sexta-feira, 26 de abril de 2024
Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 06/09/2016

Notícias da Câmara Municipal de Pinhais – 06/09/2016

por Vanessa Martins de Souza

Airton exalta parceria com Governo do Estado para construção de lagoas de contenção no combate às enchentes

vereador airton

O desafio de erradicar as enchentes também foi um assunto colocado na tribuna pelo Vereador Airton Silva (PSC). “O assunto hoje continua sobre como enchentes diminuíram muito, se levarmos em comparação a anos passados, sendo feitas obras como compra de uma máquina e feitas barragens de contenção nesta gestão. As críticas são relacionadas a detalhes, a problemas pontuais, isolados, que ainda ocorrem principalmente no Weissopolis. Moro em Pinhais desde 1966 e fui criado em Pinhais. Enchentes aconteciam em quase todo município, principalmente no Maria Antonieta, noTriângulo, na Vargem Grande, no Moradias Palmital e Weissopolis. As águas atingiam até 1,5 metro dentro das casas. Atualmente, temos focos pontuais de alagamentos, mas não nesse nível e apenas no bairro citado. É lógico que ainda há muito mais a fazer. Mas, temos que lembrar que importantes estados de nossa federação, com importantes cidades, ainda não conseguiram eliminar as enchentes. Temos que conscientizar a população da necessidade de reciclagem do lixo e colocá-lo no devido lugar. Ainda há muita sujeira nos rios e isso contribui muito para enchentes entupimentos de bueiros”, lembrou.

Lagos de Contenção próximos ao Alphaville

A parceria da Prefeitura com o Governo do Estado tem sido muito benéfica, acrescentou Airton. “Estão sendo construídos lagos de contenção no Rio Palmital, próximo ao Alphaville. Vai acabar com o problema das enchentes em nosso Município. As ruas no Weissópolis que estão abaixo do nível do rio terão de ser levantadas. Mo final do Weissópolis, quando chove muito, ainda há ruas que ficam alagadas, sem escoar a água para o rio. Importante a parceria feita entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal, que trará bons resultados. Como temos uma gestão municipal atuante e um legislativo ativo, estamos fazendo lagoas de contenção e com estudo de impacto ambiental”, explanou.

PSC apoia a atual gestão

O vereador disse ainda que é preciso lembrar que o Executivo e o Legislativo Municipal formaram uma parceria para poder votar projetos que beneficiem a cidade. “O Município tem conseguido fazer muitas coisas em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, sempre com o respaldo dos vereadores. O PSC está desde 2008 apoiando o Luizão, sem nunca romper. Defendemos esta gestão porque notamos visivelmente o trabalho sendo feito em todas as áreas de nossa sociedade. Em breve, será inaugurada mais Unidade de Saúde no Jardim Karla, o que será muito bom para os moradores das redondezas, a revitalização da Avenida Irai que está em andamento, com recursos próprios. Só não temos feito mais porque a arrecadação diminuiu e dependemos ainda de parcerias com a União e o Governo do Estado, duas esferas de nossa federação que estão passando por uma crise de arrecadação. Esta Câmara também tem sido coesa e coerente, tem apoiado a gestão em projetos fundamentais para a população. O Luizão entregará a Prefeitura com as finanças em dia, um feito que muitos gestores públicos não conseguem. Somos criticados por defender o município, por apoiar projetos do Executivo que beneficiam a população. Mas tudo o que voto é para o bem do município e em respeito ao orçamento e à Lei de Responsabilidade Fiscal. Limites que essa gestão tem respeitado rigorosamente. Não adianta fazer oposição só para dizer que não gosto do prefeito ou acusar sem provas.”, avaliou.

 

Silvio Star destaca que enchentes como as ocorridas no passado não atingem mais Pinhais

vereador silvio star

O Vereador Silvio Star (PPS), quando fez o uso da palavra, agradeceu aos munícipes de Pinhais que estão o recebendo em suas casas, durante o período da campanha eleitoral. “A todos aqueles que têm me convidado para entrar em suas casas para que possamos conversar sobre as propostas, sobre aquilo que foi feito e tudo aquilo que ainda precisamos fazer, deixo aqui o meu muito obrigado. É certo quer Pinhais avançou muito nesses oito anos de administração do Prefeito Luizão, que eu estou muito feliz em poder participar, mas ainda precisamos melhorar em algumas áreas. Por isso, quero continuar contribuindo para a nossa cidade, para o nosso desenvolvimento”, pontuou.

Ainda, de acordo com parlamentar, Pinhais já alcançou o seu destaque no país e muitas pessoas pelo Brasil afora conhecem o trabalho do Prefeito Luizão. “Nosso município cresceu muito. Pinhais alcançou uma posição de destaque nacional e muitas pessoas comentam o bom trabalho realizado pela atual administração municipal e pelos Vereadores desta Casa”, apontou.

Alagamentos de ruas

Com relação aos alagamentos recentes de algumas ruas, Silvio lembrou que é preciso comparar com o que acontecia no passado com o que acontece hoje. Segundo o Vereador, a administração municipal vem trabalhando forte para solucionar os problemas, tendo investido, inclusive, na compra de uma draga. “No passado, em Pinhais, a água entrava dentro das casas e alcançava mais de um metro. Isso ocorria na década de 70, 80, 90 e até quase o final de 2010. Com a compra da draga pelo Prefeito Luizão, a situação mudou. Pudemos dar atenção que a população merece e tanto pediu. Hoje, é certo que algumas ruas são alagadas em determinadas regiões da cidade, mas estamos atentos e apoiaremos a administração para que os problemas sejam solucionados. Precisamos lembrar que antigamente tínhamos realmente enchentes, quando água invadia o interior das casas. Hoje, temos alagamentos em algumas ruas”, finalizou.

 

Binga lembra que gestão de Luizão é muito competente e que não existe milagreiro entre os candidatos

vereador binga

O Vereador Binga (PPS) também colocou em pauta na tribuna o problema das enchentes em Pinhais. “Falando claramente, não existem culpados pelas enchentes, apesar de ser uma preocupação de todos. A questão é que não existe milagreiro. Não é possível em 30, 15 dias apresentar um projeto que se revele um milagre para erradicar 100% das enchentes. Essa gestão e os vereadores sempre foram voltados para esse objetivo de combater as enchentes. Sempre houve entendimento entre esta Casa e a Prefeitura no que se refere ao trabalho de combate às enchentes. E foi feito muito por essa gestão. Evidentemente, no futuro, novas alternativas terão de ser encontradas, uma vez que a cidade cresce, se desenvolve, com mais asfalto, mais construções que poderão dificultar o escoamento da água. Mas dentro da situação atual, um grande trabalho tem sido feito pela administração municipal”, reconheceu.

Gestão que leva a sério o combate às enchentes

O parlamentar disse ainda que o trabalho dessa gestão, e das anteriores, deve ser reconhecido, em todas as áreas. “Longe de mim bajular o Prefeito Luizão. Mas sei como esse prefeito tem se preocupado, levado a sério o enfrentamento do problema das enchentes. Além de todo o trabalho, Luizão em noites de chuva intensa, se preocupava pedindo a Deus para amenizar as chuvas. Pude constatar a aflição dele, o empenho em resolver o problema. Não vamos ser perversos, desleais, deselegantes em criticar sem reconhecer o que tem sido feio. O fato é que não existe herói, não existe milagreiro. O que mais entristecesse um político é ser injustiçado pelos seus. Peço cuidado com as falas aqui na tribuna. Não vamos ser desleais e injustos. Em 15, 16 anos como vereador, tenho conhecimento para falar do assunto. O Luizão tem sido o Prefeito que mais fez e se preocupou em erradicar as enchentes. Fez obras de manilhamento, de limpeza e dragagem dos rios. Não posso ser deselegante e ficar omisso diante de críticas injustas”, salientou.

