Escrito em por

piraquara02

 

Os Mananciais da Serra, em Piraquara, continuam abertos para receber visitantes nos finais de semana restantes de janeiro. Localizado no Parque Estadual Pico do Marumbi, o local proporciona o contato com natureza exuberante e a história do abastecimento público de Curitiba e região.

Os visitantes podem apreciar as exposições permanentes que a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar mantém no local e no Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra – CEAM, além de apreciar a Barragem do Cayuguava, conhecida como Piraquara I e o Reservatório Carvalho.

O passeio é ideal para famílias ou grupos e o trajeto pode ser realizado a pé ou de bicicleta. Espécies nativas da flora e da fauna vão enfeitando toda a paisagem ao longo do caminho, passando pelas trilhas do Carvalhinho e do Santuário São Francisco, com 500 m de percurso cada, pela Trilha do Salto, de 1 km, rumo à Trilha da Chaminé, com 1,5 km de extensão e, por fim, a Estrada do Carvalho, com percurso de 2,5 km. As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

Orientações

É importante ressaltar que por determinação do IAP – Instituto Ambiental do Paraná a entrada nas dependências do local só é permitida com a apresentação de documentos que atestem a vacinação contra febre amarela em período mínimo anterior de 10 dias.

Para curtir os passeios com conforto e segurança, recomenda-se que o visitante use roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva. Na entrada há espaço para estacionamento de carros e é preciso fazer um breve cadastro, com apresentação de documento de identificação pessoal. A visitação é gratuita e aberta a toda população. É proibida a entrada de animais domésticos, deixar lixo, nadar, pescar, caçar ou retirar animais e plantas. Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

O calendário de visitação aos Mananciais da Serra, com todas as datas previstas para abertura em 2020, está disponível no site da Sanepar, no link: http://site.sanepar.com.br/visitacao/17067.

Serviço

Horário de visitação: 8h30 às 17h30 – Entrada permitida até às 16h
Endereço: Estrada da Barragem, s/n – Vila Fuck (Entremar) – Piraquara

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)