Escrito em por

pinhais01A Secretaria de Educação de Pinhais, por meio da Gerência de Educação Especial e Inclusão, promoveu o encontro “Dialogando com os pais da educação especial”. A iniciativa marca o retorno das atividades desenvolvidas periodicamente no município. O evento contou com a participação da diretora da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, Dinéia Urbanek, que ministrou a palestra: “Escola e família, parceria possível e necessária!”.
De acordo com Mauro Domingues Garcia, pai de um aluno com diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação, este tipo de ação traz muitos benefícios à família. “Há um ano participamos dos encontros e isso tem nos ajudado a entender nossos filhos. Aprendemos a ter mais paciência e sabermos como lidar com situações que também são enfrentadas por outros pais”, explica.
Segundo a coordenação, o foco dos encontros é avaliar, junto aos pais, o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais na rede municipal de ensino e levantar as questões para o melhor atendimento desses educandos em Pinhais. Além disso, a iniciativa promove a troca de experiências entre os envolvidos e discute os avanços alcançados pelos alunos nas diferentes etapas de ensino, levando em conta as peculiaridades de cada caso.
A Educação Especial em âmbito nacional passa por diversas mudanças, principalmente no que compete a sua atuação. Atualmente, é vista dentro de uma perspectiva inclusiva e como tal deve perpassar todos os níveis, etapas e modalidades, realizando o atendimento educacional especializado, disponibilizando os recursos e serviços e orientando quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem, nas turmas do ensino regular. Dentro desta perspectiva a Educação Especial deve complementar e/ou suplementar o trabalho do ensino regular, não trabalhando de forma paralela à educação substituindo o Ensino Regular com as Classes Especiais e as Escolas de Educação Especial.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)