Limite prudencial na folha de pagamento

Nas Explicações Pessoais, Binga enfatizou que ao fazer campanha para sua reeleição, não tem feito promessas inviáveis. “Gostaria de deixar claro que nesta minha campanha à reeleição, não tenho deixado de colocar a realidade para o eleitor, levando a eles o que considero verdadeiro. Não podemos faltar coma verdade ao eleitor. E a verdade é que estamos num momento de crise no país, de crise no estado, com a arrecadação em baixa e no limite prudencial estabelecido ela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com a folha de pagamento. Isso significa que não dá mais pra contratar servidores no estado, por exemplo. Nos municípios, não tem sido diferente. 99,9% deles estão com dificuldades fiscais, nas finanças. Temos de melhorar muito a educação, a saúde, sim, tanto nos estados como nos municípios. Deixo clara minha posição. Existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada no ano 2000. Essa lei impõe limites aos gastos com a folha de pagamento dos servidores. O gestor só pode gastar até 54% do orçamento com pagamentos ao funcionalismo. O limite prudencial é quando esse percentual se aproxima do limite de 54%. A maioria das gestões no país está nesse limite. Não existe milagreiro. Que Deus ilumine a chapa a ser eleita em Pinhais, já que não dá pra usar varinha de condão e fazer mágica com os números, com o dinheiro disponível. Não posso me direcionar a essa tribuna negando a crise. Há municípios que nem estão pagando seus servidores. É óbvio que queremos muito mais para os professores, os servidores. Mas, só se essa Lei de Responsabilidade Fiscal for alterada no Congresso Nacional, talvez, para 60%, para obtermos alguma chance de poder gastar mais. Em Pinhais, a vantagem é que a Prefeitura tem pago em dia todo seu funcionalismo. Não deve nada a nenhum servidor. A coisa está feia em outros municípios e estados. Evidentemente, investir em educação é a base de tudo. Isso se reflete nos presídios, na segurança pública, na saúde. Mas não posso ser irresponsável e dizer que com uma varinha de condão faremos milagres com o dinheiro público, resolvendo todas as demandas com os professores, com a Guarda Municipal”, alertou.

 

Rosa Maria parabeniza mais um ano do Desfile Cívico

vereadora rosa

Nas Explicações pessoais, a Vereadora Rosa Maria (PROS) valorizou na tribuna o Desfile Cívico de Pinhais em comemoração ao Dia da Independência, realizado no dia 3. “Foi um espetáculo ainda maior que em 2009, quando essa gestão retomou a realização desse tradicional evento. Na época, eu estava na Secretaria de Educação e lembro que tínhamos colocado o desafio de retomar o Desfile Cívico no calendário de eventos da cidade. A cada ano, o Desfile Cívico tem se revelado maior e melhor, desde então. Este ano foi maravilhoso. Tivemos o caminhão da Secretaria de Meio Ambiente que passou mostrando todo o lixo já recolhido pela cidade. Foi um momento de sensibilizar as pessoas para que se possa atuar em parceria com a comunidade. A educação ambiental nas escolas municipais também avançou, transformando o lixo em 100% reciclável. Cuidar das pessoas é isso. É entrar nas casas e ver que tudo está intacto, pois não há mais enchentes aonde havia”, disse.

Rosa destaca a importância dos cuidados que a Prefeitura tem tido com os Rios

Sobre as ruas abaixo do nível dos rios e que ainda estão sofrendo alagamentos, a vereadora acrescentou que estas receberão reparos para minimizar os alagamento. “Essas ruas receberão pavimentação definitiva. Atualmente, estão com antipó. Não podemos desconsiderar o que já foi feito no combate aos problemas, mas é claro que não podemos nos acomodar. Sabemos que há mais a fazer”, completou.

Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos do Rio foram destacados pela parlamentar. “Nestas Paralimpíadas, teremos mais de 4 mil e 300 atletas, de 178 países. E temos gente daqui de Pinhais, representando o país, o estado e a cidade. Isso nos enche de orgulho. Vale a pena acompanhar essas competições e vermos o talento, a superação desses atletas com deficiência. E com certeza, os atletas brasileiros nos trarão muitas medalhas”, observou.

 

Marcia destaca Setembro Verde, mês de incentivo a doação de órgãos e tecidos

vereadora marcia

A vereadora Marcia Ferreira (PMDB) destacou em seu discurso a importância do Setembro Verde, mês de conscientização para a doação de órgão e tecidos. “Este mês é marcado pala campanha do “Setembro Verde”, a iniciativa é promovida em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, que ressalta a importância da conscientização referente a doação de órgãos e tecidos.

