoria revela uma absoluta discriminação ao idosos. O idoso, como sempre, sendo desvalorizado no país. Aos 65 anos, como idade mínima para aposentadoria, o que resta para ele usufruir num país onde faltam remédios nos postos de saúde, sem bom serviços de saúde pública? É muito triste. O que os trabalhadores e aposentados têm a ver com os roubos na Petrobrás e demais esquemas de corrupção? O trabalhador que terá de pagar essa conta? Sinto muito orgulho de ser brasileiro, sou encantado pelo nosso estado, o Paraná, mas tem horas que não dá para não se entristecer, se indignar”, lamentou.

Capela Mortuária

Quanto à Capela Mortuária no Jardim Cláudia, o Vereador lembrou que essa demanda já vem sendo reivindicada desde a gestão do Luizão. “Na época, recomendamos que fosse usado o espaço do Cerimonial para os funerais. A Prefeitura terá de dar um jeito, encontrar um local. Mas a cidade ainda é jovem, tem muito a crescer e acredito que teremos muitas conquistas, ainda”, colocou.

Justiça no Bairro

O Justiça no Bairro foi elogiado por Binga. “Meus parabéns a todos os organizadores e colaboradores. É um evento feito com muito entusiasmo, dedicação, mesmo numa fase de crise”, disse.

Comemorações de aniversário de Pinhais

Neste ano, nas comemorações de aniversário do município, não haverá shows com artistas nacionais, como de costume, lembrou o parlamentar. “No ano passado, tivemos o show do cantor Thiaguinho. Creio que assim que superemos a crise, a Prefeitura volte a oferecer shows de qualidade nos aniversários futuros. Respeito a decisão da Prefeita neste ano, uma decisão prudente e acertada mediante à crise. Porém, defendo que, tão logo se supere essa fase, os shows sejam valorizados. Afinal, lazer e cultura fazem parte do bem-estar da população. O povo também precisa de alegria e lazer. Muitos jamais teriam acesso, possibilidades financeiras, de assistir a um show como o do cantor Thiaguinho, por exemplo”, defendeu.

 

Arnaldo do Vizinho Solidário elogia Justiça no Bairro e anuncia obra de asfalto

vereador arnaldo

Na sessão em plenário da terça-feira (14/03), o Vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) elogiou, nas Explicações Pessoais, a realização do evento Justiça no Bairro, no dia 11. “Fui ao Weissópolis conferir esse maravilhoso evento, feito em parceria com a Prefeitura e o Poder Judiciário. Pude conhecer algumas coisas que, sequer, sabia que existiam entre os serviços e atividades da Prefeitura, na Feira de Serviços. Um dos stands que mais me chamaram a atenção e que desconhecia o que apresentou na Feira, foi o do Departamento de Agricultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O Departamento está desenvolvendo um trabalho fantástico na área de segurança alimentar. Se a comunidade se alimenta bem, melhora a saúde das pessoas, economizando gastos com o SUS, inclusive. É um investimento em saúde preventiva, também. Também no sábado, houve o Casamento Comunitário, onde quase 100 casais formalizaram sua união civil. Uma festa linda, emocionante, que só merece elogios”, elogiou.

Obra paga em parceria com a comunidade

Ainda no sábado (11/03), o Vereador contou que compareceu a um encontro no Campo do Arizona, com a presença da Prefeita Marli Paulino, da Vice-Prefeita Rosa Maria, e do Secretário d e Obras, Mário Stier. “Foi anunciado, neste encontro, que o asfalto da Rua Floral deverá ser viabilizado. O projeto prevê o parcelamento da obra em 24 vezes, sendo que a Prefeitura deverá pagar 2/3 do valor e os munícipes, 1/3. Por meio dos carnês do IPTU esses valores serão acrescentados aos munícipes daquela via, a partir de 2018, como contribuição e melhoria”, informou.

 

Notícias de Gabinete

Vereador Filho visita comerciantes e a moradores do Pineville

FILHO01

O Vereador Filho (PDT), na última semana, visitou e conversou com os moradores e comerciantes do bairro Pineville, acompanhado do Capitão Lúcio da Polícia Militar do Paraná. “Na oportunidade, ouvimos a todos, mas, principalmente, as solicitações dos comerciantes dos centros comerciais localizados às margens da Rodovia João Leopoldo Jacomel”, disse o Vereador.

Segundo o parlamentar, uma importante proposta de campanha era a implantação do “Programa Vereador no Bairro”, o qual já se tornou realidade. “Me preocupo em ouvir os munícipes e acredito que a população deva ter esse acesso ao Vereador. Essa proximidade é importante também para nós, já que, desta forma, podemos ouvir os anseios e as solicitações da população de uma maneira mais próxima, auxiliando na tomada de decisões e na busca de benefícios e melhorias que possam suprir as necessidades dos munícipes”, garantiu.

Filho destaca ainda que essa ação é a primeira de muitas que fará em Pinhais, e o principal objetivo delas é ouvir a maior quantidade de munícipes possível. “Elaboramos um cronograma para que possamos visitar todos os bairros de Pinhais e, com isso, consigamos buscar atender as solicitações de todos com mais rapidez e agilidade”, finalizou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress