Escrito em por

por Vanessa Martins de Souza

Presidente da Câmara, Vereador Marcinho, destaca agenda de Natal do município

vereador marcinho

O Presidente da Casa, Vereador Marcinho (PDT), valorizou a grande diversidade de opções de lazer no município oferecidas pela Prefeitura. Em especial, neste mês de dezembro, quando a ideia é celebrar a cultura natalina a partir da programação da campanha Viva o Natal de Pinhais. Além da Cantata de Natal, há atividades especiais programadas pela Prefeitura. As oficinas culturais são uma ótima pedida para adquirir mais cultura e novas experiências e aprendizados, a exemplo das oficinas de contação de histórias, de confecção de cartão natalino, de artesanato natalino e as apresentações de balé, que ocorrem no Espaço Condá, no Bosque Municipal, nos dias 8, 9, 15 e 16.

Desde o dia 30 de novembro, também está aberta no Bosque Municipal a Casa de Natal, às sextas, sábados e domingos, até o dia 16 de dezembro. “Nossa cidade, a cada ano, consolida sua agenda de eventos, principalmente, no mês de dezembro, quando o objetivo é celebrar as tradições natalinas com muitas luzes, alegria e diversão.

No final de ano, com a programação de Natal, a agenda de eventos se intensifica, sendo uma ótima oportunidade para prestigiar nosso município e as pessoas que fazem arte, cultura e lazer aqui. A proposta é refletir o espírito de Natal a partir da decoração de luzes, da Cantata, da casa no Bosque, das oficinas. Visitar a casa no Bosque Municipal, por exemplo, é um passeio imperdível, onde se pode sentir toda a magia e encanto do espírito natalino. É muito bom viver num município em que o poder público se preocupa e investe em eventos culturais e de lazer, e preserva as tradições culturais, pois são nessas coisas que reside a alma de uma cidade”, valorizou.

Campanha Viva o Natal Solidário – 2018

Marcinho ainda acrescentou sobre a bonita campanha de doações de brinquedos para o Natal, a qual convida a comunidade a participar. A campanha Viva o Natal Solidário 2018 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, e vai até o dia 10 de dezembro. As doações podem ser feitas em diversos pontos do município, a lista completa dos locais está disponível no site da Prefeitura. Os presentes serão entregues às crianças das famílias atendidas pelos CRAS do município. “Vamos todos participar e fazer uma criança carente sentir esperança em dias melhores neste Natal”, convidou Marcinho.

 

Carlinhos do Eliza elogia bela estrutura do Parque das Águas

carlinhos

O Vereador Carlinhos do Eliza (PT) elogiou a estrutura e a beleza do Parque das Águas de Pinhais, em seu discurso na tribuna. “No domingo, fui com minha família ao Parque das Águas, pois, não pude comparecer à inauguração. Fiquei abismado com a presença de tanta gente curtindo o parque. Tive de deixar meu carro lá fora, pois o estacionamento interno estava lotado e, mesmo na parte externa, foi difícil encontrar local para estacionar. Ficou um espetáculo o parque. Notei que havia pessoas de Quatro Barras, Curitiba, São José, Campina Grande do Sul, pelas placas dos carros. Parabéns ao Poder Executivo, aos vereadores desta Casa que apoiaram o projeto, e aos servidores da Prefeitura, em especial, que deram seu suor no trabalho de construção do parque. Será uma referência para nossa cidade essa linda área de esportes e lazer, que conta com espaço kids, estacionamento, banheiro, locais para pesca, bancos, mirante. Fica o convite para todos o visitarem”, disse.

Carlinhos ainda falou sobre o projeto, que será encaminhado à Casa, com o intuito de liberar a presença dos pets no parque. “Vamos aprová-lo, com certeza. Estamos analisando. A ideia é permitir a presença de cães em locais determinados. A Casa deverá aprová-lo, com certeza”, colocou.

Show no Expotrade: poluição sonora

Nas Explicações Pessoais, o parlamentar comentou sobre o desrespeito em relação à poluição sonora em show no Expotrade, realizado no sábado (01). “Recebi bastante reclamações dos munícipes, no Facebook, por meio de telefonemas, sobre o som absurdamente alto do show, na madrugada de domingo, tendo se estendido até às sete da manhã. A empresa, sem dúvidas, desrespeitou a lei. Pediu alvará à Prefeitura, apresentando todos os requisitos para obtenção do mesmo. Porém, não os cumpriu. Na segunda-feira, falamos com o Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, e decidimos que a Casa vai modificar a lei. O Secretário vai elaborar um projeto de lei, junto com a Secretária de Meio Ambiente, para impor normas mais rígidas, uma multa mais alta ao descumprimento da lei. Moro no Jardim Cláudia e inclusive lá deu para ouvir a barulheira do show a madrugada toda. A empresa responsável pelo show foi notificada e multada. Porém, a multa é relativamente baixa para este tipo de empresa. É preciso impor multas dez, vinte vezes, mais altas a fim de não acontecer mais esse desrespeito”, defendeu.

ISS

O vereador enfatizou que a saída não é proibir a realização de shows no Expotrade, pois é uma atividade econômica importante ao município, trazendo mais arrecadação, empregos, renda. “A solução é impor regras mais rígidas e multas mais elevadas. Os shows, por exemplo, devem começar mais cedo para encerrarem em horário mais cedo. O ISS desses shows trazem uma arrecadação muito significativa. Há, ainda, os microempreendedores, como os vendedores ambulantes, que vendem lanches, a exemplo de cachorro quente, espetinhos, no local à entrada. Deixo aqui meu pesar por essa falta de respeito da empresa responsável pelo show. A comunidade espera de nós que tomemos providências e, certamente, tomaremos providências”, pontuou.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)