Uma campanha muito importante e que salva vidas através do incentivo a doação. Há uma grande fila de espera por transplantes no país e no estado. De acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), mais de 30% das pessoas que esperam por um transplante de coração morrem na lista de espera. O índice de sucesso nos transplantes é enorme, atualmente, mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto. Minha amiga Zilda Mesquita é um exemplo de pessoa que espera por um doador. Há doze anos, ela faz hemodiálise três vezes por semana e está na fila de espera pela doação de rim. Somente no Paraná são quase 3 mil pessoas à espera de um rim. Comuniquem sua família e seja doador, um grande ato de amor que pode salvar várias vidas”, conclamou.

Desfile Cívico

Márcia Ferreira parabenizou os participantes do Desfile Cívico, realizado no último dia 3, em comemoração à Independência do Brasil. “Parabéns a todos os participantes; às Escolas municipais e estaduais e suas fanfarras; os servidores da Prefeitura Municipal e às Secretarias Municipais; aos conselhos e entidades da sociedade civil; à nossa aguerrida Guarda Municipal; à Polícia Militar; aos militares e, em especial, aos meus afilhados e afilhadas do Grupo Fênix, prendas e peões de Pinhais, que desfilaram pela primeira vez. Parabéns, enfim, a todos que resgataram nosso espírito de nacionalidade e soberania e que deram show na avenida e fizeram um lindo desfile”, congratulou.

Exemplo de família

O aniversário de 57 anos de casamento dos pais da parlamentar, comemorado no dia 3 de setembro, foi outro destaque colocado na tribuna. “É com muito orgulho que comemoro o aniversário de 57 anos de casamento dos meus pais, José Ferreira e Terezinha Crestani, um exemplo de união, amor e dedicação. Meus pais criaram seis filhos, chegando ao Maria Antonieta na década de 70, vindos do norte do estado. Minha mãe era lavadeira, voltou a estudar, formou-se professora com muita luta e determinação, tendo atuado nesta profissão até se aposentar pela rede municipal. Meu pai era metalúrgico, também trabalhou como inspetor de aluno na rede estadual. Tenho muito orgulho deles, de tudo o que são por todo amor que dedicaram a família. Eles são um exemplo de casal, família, enfim exemplo de amor que sigo como meta para a minha vida”, comemorou.

 

Tavinho aponta que munícipios vizinhos devem cuidar dos rios para que enchentes sejam evitadas em Pinhais

vereador tavinho

O Vereador Tavinho (PT) iniciou sua fala comentando sobre a liminar conseguida por diversos estados do país que garante a suspensão das multas pelo não uso dos faróis baixo durante o dia, nas rodovias estaduais e federais. “Com poucos dias da lei em vigor, tivemos mais de 300 mil multas aplicadas. Um número, sem duvida, excessivo. Essa liminar não garante que as multas sejam extintas, porém garante a suspensão delas até serem julgadas”, explanou.

Dando continuidade ao seu discurso, Tavinho também falou sobre a questão das enchentes em Pinhais. “As enchentes já foram piores no passado. Quem mora em Pinhais sabe como eram essas situações antigamente, era só ameaçar uma chuva que todo mundo ficava apavorado. Hoje, felizmente, a situação está amenizada. Ainda precisamos corrigir alguns pontos, mas tenho a certeza de que logo todos os problemas serão solucionados”, pontuou.

Canal Extravasor

Segundo o parlamentar, as enchentes frequentes do passado ocorriam porque o Rio Iguaçu acabava por segurar o excesso de água que corria, por esse motivo foi construído um canal extravasor, que nada mais é do que uma espécie de “valeta” ao lado do rio. “Isso amenizou bastante os alagamentos, porém ainda falta o município de São José dos Pinhais fazer a sua parte e limpar esse canal. Assim mais enchentes poderiam ser evitadas”, disse.

Paralimpíadas Rio 2016

Tavinho finalizou a sua fala desejando sucesso aos atletas paralímpicos que estão representando o país nos jogos do Rio de Janeiro.

