sexta-feira, 26 de abril de 2024
Presidente da Câmara, Vereador Marcinho, destaca agenda de Natal do município

Presidente da Câmara, Vereador Marcinho, destaca agenda de Natal do município

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão do dia 04/12/2018

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), valorizou a grande diversidade de opções de lazer no município oferecidas pela Prefeitura. Em especial, neste mês de dezembro, quando a ideia é celebrar a cultura natalina a partir da programação da campanha Viva o Natal de Pinhais. Além da Cantata de Natal, há atividades especiais programadas pela Prefeitura. As oficinas culturais são uma ótima pedida para adquirir mais cultura e novas experiências e aprendizados, a exemplo das oficinas de contação de histórias, de confecção de cartão natalino, de artesanato natalino e as apresentações de balé, que ocorrem no Espaço Condá, no Bosque Municipal, nos dias 8, 9, 15 e 16.

Desde o dia 30 de novembro, também está aberta no Bosque Municipal a Casa de Natal, às sextas, sábados e domingos, até o dia 16 de dezembro. “Nossa cidade, a cada ano, consolida sua agenda de eventos, principalmente, no mês de dezembro, quando o objetivo é celebrar as tradições natalinas com muitas luzes, alegria e diversão.

No final de ano, com a programação de Natal, a agenda de eventos se intensifica, sendo uma ótima oportunidade para prestigiar nosso município e as pessoas que fazem arte, cultura e lazer aqui. A proposta é refletir o espírito de Natal a partir da decoração de luzes, da Cantata, da casa no Bosque, das oficinas. Visitar a casa no Bosque Municipal, por exemplo, é um passeio imperdível, onde se pode sentir toda a magia e encanto do espírito natalino. É muito bom viver num município em que o poder público se preocupa e investe em eventos culturais e de lazer, e preserva as tradições culturais, pois são nessas coisas que reside a alma de uma cidade”, valorizou.

Campanha Viva o Natal Solidário – 2018

Marcinho ainda acrescentou sobre a bonita campanha de doações de brinquedos para o Natal, a qual convida a comunidade a participar. A campanha Viva o Natal Solidário 2018 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, e vai até o dia 10 de dezembro. As doações podem ser feitas em diversos pontos do município, a lista completa dos locais está disponível no site da Prefeitura. Os presentes serão entregues às crianças das famílias atendidas pelos CRAS do município. “Vamos todos participar e fazer uma criança carente sentir esperança em dias melhores neste Natal”, convidou Marcinho.

 

Carlinhos do Eliza elogia bela estrutura do Parque das Águas

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) elogiou a estrutura e a beleza do Parque das Águas de Pinhais, em seu discurso na tribuna. “No domingo, fui com minha família ao Parque das Águas, pois, não pude comparecer à inauguração. Fiquei abismado com a presença de tanta gente curtindo o parque. Tive de deixar meu carro lá fora, pois o estacionamento interno estava lotado e, mesmo na parte externa, foi difícil encontrar local para estacionar. Ficou um espetáculo o parque. Notei que havia pessoas de Quatro Barras, Curitiba, São José, Campina Grande do Sul, pelas placas dos carros. Parabéns ao Poder Executivo, aos vereadores desta Casa que apoiaram o projeto, e aos servidores da Prefeitura, em especial, que deram seu suor no trabalho de construção do parque. Será uma referência para nossa cidade essa linda área de esportes e lazer, que conta com espaço kids, estacionamento, banheiro, locais para pesca, bancos, mirante. Fica o convite para todos o visitarem”, disse.

Carlinhos ainda falou sobre o projeto, que será encaminhado à Casa, com o intuito de liberar a presença dos pets no parque. “Vamos aprová-lo, com certeza. Estamos analisando. A ideia é permitir a presença de cães em locais determinados. A Casa deverá aprová-lo, com certeza”, colocou.

Show no Expotrade: poluição sonora

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar comentou sobre o desrespeito em relação à poluição sonora em show no Expotrade, realizado no sábado (01). “Recebi bastante reclamações dos munícipes, no Facebook, por meio de telefonemas, sobre o som absurdamente alto do show, na madrugada de domingo, tendo se estendido até às sete da manhã. A empresa, sem dúvidas, desrespeitou a lei. Pediu alvará à Prefeitura, apresentando todos os requisitos para obtenção do mesmo. Porém, não os cumpriu. Na segunda-feira, falamos com o Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, e decidimos que a Casa vai modificar a lei. O Secretário vai elaborar um projeto de lei, junto com a Secretária de Meio Ambiente, para impor normas mais rígidas, uma multa mais alta ao descumprimento da lei. Moro no Jardim Cláudia e inclusive lá deu para ouvir a barulheira do show a madrugada toda. A empresa responsável pelo show foi notificada e multada. Porém, a multa é relativamente baixa para este tipo de empresa. É preciso impor multas dez, vinte vezes, mais altas a fim de não acontecer mais esse desrespeito”, defendeu.

ISS

O vereador enfatizou que a saída não é proibir a realização de shows no Expotrade, pois é uma atividade econômica importante ao município, trazendo mais arrecadação, empregos, renda. “A solução é impor regras mais rígidas e multas mais elevadas. Os shows, por exemplo, devem começar mais cedo para encerrarem em horário mais cedo. O ISS desses shows trazem uma arrecadação muito significativa. Há, ainda, os microempreendedores, como os vendedores ambulantes, que vendem lanches, a exemplo de cachorro quente, espetinhos, no local à entrada. Deixo aqui meu pesar por essa falta de respeito da empresa responsável pelo show. A comunidade espera de nós que tomemos providências e, certamente, tomaremos providências”, pontuou.

Compartilhe:

Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress