Escrito em por

pinhais10

 

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivar a adoção e disseminar princípios referentes à guarda responsável

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Seção de Defesa e Proteção Animal, realizou mais uma Feira de Adoção em Pinhais, no último dia 20. A ação, realizada no Bosque Municipal, reuniu dezenas de visitantes e possibilitou a adoção de cinco animais, entre cães e gatos. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivar a adoção e disseminar princípios referentes à guarda responsável.

De acordo com a veterinária, Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal (Sedea), estes eventos são fundamentais, pois possibilitam a adoção de maneira responsável. “É uma satisfação poder ajudar as pessoas que precisam doar animaizinhos, na maioria das vezes recolhidos por maus tratos, e as feiras são o canal que utilizamos para isso”, ressalta.

As feiras de adoção são realizadas periodicamente no município, e as pessoas interessadas em adotar devem apresentar RG e CPF. Além disso, será assinado um termo de compromisso e os novos tutores receberão todas as orientações quanto aos cuidados com o novo membro da família. A organização lembra que é de responsabilidade dos doadores, que os animais estejam devidamente vacinados, vermifugados e, os que possuam mais de seis meses de vida, castrados.

Palestra de Castração

No último sábado (19), aconteceu mais uma edição da palestra de castração. A ação, realizada também pela Secretaria de Meio Ambiente foi no auditório da Secretaria de Educação e reuniu os munícipes que terão seus animais castrados gratuitamente.

Guarda responsável

As ações integram o projeto de Guarda Responsável, que entre outras coisas, visa a educação e conscientização dos proprietários, sobre os cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos, além de contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.

Projeto Castração

A iniciativa tem como prioridade atender donos de animais, residentes em Pinhais, com renda mensal de até três salários mínimos. Podem participar cães e gatos de 4 meses a 6 anos de idade. Para efetuar o cadastro os proprietários devem entrar em contato com a Seção de Defesa e Proteção Animal, que agendará a data da palestra, com os temas: guarda responsável, ações de bem estar animal, além dos cuidados que devem ser dispensados aos animais que forem submetidos a cirurgia de castração. Vale destacar que a palestra é um pré-requisito obrigatório, para que o cadastro seja efetivado e o procedimento cirúrgico seja feito.

Serviço

Mais informações com a Seção de Defesa e Proteção Animal pelo telefone (41) 3912-5705 ou e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)