 

Joãozinho Ribeiro apresenta Projeto de Indicação ao Executivo para criação de cursos profissionalizantes

vereador joaozinho

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) apresentou na tribuna seu mais novo projeto de Indicação ao Poder Executivo, que tem por objetivo a implantação de cursos profissionalizantes gratuitos no município. “Além de subsidiar os cursos, a Prefeitura poderá aproveitar os espaços públicos municipais para as aulas. Tratam-se de cursos de curta duração para capacitação profissional, com o intuito de facilitar as contratações no mercado de trabalho. Podem até se apresentar como uma alternativa de profissão a muitos munícipes. Entre os cursos sugeridos, constam: confeiteiro, padeiro, auxiliar de cozinha, garçom, auxiliar administrativo, mecânica básica, eletricista, empreendedor, cabeleireiro, manicure e outros. Esses cursos serão uma oportunidade para capacitação profissional e também para aqueles ainda desempregados não ficarem ociosos nesse período, aproveitando o tempo livre para investirem em profissionalização”, explanou.

Enfrentamento às enchentes

O Vereador disse que reconhece o grande trabalho que a Prefeitura tem feito para combater as enchentes no município. “Se tem alguém aqui que tem moral pra falar de enchentes sou eu. O Luizão e a Marli Paulino também têm moral pra falar das enchentes no município. O Luizão foi o único que teve a coragem de fazer a dragagem, comprou até uma draga para fazer esse trabalho. A gestão dele tem feito mais do que qualquer outra para combater o problema. Os alagamentos diminuíram expressivamente desde então. Desafio a qualquer um nessa cidade a mostrar aonde tem alagamento como havia antes, dentro das casas”, propôs.

Lagoas de contenção de cheias às margens do Rio Palmital

“Como morador dessa cidade, também tenho moral para falar, porque sei o que passei com as enchentes no passado”, continuou. “Nasci numa família muito pobre, na favela. Minha mãe é empregada doméstica até hoje. Trabalha numa residência no Alphaville há trinta anos. Meu pai é jardineiro. Meus pais sempre me ensinaram a trabalhar desde cedo. Com meu trabalho, conquistei minha casa no Sol Nascente, e um carro, antes de ser vereador, no ano 2000. Quando consegui mobiliar a nova casa, veio uma enchente e levou todos os móveis que havia comprado e nem havia terminado de pagar. Recebi a ajuda de vizinhos, meu filho foi socorrido por vizinhos. Os vereadores que têm acompanhado o trabalho para combater as enchentes, sabem o que foi feito. O que tem acontecido neste ano são apenas casos pontuais em ruas abaixo do nível do rio. Há vereador que, ao invés de acompanhar as obras na cidade, dedica-se a viagens com motocicleta e agora sugere a construção de bolsões pra combater o problema. Os bolsões não darão resultados. O que vai dar resultado são as lagoas de contenção de cheias. A Prefeitura vai construir enormes lagoas de contenção de cheias às margens do Rio Palmital. No Parque do Iraí, em parceria com o Governo do Estado, não no Weissópois, essas lagoas de contenção deverão sanar o problema que ainda há em poucas ruas abaixo do nível do rio. As ruas abaixo do nível do rio serão reerguidas, reformuladas em um nível acima do rio. Pinhais fez e está fazendo sua parte. Falta São José dos Pinhais, que fica na divisa, fazer. O Prefeito Setim precisa fazer a sua parte”, colocou.

 

Passarinho rebate críticas do vereador Joãozinho Ribeiro

vereador passarinho

O Vereador Passarinho (PSDC) usou seu espaço na tribuna para rebater as críticas do vereador Joãozinho Ribeiro sobre suas viagens de moto. “Vereador [Joãozinho], eu viajei sim, mas foi com o meu dinheiro. O tempo que eu fiquei fora, durante minhas viagens, é bem menor que o tempo que você ficou nos seus cursos. E você [Joaõzinho]está certo quando exalta tanto a sua dificuldade de vida, já que até dançou quando foi aprovado o aumento aqui [na Câmara]”, rebateu.

Passarinho ainda falou sobre sua proposta com relação às enchentes, apresentada na Câmara Municipal. “Como vereador, apresentei uma proposta nesta Casa. Não digo que seja a melhor, mas é a minha contribuição. Não faço críticas à Administração, pelo contrário, tenho trabalhado junto à ela, e de cabeça erguida”, disse o vereador.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress