Escrito em por

pinhais10

 

Dos mais de 60 trabalhos inscritos, 32 produções foram selecionadas e serão exibidas entre os dias 6 e 10 de abril

A terceira edição do Festival de Cinema Curta Pinhais (FESTCINE), ainda não teve início, mas já é um sucesso, pois foram mais de 60 trabalhos inscritos, de 17 cidades e 13 estados diferentes. Destes, 32 trabalhos foram selecionados, os quais comporão, além da lista de concorrência, a Mostra Paralela, a mostra de curtas da Oficina de Cinema de Pinhais, além da palestra “Produção de Filmes Independentes: como trabalhar com baixo orçamento”. O evento é uma realização da Prefeitura de Pinhais, por intermédio do Departamento de Cultura, e ocorrerá entre os dias 6 e 10 de abril.

As produções escolhidas contemplam os gêneros: ficção (drama, comédia, suspense, ficção científica, ação, drama político, infantil, romance), documentário, documentário musical, animação, vídeos poesia e clipes musicais. Ambos estão divididos nas categorias Curta-metragem de Ficção, Curta-metragem de Documentário e Longa-metragem.

Assim como na edição anterior, puderam se inscrever produções amadoras, alternativas, independentes ou profissionais de cinema, inéditas ou não, de todo o território brasileiro, com criação a partir de 2012. Deste modo, foram inscritos trabalhos das cidades de Belo Horizonte; Brasília; Campinas; Colombo; Curitiba; Fortaleza; Goiânia; João Pessoa; Joinville; Olinda; Pinhais; Porto Alegre; Rio Azul; Rio de Janeiro; Salvador; Santos; São Paulo, as quais integram 13 estados brasileiros.

De acordo com o Diretor do Departamento de Cultura, Laércio Sobral, o evento tem como objetivo despertar maior interesse da população pelo cinema. “Temos o intuito também de promover visibilidade às produções amadoras e independentes gerando a troca de experiências entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais de todo o território nacional”, afirma.

O Festival
O evento surgiu das Mostras de Curtas-metragens Independentes realizadas na cidade, entre os anos de 2011 e 2012. Em 2013, pela primeira vez em formato competitivo, e não apenas de exibição, o FESTCINE teve 46 produções inscritas, com duração total de seis dias, oferecendo uma programação variada.

Em 2014, a programação recebeu além de uma série de comédia para internet vinda de Florianópolis, “Crises Inúteis de um casal qualquer” de Phil Rocha, mais de 60 obras, sendo 21 delas selecionadas para a exibição no Festival.
Para este ano, em que o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann completa 10 anos de existência, a organização do evento espera realizar, mais uma vez, uma festa significativa para o cinema da cidade, que já se constitui como Lei Municipal.

A comissão de seleção do III FESTCINE é composta por Arnaldo Silveira, Eduardo Cardoso, Eduardo Walger, Felipe Vieira e Kelly Farah; a curadoria fica a cargo de Kelly Farah.

 

Confira a lista de selecionados:

Longa-metragem – Abertura Oficial:

Filme que levará o troféu de Abertura Oficial

MAÉ DA CUÍCA – VILA TASSI E A BATERIA BOCA NEGRA.

Curta-metragem Documentário:

Serão premiados o Melhor Roteiro, Melhor Filme e Melhor Direção.

A ARTE DO IMPROVISO; AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY; CAIXA MÁGICA; CARTAS; O CAMINHO NÃO TRILHADO; O MURO É O MEIO; O SIGNIFICADOR DE INSIGNIFICÂNCIAS; SOBRE O QUE NÃO ESTÁ MAIS LÁ.

Curta-metragem Ficção:

Serão premiados Melhor Desenho de Som; Melhor Fotografia; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Filme.

ALEGRIA; APARTAMENTO INCORRETO; BLAX PLOITATION – A RAINHA NEGRA; DE FINO GOSTO; DO LADO DE LÁ; DRY; FAZENDA MACABRA; FILHOS DESTE SOLO; FUNDAMENTAL EM MIM; GOTAS DE FUMAÇA; HABEAS CORPUS; INVISÍVEL; MEU MARCHADOR DE APAIXONOU; O SOM DO TEU SILÊNCIO; OS SOLITÁRIOS; PISE FUNDO MEU IRMÃO; PROCURA-SE; QUARTO 411; RETICÊNCIAS; SEM TÍTULO; STEAMPUNK – CORAÇÃO DE LATA; TEATRO DE SOMBRAS; TEREZA.

Serviço
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (41) 3912-5241 ou (41) 3912-5253.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)