sexta-feira, 26 de abril de 2024
Governo faz ação de prevenção ao uso de vans escolares clandestinas

Governo faz ação de prevenção ao uso de vans escolares clandestinas

governo01

 

Os veículos especialmente destinados para o transporte de crianças, a condução coletiva de escolares, vans e ônibus foram inspecionados, na quarta-feira (26), em nova ação integrada da Força-Tarefa Infância Segura, coordenada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná. A operação foi destinada à fiscalização e combate ao uso de vans clandestinas, além de blitz educativas e informativas em colégios e escolas municipais do bairro Santa Felicidade, em Curitiba.

Na ação, que contou com parceiros de diversos órgãos municipais, estaduais e o sindicato responsável pela classe, foram entregues materiais informativos de orientação e sensibilização nas escolas, aos diretores, professores e pais, além de uma recomendação do Conselho Tutelar a ser entregue às escolas.

O conselheiro tutelar João Camargo reforçou que essa orientação deve ser iniciada em casa com os pais e depois chegar às escolas. “Temos como foco, no Conselho, orientar os pais desses cuidados e alertá-los na hora de fechar algum acordo com as vans, verificando sempre os documentos e as licenças dos veículos”, disse.

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), a Urbs e Guarda Municipal ficaram responsáveis pelo policiamento ostensivo local e fiscalização. O Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar em Curitiba realizou o apoio na campanha de conscientização e forneceu veículos para transporte de alunos de volta à escola caso haja autuação de van clandestina.

“Essa ação específica teve como objetivo desenvolver campanhas de conscientização para o transporte de crianças em veículos legalizados e detecção de veículos não autorizados e os riscos do transporte clandestino”, disse o chefe do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi.

ABORDAGENS

Patrícia Rucki, mãe de uma das crianças abordadas em uma van irregular, disse que foi pega de surpresa. “Confesso que jamais imaginaria que essa irregularidade poderia ser constante. A gente entrega nosso bem mais precioso, que são os nossos filhos, paga para termos maior comodidade e segurança para eles e ainda passamos por este risco de encontrar com transportes clandestinos, é lamentável”, disse. “Acho de extrema importância que ações como essas sejam mais efetivas, pois nós pais precisamos saber o que é mais seguro e bom para nossos pequenos”.

ORIENTAÇÃO

O Sindicato e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho orientam que os pais fiquem atentos à documentação do veículo e do motorista, e sempre verifiquem as carteiras de motorista e da Urbs, para que as crianças façam uma viagem segura até os destinos.

Segundo o presidente do Sindotec, Marcio Bonardi, as fiscalizações também serviram para a conscientizar os motoristas que atuam na clandestinidade, aplicando multas maiores e os incentivando a legalizar toda documentação própria e a do seu veículo de transporte.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress