Escrito em por

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, foi reeleito presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), durante a Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Quatro Barras.

qb01Tolardo assumiu o consórcio em maio de 2013, e desde então vem buscando dinamizar serviços e trazer mais representatividade ao consórcio, hoje composto por 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, e considerado o maior do Paraná em termos populacionais, com mais de 1,2 milhões de habitantes.
O prefeito de Quatro Barras, que foi reeleito por aclamação, agora assume a presidência pelo biênio 2015-2016. “Estamos iniciando uma nova caminhada, comprometidos com bons resultados e sempre abertos ao diálogo, para fazer do consórcio uma ferramenta importante para os municípios e principalmente para a população, que terá um atendimento de saúde cada vez melhor”, considerou.
A diretoria do COMESP, composta pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal, também foi reconduzida. O novo nome sugerido e votado também por aclamação foi do vice-presidente do consórcio, o prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini. O cargo de vice estava em aberto desde maio de 2013, quando Tolardo assumiu a presidência do consórcio após a saída do então presidente e prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos.
Além dos prefeitos de Quatro Barras e Adrianópolis, também estiveram presentes na assembleia os prefeitos de Campo Magro, Louvanir Menegusso; de Contenda, Carlos Eugênio Stabach; de Pinhais, Luizão Goulart; de Piraquara, Marcus Tesserolli; e de Quitandinha, Márcio Neri de Oliveira; além da diretora do consórcio Neusa Swarovski.
Durante o encontro, a equipe do COMESP ainda apresentou o Plano de Trabalho (PLAT) para 2015, o Plano de Ação Conjunta de Interesse Comum (PLACIC) e o Orçamento para 2015, que estiveram em aprovação na assembleia.

Retrospectiva
Com a nova gestão, desde 2013, o COMESP contabilizou avanços tanto na área administrativa, quanto operacional. Além de ampliar o número de clínicas conveniadas ao consórcio (hoje são 41), também foram ampliados os exames especializados ofertados à população e revertidas as taxas em forma de serviços aos municípios.
Na área administrativa, o COMESP passou a contar com um sistema de controle interno, está implantando o portal da transparência e um site para acesso dos municípios conveniados, além de ter elaborado seu Plano Diretor e investido em cursos de aperfeiçoamento em Gestão de Consórcios. Outra boa notícia diz respeito à revitalização do Centro Regional de Especialidades (CRE Kennedy), que também já está programada.
“Não temos medido esforços para fazer com que o consórcio cumpra efetivamente seu papel, prestando serviços de qualidade à população dos municípios. Nossa maior meta é ampliar cada vez mais este atendimento, porque entendemos que ele é prioritário”, disse Tolardo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)